A 1ª capacitação integrada de Bataguassu aconteceu segunda-feira - Crédito: Foto: Divulgação
A Prefeitura de Bataguassu, através do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) abriu na última segunda-feira (14), às 8h (horário MS), na Câmara de Vereadores, a programação da 1ª Capacitação Integrada de Bataguassu.O evento, com objetivo capacitar a rede de assistência social de Bataguassu, reuniu representantes de unidades escolares, instituições locais, além das equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura; e Esportes e Lazer e demais órgãos que atuam com crianças e adolescentes no município.
Na abertura, a presidente do CMDCA, Márcia de Moraes Lira, agradeceu a participação de todos no evento e destacou a necessidade da capacitação para atualizar os profissionais quanto aos direitos das crianças e adolescentes do município. A secretária municipal de Assistência Social, Geovânia Bissoli Siqueira Almeida, lembrou, na ocasião, a parceria com o Poder Judiciário, que tem oportunizado o município a desenvolver um trabalho de combate aos maus tratos registrados contra crianças e adolescentes. "Nesse sentido, todos vocês, aqui presentes, tem papel fundamental para nos ajudar a combater os casos de violência e maus tratos contra crianças e adolescentes", destacou ela.
Em seu pronunciamento, o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), parabenizou o CMDCA pela iniciativa "inédita" no município e enfatizou a necessidade de fortalecimento da rede de proteção ao menor local. "Temos que ampliar os caminhos corretos para combater os abusos e maltratos contra os menores no nosso município. Para isso, envolver escolas, institutições que trabalhem com esse público é de extrema importância. Parabenizo a todos pela participação e espero que o evento ofereça a todos mais capacitação e novas propostas e ideias quanto ao tema", argumentou o prefeito.
Na data, a primeira palestra foi ministrada pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude, Alessandro Leite Pereira. O juiz também parabenizou os organizadores do evento pela iniciativa, salientando que, no período de dez anos, que responde pela Comarca de Bataguassu, nunca observou essa preocupação em capacitar os profissionais que atuam com crianças e adolescentes. "É um trabalho que apresenta uma série de dificuldades e por isso, a rede de atuação necessita ter parâmetros principalmente quando relacionado aos direitos das crianças e adolescentes", disse.
Houve a exibição de uma palestra do historiador Leandro Karnal sobre o tema Ética e na sequência, uma explanação do juiz complementar ao vídeo.
A programação teve sequência na terça-feira (15), com a condução dos trabalhos a cargo do delegado de Polícia Civil, Guilherme Scucuglia Cézar. O tema debatido foi à atuação da Polícia Civil e do Conselho Tutelar diante de atos infratores (drogas, delitos) e o contato com crianças e adolescentes junto à atividade policial. À tarde, às 12h30 (horário MS), os temas assédio sexual, violência sexual, abuso sexual, exploração sexual, violências doméstica, física, psicológica, negligência e abandono; tráfico humano e infantil foram abordados durante a palestra ministrada pela psicóloga jurídica do Tribunal de Justiça de São Paulo e mestre em Psicologia, Esther Akemi Kavano Katayama.
Na quarta-feira (16), às 8h (horário de MS), a programação teve sequência com abordagem do tema Responsabilidade da Família a ser discutido pelo palestrante Allan Thiago Barbosa Araraki, promotor de Justiça.
Nesta quinta-feira (17), às 8h (MS), o tema abordado será Defensoria Pública e seu papel na sociedade com ênfase nos atores da rede de proteção integral da criança e do adolescente. O tema será debatido pela Defensora Pública, Elisiane Cristina Boço do Rosário.
Sexta-feira (18) e no sábado (19), a partir das 8h (MS), o tema tratado será SIPIA, sendo que o palestrante na ocasião será Gilberto de Souza Rodrigues.