
Aral Moreira era uma das poucas cidades de Mato Grosso do Sul ainda a adotar o termo “promoção social” para nomear a pasta que cuida das políticas públicas para o setor. Edson de David afirmou que a cultura do assistencialismo chegou ao fim em Aral Moreira. “Estamos fazendo com que as pessoas aprendam formas de sair da pobreza para que possam crescer”, disse o prefeito.
Participaram da solenidade de abertura da conferência a secretária municipal de Assistência Social Sueli Valotta de David; a vereadora Vera Bonaldo representando a Câmara Municipal; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Wilma Ortiz e a gestora de assistência social da Prefeitura de Ponta Porã, Doralice Alcântara.
Cerca de cem pessoas entre delegados e observadores participaram das discussões da conferência que tinha como tema “Consolidar o SUS (Sistema Único de Assistência Social) e valorizar seus trabalhadores”.
A secretaria Sueli de David ao discursar destacou os avanços obtidos na área de assistência social durante os últimos três anos. “Os desafios foram grandes, mas avançamos muitos”, disse Sueli ao lembrar que foram realizadas cinco mobilizações em várias localidades do município como forma de preparação da comunidade para a conferência.
Conforme a secretária a assistência social e um direito do cidadão por isso os gestores públicos não podem mais tratar da questão como mero assistencialismo. “Queremos agradecer o apoio que sempre recebemos da sociedade de Aral Moreira e dos profissionais que sempre trabalharam com amor e competência”, disse Sueli ao anunciar que o próximo passo para melhorar ainda mais a assistência social do município será a realização de concurso público para a secretaria além da criação de um plano de cargos e carreiras. “Isso significa a profissionalização da assistência social que resultará na melhoria dos serviços aos usuários e o cumprimento do que preceitua a legislação”, explicou.
A presidente do CMAS Vilma Ortiz enalteceu as ações sociais realizadas pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência e lembrou que a realização da Conferência democratiza as discussões sobre o setor e proporcionar um momento de reflexão sobre o que está sendo feito e o que precisa acontecer ainda para que a população de Aral Moreira consiga progredir e possa construir uma nova história.
Depois da apresentação musical dos alunos do Projovem e do PETI que contaram as músicas “Tocando em Frente” e “É preciso saber viver” sob a regência da professora Fernando Poltronieri da Silva, a gestora de Assistência Social de Ponta Porá, Doralice Alcântara proferiu uma palestra sobre os novos paradigmas da assistência social.
Em seguida aconteceu um debate sobre o tema da conferência e depois do intervalo para o almoço aconteceu a apresentação de vários painéis, apresentação e aprovação das propostas da conferência e eleição dos delegados representantes de Aral Moreira para participarem da Conferência Estadual que acontecerá em Campo Grande.
Deixe seu Comentário
Leia Também

chuvas
Rio Miranda em Bonito atinge nível de emergência e deixa Defesa Civil em alerta
18/01/2021 16:45

política
Governo anuncia pavimentação da MS-166 e amplia logística da produção
18/01/2021 14:05

Cidades
CNH vencida em janeiro do ano passado, precisa ser renovada até este mês
16/01/2021 14:30

Clima
Em período chuvoso, saiba como receber alertas da Defesa Civil por SMS
16/01/2021 10:39

Covid-19
Primeiro Prosseguir do ano aponta 2 municípios em grau extremo e 34 em alto risco
14/01/2021 15:55