Prefeitura de Rio Brilhante faz mutirão contra dengue

A Prefeitura iniciou o mutirão da dengue no bairro Manoel das Neves. Nos próximos dias, o mutirão chegará à Vila Fátima, Nova Esperança e Maçonaria

19/03/2017 15h39

Os agentes da vigilância sanitária e os braçais da secretaria estarão realizando a limpeza Os agentes da vigilância sanitária e os braçais da secretaria estarão realizando a limpeza

A Prefeitura Municipal de Rio Brilhante iniciou, na manhã desta quinta-feira (17), através das secretarias de Infraestrutura e Saúde, o mutirão de limpeza contra a dengue no bairro Manoel das Neves. Nos próximos dias, o mutirão chegará à Vila Fátima, Nova Esperança e Maçonaria.

Os agentes da vigilância sanitária e os braçais da secretaria de infraestrutura estarão realizando a limpeza de todo tipo de entulhos que estiver em casa. O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.

O secretário de Infraestrutura Antônio Lino Barbosa Neto e o secretário de Saúde dr. Márcio Belone, informaram a população, em entrevista nas emissoras do município, que a limpeza será realizada pela administração municipal e que, logo após a limpeza, os moradores não poderão deixar lixo nas ruas. "Iremos realizar a limpeza na cidade toda, em alguns bairros, o lixo está atrapalhando o tráfego de veículos e pedestres. O morador que estiver colocando resto de entulhos, podas de árvores em frente as suas residências, após a prefeitura realizar a coleta, serão notificados pela vigilância sanitária para que realizem a limpeza. Caso isso não ocorra, a prefeitura realizará a limpeza e o morador terá a cobrança dos serviços embutida no IPTU", esclareceu Antônio Lino.

A população deve prestar atenção nas visitas dos agentes de saúde que estarão orientando sobre a coleta dos entulhos e ao carro de som, que anunciará o dia correto para os moradores colocarem os materiais que desejam descartar nas calçadas em frente às casas. "É importante que as pessoas esperem o anúncio do carro de som, ou a visita dos agentes de endemias para que não fique lixo acumulado nas calçadas por vários dias", disse o secretário de Saúde, dr. Márcio Belone.

Rio Brilhante é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no interior do Estado de Mato Grosso do Sul. O município possui fácil acesso às duas maiores cidades do Estado (Campo Grande e Dourados, estando distante cerca de 161 km da primeira e 67 km da outra), além de fácil escoamento da produção com estradas vicinais de boa qualidade, sendo servida por duas Rodovias Federais: BR 163, BR 267, que liga aos grandes centros e portos, como é o caso do Porto Murtinho no Rio Paraguai. Com isso, a cidade está num ponto estratégico para o Mercosul. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadas em 2014, a população municipal era de 34.078 habitantes.