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Dress code: dicas para se vestir bem no ambiente de trabalho

Entenda por que o código de vestimenta é importante e como respeitá-lo de acordo com a cultura de cada tipo de empresa

19 Mar 2024 - 17h45Por Eric Barbosa
Dress code: dicas para se vestir bem no ambiente de trabalho -

O dress code, ou código de vestimenta, é a maneira que as pessoas devem se vestir para determinado ambiente ou ocasião. Em um casamento ou evento de gala, por exemplo, o dress code é o black tie – ou seja, roupas de festas noturnas de alto padrão, como ternos e vestidos longos.

No âmbito profissional, o dress code indica a forma apropriada para ir ao trabalho ou engajar em atividades que envolvam o emprego, seja uma reunião com clientes, conferência com parceiros, confraternização, etc.

A cultura da empresa é diretamente refletida no código de vestimenta. Uma empresa jovem e informal dificilmente exige que seus colaboradores trabalhem de roupas sociais, assim como uma companhia mais séria não acha de bom tom que os funcionários apareçam no trabalho de jeans e camiseta.

Seja qual for o cenário, é importante se vestir bem, e dentro das expectativas do dress code, para mostrar profissionalismo e integração ao fit cultural da empresa. Além disso, essa é uma poderosa ferramenta para conseguir novas oportunidades, já que também contribui no processo de networking.

A empresa pode exigir vestimenta específica?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que, sim, a empresa pode determinar qual a roupa mais adequada para seus colaboradores enquanto estão em horário de trabalho.

O artigo 2º da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) determina que as empresas têm direito de criar seus próprios regulamentos internos, o que também inclui o dress code e possíveis punições em caso de descumprimento das regras.

No entanto, nenhuma empresa pode proibir ou exigir elementos que sejam considerados vexatórios ou baseados em discriminação de gênero, raça, sexualidade ou religião.

Algumas determinações podem ser consideradas abusivas e excludentes do direito de escolha da pessoa, como obrigar mulheres a usar apenas sapatos de salto ou proibir certos penteados.

O dress code serve para orientar os funcionários, que escolhem as roupas de acordo com o seu próprio estilo, mas dentro das recomendações da empresa.

O que evitar nas roupas do trabalho?

Algumas coisas devem ser evitadas nas vestimentas no trabalho, tanto em ambientes formais quanto informais:

  • Roupas muito apertadas que dificultam a mobilidade ou que sejam visualmente inapropriadas ao cenário profissional

  • Roupas muito reveladoras (transparente, curtas, decotadas, etc.)

  • Roupas furadas ou rasgadas (isso não se aplica a um jeans rasgado, por exemplo, mas a peças desgastadas)

  • Roupas visivelmente velhas e prejudicadas pelo tempo de uso

  • Roupas manchadas

  • Sapatos sujos, rasgados, furados ou muito gastos

Todos esses itens dão a impressão de desleixo ou falta de comprometimento e seriedade com o trabalho – seja ele qual for. Sendo assim, é melhor evitar.

Dress code formal

O trabalho de ambiente formal tem dress code formal. Um advogado não pode se apresentar diante de um juiz usando a mesma roupa que vai ao cinema ou ao supermercado.

Foto: Reprodução (Pinterest)

No geral, as vestimentas sociais são compostas por peças de alfaiataria, como calça, camisa e blazer. Para os homens, gravata e paletó podem ser exigidos, dependendo da profissão. Já as mulheres também podem incluir vestidos e saias – sempre de comprimento e silhuetas adequadas.

Como as posições desse estilo de trabalho são mais sérias, as cores também costumam seguir a mesma linha. Tons neutros e pouco chamativos são os mais indicados, como branco, preto, cinza, bege e variações escuras ou suaves de outras cores – marsala, azul claro, verde militar…

Foto: Getty Images

Estampas chamativas não são muito populares nesses ambientes, mas padrões geométricos são boas opções caso um elemento com certa descontração seja desejado.

Para que as roupas sejam confortáveis, a dica é apostar em materiais que possam proporcionar isso. Peças de algodão ou linho não agridem a pele e permitem maior circulação do ar, o que evita a retenção de calor.

Já nos calçados sociais, que não têm fama de serem desenhados com base no conforto, vale colocar uma palmilha macia dentro deles para disfarçar a rigidez da sola e evitar bolhas ou calos nos pés.

Foto: Reprodução (Pinterest)

As mulheres que usam sapatos altos podem escolher modelos mais baixos ou com saltos largos, como o quadrado, plataforma, cubano ou anabela. 

Em relação aos acessórios e maquiagem, leveza, neutralidade e discrição são as palavras-chave.

Dress code casual

Naturalmente, o dress code casual é bem menos exigente e permite que os colaboradores se vistam de maneira mais descontraída.

Foto: Reprodução (Pinterest)

Calças, camisetas, bermudas, saias e vestidos mais despojados, vibrantes e estampados são permitidos em empresas que adotam uma política mais despreocupada – geralmente companhias focadas em tecnologia ou criatividade.

Caso seja necessário se arrumar um pouco mais para participar de um evento ou reunião importante, adicionar uma peça mais trabalhada já faz toda a diferença, como é o caso do blazer.

Foto: Reprodução (Pinterest)

Jeans, camiseta lisa, tênis casual e um blazer por cima já demonstram um visual muito mais sério e produzido, mesmo que o esforço para compô-lo tenha sido mínimo.

Como a moda feminina é muito abrangente, as mulheres têm mais opções para vestir quando seguem um dress code casual, mas também precisam ficar atentas à adequação ao ambiente de trabalho.

Foto: Reprodução (Pinterest)

Isso é válido especialmente nos dias mais quentes. Usar vestido ou saia para ir trabalhar quando está calor faz sentido para a temperatura, mas o modelo deve ser razoável mesmo em empresas menos formais. Para evitar problemas, a altura dos joelhos (ou mais longo) e colo não muito exposto são opções seguras e confortáveis.

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