Dourados – MS quarta, 05 de agosto de 2020
Dourados
31º max
15º min
Segurança e Saúde JBS
Atenta

Dois bicudos

10 Jun 2016 - 06h00
Informações que corriam ontem nos bastidores davam conta de que o PSDB tem um plano infalível para vencer as eleições a prefetiura este ano em Dourados. Dizem que dois bicudos não se beijam, mas na política é diferente, pois Geraldo Resende e Marçal Filho terão que se beijar em uma chapa pura que lançaria Marçal como candidato a vice-prefeito de Geraldo Resende. Os dois pertencem ao PSDB, partido cujo o comando está nas mãos do governador de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja.

##### Na redação


O deputado federal Geraldo Resende foi indagado ontem pela atenta a respeito desta possibilidade quando esteve na redação de O Progresso cumprimentando a redação. Sua reação sobre essa possibilidade foi a seguinte: "Não estou sabendo disso não. Em seguida sorriu e foi embora".

##### Centro e periferia


Após uma sequencia de chuvas em Dourados chegou a hora da intensificação da operação tapa-buraco. Operação que já passou pelas avenidas: Joaquim Teixeira Alves, Weimar Gonçalves Torres e Marcelino Pires. Segundo o assessor especial da prefeitura Gerson Schultz, após os serviços serem executados na área central de Dourados, o trabalho será deslocado para a periferia da cidade. Na periferia além das ruas pavimentadas, segundo Gerson, também serão reparados os estragos que chuvas provocaram nas ruas sem asfalto.

##### Se vira nos trinta


Os vereadores: Elias Ishy e Virginia Magrini (PP) protocolaram ontem a tarde no Ministério Público Estadual (MPE) um pedido de suspensão da votação do Projeto de Lei nº 65/2016, que autoriza o Poder Executivo Municipal a renovar a concessão de abastecimento de água e esgotamento sanitário com a Sanesul por até trinta anos.

##### Dois turnos


O Projeto de Lei estava na pauta da sessão do dia 06/06/2016. Antes do início da votação do projeto, que ocorre em dois turnos, os vereadores Virginia Magrini, Délia Razuk e Elias Ishy fizeram pedido de adiamento de tal votação.

##### Amplo debate


Os vereadores defendem que é preciso garantir o amplo debate dessa questão com toda a sociedade e a devida prestação de esclarecimentos por parte do Executivo sobre os termos e condições dessa renovação. O pedido de adiamento foi colocado em votação e negado pelos demais vereadores.

##### Primeiro turno


Houve então o primeiro turno da votação do Projeto de Lei, sendo que o mesmo foi aprovado com os votos contrários dos vereadores Virginia Magrini, Délia Razuk e Elias Ishy. O segundo turno está previsto para a próxima sessão, que será realizada no dia 13/06/2016.

##### Menor arrecadação


Entre os menores municípios em expansão territorial e o menor em arrecadação, Figueirão se destaca no quesito transparência, segundo relatório divulgado pelo Ministério Público federeal (MPF). O órgão divulgou quarta-feira (8), o Ranking Nacional dos Portais da Transparência de todos os municípios brasileiros. Na colocação estadual, Figueirão está na 13ª colocação, do total de 79 município, empatado com Aparecida do Taboado e Rio Negro.

##### Nova ferramenta


Segundo a Prefeitura Municipal de Figueirão, que passou de 27ª colocada ano passado, para 13ª este ano, uma nova ferramenta, chamada "Transparência +", está em desenvolvimento, para elevar o nível de transparência dos atos administrativos e alcançar melhores posições no ranking.

##### Zero a dez


Em uma escala empregada pelo Ministério Público, que avalia a transparência com notas de 0 a 10, Figueirão subiu 2,9 pontos, passando de 5 pontos, no ano passado, para 7,9 na avaliação atual. Figueirão fica à frente de municípios mais estruturados como a capital, Campo Grande, que neste ano caiu, de 24º lugar em 2015 para a pior nota entre as capitais brasileiras, ficando na 54ª colocação estadual.

##### Lei de Acesso


Além da alimentação constante do Sistema, a gestão participou de capacitações, pela Controladoria Geral da União, e realizou palestras com os secretários e alguns funcionários mencionando a importância e o cumprimento da Lei nº. 12.527, de 18 de novembro de 2011 - Lei de Acesso a Informação (LAI).

##### E Dourados?


O portal da prefeitura de Dourados figura entre os últimos colocados entre os demais portais de prefeituras sul-mato-grossenses em transparência. A informação é do Ministério Público Federal (MPF) ao divulgar nesta quarta-feira (08) o 2º Ranking Nacional dos Portais da Transparência, elaborado a partir da avaliação dos 5.567 municípios e 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

##### Posição 64


O Índice Nacional de Transparência, que é a média das notas dos 5.568 municípios avaliados em uma escala de 0 a 10, apresenta que o portal da prefeitura de Dourados não evoluiu se comparado a primeira pesquisa do ano passado. Com isso Dourados ocupa a posição 64 em transparência no estado.

##### Entre os piores


O portal do município manteve-se com a nota de 3,1, a mesma do ano passado. Os portais com piores transparência no estado foram Glória de Dourados, Jaraguari, Miranda e Novo Horizonte do Sul, todos com nota de 3,2 e 77º no ranlink em Mato Grosso do Sul.

##### Entidade pública


O Portal da Transparência é um site criado por entidades públicas que contém informações acerca das ações governamentais, execução orçamentária e financeira (receitas e despesas), movimento extraorçamentário, dentre outras informações de interesse do cidadão. Por ela órgãos fiscalizadores como tribunais de contas também podem consultar movimentações financeiras, caso os a entidade pública seja transparente.

##### Ações civis


Por causa da falta de transparência ou por não introduzir melhorias nos portais, 1.987 ações judiciais serão propostas pelas unidades do MPF em todo o país aos municípios. Em Mato Grosso do Sul, serão propostas 35 ações civis públicas.

##### Que Frase


"O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz". (Aristóteles)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia
Dourados

Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia

04/08/2020 13:00
Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia
Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia
Adoção na Pandemia

Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia

03/08/2020 16:25
Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia
Agosto Lilás:  Mulheres sofrem "pandemia da violência"
Mulher

Agosto Lilás: Mulheres sofrem "pandemia da violência"

03/08/2020 10:03
Agosto Lilás:  Mulheres sofrem "pandemia da violência"
Branding em Arquitetura
Variedades

Branding em Arquitetura

30/07/2020 14:38
Branding em Arquitetura
Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz
Exposição

Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz

30/07/2020 14:35
Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz
Últimas Notícias