Volume de cana destinada ao etanol foi reduzido
com alta do preço do açúcar internacionalmente
- Crédito: Foto: Reprodução/TV Globo
O consumo total de etanol no Brasil em 2010 caiu 2,9% sobre o ano anterior, a primeira queda anual desde 2003. Os consumidores reduziram o uso do biocombustível e preferiram a gasolina por estar economicamente mais vantajosa no período. De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (15) pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o consumo total de etanol no Brasil em 2010 ficou em 22,16 bilhões de litros, ante 22,82 bilhões em 2009.Já o consumo de gasolina C, aquela já acrescida de etanol anidro, subiu 17,5% em 2010, para 29,84 bilhões de litros.
Segundo a ANP, os elevados preços do açúcar no mercado internacional, os maiores em 30 anos, fizeram com que as usinas aumentassem a produção do adoçante, reduzindo o volume de cana destinado ao álcool e, consequentemente, provocando um aumento no valor do biocombustível no varejo.
O consumo de etanol em vez da gasolina só compensa economicamente para o consumidor quando o valor do álcool é de, no máximo, 70% do preço da gasolina.
\"A queda do álcool se deve à conjuntura internacional, com uma demanda maior por açúcar. Teve a Índia, com uma demanda maior pelo segundo ano consecutivo, por conta da seca. E há uma movimentação natural do mercado de mudar a produção de etanol para o açúcar\", afirmou a o diretor da ANP, Allan Kardec.
Para o próximo ano, no entanto, ele acredita que o consumo de etanol vai se recuperar, porque as perspectivas para a próxima safra de cana-de-açúcar do Brasil são satisfatórias.
(G1)