Dourados – MS sábado, 24 de julho de 2021
Dourados
32º max
16º min
Variedades

Consumo de etanol no país cai pela primeira vez desde 2003, diz ANP

16 Fev 2011 - 13h10
Volume de cana destinada ao etanol foi reduzido
com alta do preço do açúcar  internacionalmente
 - Crédito: Foto: Reprodução/TV GloboVolume de cana destinada ao etanol foi reduzido com alta do preço do açúcar internacionalmente - Crédito: Foto: Reprodução/TV Globo
O consumo total de etanol no Brasil em 2010 caiu 2,9% sobre o ano anterior, a primeira queda anual desde 2003. Os consumidores reduziram o uso do biocombustível e preferiram a gasolina por estar economicamente mais vantajosa no período. De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (15) pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o consumo total de etanol no Brasil em 2010 ficou em 22,16 bilhões de litros, ante 22,82 bilhões em 2009.

Já o consumo de gasolina C, aquela já acrescida de etanol anidro, subiu 17,5% em 2010, para 29,84 bilhões de litros.

Segundo a ANP, os elevados preços do açúcar no mercado internacional, os maiores em 30 anos, fizeram com que as usinas aumentassem a produção do adoçante, reduzindo o volume de cana destinado ao álcool e, consequentemente, provocando um aumento no valor do biocombustível no varejo.

O consumo de etanol em vez da gasolina só compensa economicamente para o consumidor quando o valor do álcool é de, no máximo, 70% do preço da gasolina.

\"A queda do álcool se deve à conjuntura internacional, com uma demanda maior por açúcar. Teve a Índia, com uma demanda maior pelo segundo ano consecutivo, por conta da seca. E há uma movimentação natural do mercado de mudar a produção de etanol para o açúcar\", afirmou a o diretor da ANP, Allan Kardec.

Para o próximo ano, no entanto, ele acredita que o consumo de etanol vai se recuperar, porque as perspectivas para a próxima safra de cana-de-açúcar do Brasil são satisfatórias.

(G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário
IMPRESSO

Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário

05/07/2021 13:00
Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário
Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size
MERECIDO

Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size

30/04/2021 14:59
Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size
Últimas Notícias