O projeto Conexão e Bem-Estar por meio do Yoga reuniu mais de 200 pessoas na manhã de sábado, 10, na quadra esportiva da Cidade Universitária. Com público diversificado, a ideia da prática do Yoga na Universidade é prevenir doenças, além de amenizar sintomas de ansiedade e estresse.
A coordenadora do projeto, Flávia Maria Leme, relembrou o início o projeto. “Logo depois da pandemia, nós começamos a prática do yoga aqui na Universidade, e os alunos aderiram bem à ideia. Eles começaram a praticar, gostaram, e a cada ano mais pessoas se inscreveram. Também observamos um aumento significativo no consumo de ansiolíticos nos últimos anos, principalmente pós-pandemia. Muitos estudantes relatam sintomas de ansiedade, depressão e estresse. Ouvindo isso dos estudantes, fomos estimulados a desenvolver essas aulas, principalmente as abertas, para que todos conheçam. Poucas pessoas hoje sabem o que é o yoga, que é uma ferramenta, assim como um esporte, uma atividade física, que traz benefícios não só para o nosso corpo físico, mas também para a nossa mente", disse.
O estudante do Curso de Ciências Biológicas e um dos tutores do projeto, Maicon Lopes, explicou sua atuação como colaborador no projeto e destacou a importância desse tipo de atividade para os estudantes da Universidade. “O meu papel hoje está sendo mais como colaborador e auxiliar na parte da organização e também qual é o papel da Universidade para fomentar isso, principalmente trazer um auxílio para os estudantes conseguirem conciliar melhor o estresse, o autocontrole no sentido de ter esse autoconhecimento e saber desses mecanismos. É de relaxamento, porque muitas vezes no dia a dia acadêmico ficamos muito estressados e isso pode acabar desencadeando até uma depressão. E tendo essas ferramentas de relaxamento, de yoga, a gente consegue passar por essas turbulências com mais calma, por isso que se chama Calma na Crise, o nosso projeto também. E o yoga é um dos principais exercícios de relaxamento”.
A estudante de pós-graduação em Comunicação, Evelise Couto, preferiu entrar no clima de carnaval de um jeito diferente. “Foi uma experiência muito boa, nunca tinha feito yoga e foi muito interessante começar esse feriado de carnaval nessa outra vibe assim, né? E espero continuar fazendo, foi ótimo pra mim hoje”.
Além dos estudantes, docentes e técnicos-administrativos, a comunidade externa também foi convidada a participar desse momento de bem-estar para o corpo e a alma.
A professora da rede estadual de ensino, Lúcia Simão, viu na internet a oportunidade de participar da aula. “Minha motivação para vir fazer a aula é relaxar um pouco a mente e o corpo, porque a gente vive no dia a dia tão corrido, tão confuso. Então eu vi uma oportunidade de relaxar, de procurar acalmar, refletir um pouco, relaxar a mente e o corpo mesmo”, ressaltou.
Fotos: Elton Ricci