
A internet fixa de banda larga foi o serviço de telecomunicações com pior avaliação entre os usuários no ano de 2020. Os dados são da pesquisa de percepção da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e foram divulgados na última semana.
Em uma escala de 0 a 10, a internet fixa ficou com uma média de 6,51. O serviço melhor avaliado foi a telefonia móvel pós-paga, com média de 7,49, seguido pela telefonia móvel pré-paga, com 7,45, a telefonia fixa, com 7,36 e os serviços de TV por assinatura, com 7,17.
Desde o início da série história, em 2015, a internet fixa foi a única que piorou do ponto de vista dos consumidores. Na primeira pesquisa, a média do serviço foi de 6,58. Na contramão, todas as outras melhoraram suas médias ano após ano.
Metodologia utilizada
Para chegar a essa média, a Anatel ouviu 92,2 mil pessoas das 27 unidades da federação entre os meses de julho e novembro de 2020. A pesquisa avaliou o grau de satisfação geral dos cidadãos em uma série de indicadores, como canais de atendimento, oferta e contratação e funcionamento do serviço.
Os indicadores com maiores notas foram cobrança e recarga (7,23), reparo e instalação (7,10) e oferta e canais de atendimento (6,82). Entre os piores aspectos dos serviços ficaram capacidade de resolução (6,06), atendimento telefônico (6,16) e funcionamento (6,45).
Em cinco desses indicadores, houve queda em relação aos dados de 2019, são eles atendimento telefônico, canais de atendimento, capacidade de resolução, funcionamento e reparo e instalação.
De acordo com a Anatel, isso ocorreu por conta da pandemia, em que os serviços ganharam mais atenção dos usuários por conta da adoção do trabalho remoto por muitas empresas e também do ensino à distância por escolas e universidades.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Versão Digital
LGPD e publicidade digital: quais os impactos para as empresas e como se adequar à nova legislação?
30/11/2023 15:30

Inova Senai
Equipe de Três Lagoas vence etapa estadual com projeto de plástico biodegradável
28/11/2023 21:15

Tecnologia
Grão Direto utiliza dados para gerar inteligência de mercado
24/11/2023 16:30

Tecnologia
"A sociedade precisa se preparar para usar a IA como uma revolução positiva"
23/11/2023 08:00

Tecnologia
Como a tecnologia móvel impacta a sociedade
17/11/2023 09:45