Durante três meses, os escolhidos para integrar o AI Journalism Lab participarão de aulas, seminários e sessões práticas com especialistas para desenvolverem habilidades no uso da IA de forma estratégica e ética na profissão. 

As inscrições está abertas até 12 de março, com 20 vagas. Podem concorrer jornalistas de todos os níveis que atuem em redações e também acadêmicos de jornalismo. 

Não é preciso experiência prévia em inteligência artificial, mas o programa dará prioridade a candidatos que tenham facilidade com tecnologia, histórico de inovação e interesse sobre o tema.

“Acreditamos que os jornalistas devem estar envolvidos no início desta nova tecnologia e adicionar os seus conhecimentos à conversa”, disse Nikita Roy, líder do programa do AI Journalism Lab. “Como jornalistas, devemos liderar o caminho, de forma prática e ética.”

 

 

Como será o programa de IA no jornalismo 

O AI Journalism Lab terá duração de três meses, em formato híbrido. A primeira etapa acontecerá de 26 de abril a 28 de junho, e a segunda entre 27 de setembro e 11 de outubro de 2024. 

Os selecionados deverão participar de uma sessão presencial no lançamento do programa em Nova York, e depois de sessões on-line de duas horas todas as sextas-feiras, reservando tempo adicional para pesquisas, experimentos independentes e sessões de coaching. 

Os trabalhos finais serão apresentados em outubro. 

Os interessados devem preencher um formulário com dados pessoais e profissionais, apresentar o currículo, duas referências para contato pelo comitê do programa e uma proposta de um desafio de IA a ser pesquisado ou experimentado no AI Journalism Lab. 

Mais informações e o formulário estão neste link