Dourados – MS segunda, 29 de abril de 2024
29º
UEMS - Pantanal
Tecnologia

Dourados abre caminho para se tornar uma Cidade Inteligente

09 Jan 2024 - 09h15Por Redação
Dourados abre caminho para se tornar uma Cidade Inteligente -

À medida que as cidades progridem, observa-se uma rápida incorporação de tecnologias inovadoras, com o objetivo claro de forjar ambientes urbanos mais seguros, eficientes e sustentáveis. Este movimento reflete uma busca incisiva por soluções contemporâneas, onde a tecnologia se destaca como uma ferramenta essencial para aprimorar diversos aspectos da vida nas áreas urbanas.

Dourados avança na trajetória de se tornar uma "Cidade Inteligente", com a atual gestão concentrada em modernizar infraestruturas e adotar tecnologias inovadoras. Sob a liderança da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), diversas pastas estão colaborando para impulsionar essa transformação.

Um novo sistema tecnológico, equipado com servidores mais ágeis e eficientes, está sendo ativado, acompanhado pela instalação de aproximadamente 130 km de fibra óptica. Essa extensa rede conectará todos os prédios públicos municipais, incluindo escolas, unidades de saúde e postos de atendimento, promovendo uma integração essencial para otimizar serviços e comunicações.

Além disso, a iniciativa abrange o setor de trânsito e segurança pública, com destaque para a implementação de um "cercamento eletrônico" nas entradas e saídas da cidade. Essas medidas visam não apenas aprimorar a segurança, mas também a eficiência do tráfego, facilitando o gerenciamento e fornecendo respostas ágeis em situações críticas.

A abordagem abrangente inclui investimentos em recursos humanos, com ênfase em treinamentos e valorização dos profissionais envolvidos. Essa estratégia visa garantir que a implementação das tecnologias seja realizada de maneira eficaz e que a comunidade local se beneficie plenamente dessas inovações.

Dourados está, assim, se destacando como um exemplo de município que reconhece a importância da modernização e tecnologia para criar um ambiente urbano mais seguro, eficiente e sustentável, proporcionando uma melhoria significativa na qualidade de vida de seus residentes.

 

O que são cidades inteligentes

Cidades inteligentes, também conhecidas como smart cities, são centros urbanos que utilizam tecnologias da informação e comunicação (TIC) para aprimorar a eficiência operacional, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover a sustentabilidade. O conceito envolve a integração de diversas infraestruturas urbanas, como transporte, energia, comunicações, serviços públicos, segurança e gestão de resíduos, por meio de soluções tecnológicas inovadoras.

Algumas características comuns em cidades inteligentes incluem:

  1. Conectividade:

    • Implementação de redes de comunicação avançadas, como fibra óptica e 5G, para garantir uma conectividade eficiente em toda a cidade.
  2. Coleta e Análise de Dados:

    • Utilização de sensores e dispositivos IoT (Internet das Coisas) para coletar dados em tempo real sobre diferentes aspectos urbanos, como tráfego, poluição, consumo de energia, entre outros.
    • Análise desses dados para tomar decisões informadas e otimizar o funcionamento da cidade.
  3. Eficiência Energética:

    • Implantação de tecnologias para otimizar o consumo de energia e promover práticas mais sustentáveis, como a iluminação pública inteligente e sistemas de gestão energética.
  4. Mobilidade Urbana:

    • Desenvolvimento de sistemas de transporte inteligentes, incluindo transporte público eficiente, monitoramento do tráfego em tempo real e estímulo ao uso de veículos elétricos e compartilhados.
  5. Governança Eletrônica:

    • Implementação de plataformas digitais para melhorar a interação entre os cidadãos e o governo, permitindo a participação ativa da comunidade nas decisões urbanas.
  6. Segurança Pública:

    • Uso de tecnologias de vigilância e monitoramento para fortalecer a segurança urbana, incluindo câmeras de vigilância, sistemas de reconhecimento facial e integração de dados para resposta rápida a incidentes.
  7. Qualidade de Vida:

    • Foco em serviços públicos eficientes, espaços urbanos bem planejados, acesso à informação e promoção de iniciativas culturais e de lazer.

O objetivo final das cidades inteligentes é criar ambientes urbanos mais sustentáveis, resilientes e agradáveis para seus habitantes, utilizando a tecnologia como ferramenta para enfrentar os desafios contemporâneos das áreas urbanas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Evento on-line discute ética da inteligência artificial
Tecnologia

Evento on-line discute ética da inteligência artificial

28/04/2024 08:00
Evento on-line discute ética da inteligência artificial
Tecnologia

Dia das Meninas na Tecnologia da Informação: conheça os maiores desafios enfrentados pelas mulheres

25/04/2024 12:15
Transição empresarial para eficiência com IA
Tecnologia

Transição empresarial para eficiência com IA

22/04/2024 17:30
Transição empresarial para eficiência com IA
ISI Biomassa participa de desenvolvimento de plataforma para criação biodefensivos sustentáveis
Ciência e Tecnologia

ISI Biomassa participa de desenvolvimento de plataforma para criação biodefensivos sustentáveis

22/04/2024 13:00
ISI Biomassa participa de desenvolvimento de plataforma para criação biodefensivos sustentáveis
Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston
Tecnologia

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

21/04/2024 16:45
Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston
Últimas Notícias