Dourados – MS segunda, 29 de abril de 2024
24º
UEMS - Pantanal
Tecnologia

Dourados dá passo decisivo para se transformar em "Cidade Inteligente"

Projeto que está em fase final de implantação vai impactar diversas áreas, com conexão de informações nas áreas de trânsito, segurança pública e outras

08 Jan 2024 - 10h15Por Redação
Diversas áreas estarão conectadas, facilitando o acesso do cidadão à serviços e modernizando a mobilidade urbana  - Crédito: Franz MendesDiversas áreas estarão conectadas, facilitando o acesso do cidadão à serviços e modernizando a mobilidade urbana - Crédito: Franz Mendes

Diversas áreas estarão conectadas, facilitando o acesso do cidadão à serviços e modernizando a mobilidade urbana (Foto: Franz Mendes)

As cidades estão evoluindo rapidamente, adotando tecnologias inovadoras para criar ambientes mais seguros, eficientes e sustentáveis. O município de Dourados não é diferente e, desde o início da atual Gestão, trabalha para implantar o conceito de “Cidade Inteligente”, com aprimoramento em equipamentos mais modernos, programas e aposta em recursos humanos, com treinamentos e valorização.

O trabalho, capitaneado pela Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento), envolve diretamente outras Pastas e ganha impulso com a ativação de novo sistema de tecnologia, com servidores mais modernos e rápidos, e a implantação de quase 130 km de fibra óptica que vão integrar todos os prédios públicos municipais, como escolas, unidades de saúde e postos de atendimento. Além disso, vai integrar o sistema de gerenciamento de trânsito e de segurança pública, inclusive com “cercamento eletrônico” nas entradas e saídas da cidade.

De acordo com o secretário de Planejamento, Romualdo Diniz Salgado Júnior, o trabalho que agora está em fase de implementação, começou assim que a atual Gestão tomou posse, com os problemas identificados durante a transição. “É um projeto que a gente já vem trabalhando há alguns anos, desde o início da administração do prefeito Alan Guedes, com investimento em hardware, aquisição de softwares, treinamento e capacitação de pessoal. Eu faço analogia de um corpo humano, em que todos os órgãos precisam trabalhar bem e juntos, ou o todo padece. Identificamos essa dificuldade e, desde então, trabalhamos para modernizar a administração”, afirma.

Trânsito e Segurança

Além da facilidade no acesso da população em se obter licenças e documentos, procura por serviços públicos nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, por exemplo, o conceito de Cidade Inteligente tem reflexo direto em Segurança Pública e Trânsito, principalmente, com ambientes monitorados online e troca de informações em tempo real.  .

No caso da atuação da Guarda Municipal de Dourados, com informações que devem ser compartilhadas com outras forças, a conexão em alta velocidade proporcionada pela rede de fibra óptica e dos novos equipamentos de tecnologia, vão proporcionar a implantação de “cercamento eletrônico”, que funcionaria com câmeras de alta-definição nos principais pontos de acesso à cidade. “Poderemos monitorar veículos que entram e saem da cidade em tempo real. No caso de um furto de veículo, por exemplo, podemos, com certa facilidade, identificar se esse automóvel saiu ou não do perímetro urbano e para que região pode ter ido”, explica Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento, diretora-geral da GMD.

No caso do Trânsito, a ação será ainda mais complexa, com controle de tráfego, transporte público e até na segurança, principalmente em áreas críticas, como nas proximidades de escolas em horários de entrada e saída de alunos. “Conseguimos fazer um convênio com a Google Waze que vai nos fornecer dados e ferramentas para nos ajudar na gestão de trânsito e mobilidade urbana”, afirma Romualdo Diniz.

“Com esse monitoramento, os usuários do transporte público terão a informação exata da localização do ônibus que está esperando, do tempo que vai levar até chegar ao ponto, entre tantas outras facilidades”, completa Mariana de Souza Neto, diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Todas essas melhorias são acompanhadas pelo prefeito Alan Guedes com satisfação. Assim que assumiu o comando do Executivo, Alan deu o comando para que a equipe de Gestão trabalhasse nesse sentido. “Dourados cresceu demais nos últimos anos, é a segunda maior cidade do Mato Grosso do Sul, sem até então ter tido qualquer tipo de planejamento futuro. É a primeira vez que o município está sendo planejado de maneira consistente e sendo preparado para chegarmos aos 300 mil habitantes e crescermos ainda mais”.

O prefeito acredita que, com as mudanças, aliadas às obras que estão em andamento ou ainda serão iniciadas dentro do programa “Desenvolve Dourados”, a cidade passará a ser vista com outros olhos, tanto pelos cidadãos, como por visitantes ou possíveis investidores. “Vamos entrar no patamar de poucas capitais do País”, conclui Alan Guedes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Evento on-line discute ética da inteligência artificial
Tecnologia

Evento on-line discute ética da inteligência artificial

28/04/2024 08:00
Evento on-line discute ética da inteligência artificial
Tecnologia

Dia das Meninas na Tecnologia da Informação: conheça os maiores desafios enfrentados pelas mulheres

25/04/2024 12:15
Transição empresarial para eficiência com IA
Tecnologia

Transição empresarial para eficiência com IA

22/04/2024 17:30
Transição empresarial para eficiência com IA
ISI Biomassa participa de desenvolvimento de plataforma para criação biodefensivos sustentáveis
Ciência e Tecnologia

ISI Biomassa participa de desenvolvimento de plataforma para criação biodefensivos sustentáveis

22/04/2024 13:00
ISI Biomassa participa de desenvolvimento de plataforma para criação biodefensivos sustentáveis
Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston
Tecnologia

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

21/04/2024 16:45
Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston
Últimas Notícias