Dourados – MS segunda, 29 de abril de 2024
34º
UEMS - Pantanal
Tecnologia

Bloqueio de Anúncios: Como Melhorar a Navegação e Proteger Seus Dados

09 Abr 2024 - 07h53
Bloqueio de Anúncios: Como Melhorar a Navegação e Proteger Seus Dados -

O bloqueio de anúncios é uma técnica rápida e fácil para remover anúncios intrusivos do seu navegador. Infelizmente, esses anúncios podem retardar os tempos de download, ocupar partes significativas dos sites e até conter malware. Mas, afinal, o que é o bloqueio de anúncios e como ele funciona?

O Que É o Bloqueio de Anúncios?

Um bloqueador de anúncios é qualquer aplicativo (geralmente um plug-in de navegador) que elimina conteúdo publicitário dos sites, incluindo anúncios intrusivos. O software de bloqueio de anúncios examina os nomes de domínio dos elementos carregados na página da web contra listas de bloqueio extensas à medida que o site é carregado. O bloqueador de anúncios impede que qualquer componente do site identificado como contendo publicidade seja carregado. Um bloqueador de anúncios eficiente impedirá que anúncios sejam exibidos em todos os reprodutores de mídia no seu navegador. Após o conteúdo da página ter sido exibido, o bloqueador de anúncios verifica a página em busca de elementos que atendam a critérios específicos, como imagens com dimensões padrão de banners, e remove esses elementos da visualização.

Como Funciona o Bloqueio de Anúncios?

A funcionalidade de um bloqueador de anúncios depende do tipo de software. Vamos discutir alguns dos programas de bloqueio de anúncios mais populares e como eles funcionam.

Extensões de Navegador

As extensões de navegador são o tipo mais comum de software de bloqueio de anúncios. O bloqueador de anúncios verifica os scripts e links do site durante o carregamento da página contra a lista de itens que a extensão pretende bloquear. A funcionalidade dos bloqueadores de anúncios é limitada pelas permissões do navegador neste caso.

Aplicativo Separado

Agora, entendendo a extensão, como funciona o bloqueio de anúncios em um aplicativo separado? Essencialmente, a resposta é a mesma. Um programa autônomo usa os mesmos critérios de filtro, mas opera de maneira mais eficaz e completa, pois sua capacidade não é limitada pelo navegador. Um bloqueador de anúncios em todo o sistema também impede que anúncios apareçam em navegadores, jogos, aplicativos etc.

Navegadores com Bloqueadores de Anúncios Integrados (Opera, Brave)

Como funciona o bloqueio de anúncios quando usado em um navegador? Você pode se surpreender, mas é verdade. A vantagem dos bloqueadores de anúncios integrados em relação aos complementos é que eles aceleram o carregamento dos sites, eliminando a necessidade de operações adicionais do navegador para remover os anúncios. Além disso, navegadores com bloqueio de anúncios geralmente eliminam mais anúncios do que os navegadores padrão e costumam ter menos restrições.

VPNs/DNS

Os filtros de anúncios VPN/DNS interrompem as solicitações para os servidores de anúncios. O software que bloqueia anúncios apenas por meio de filtragem VPN/DNS é menos eficaz porque não consegue lidar com anúncios nativos.

O Bloqueio de Anúncios é Seguro?

Embora o bloqueio de anúncios seja geralmente seguro, você deve sempre escolher um programa de bloqueio de anúncios de uma fonte confiável. Vale lembrar que os bloqueadores de anúncios não substituem o software antimalware e não oferecem proteção completa contra malwares e vírus, apenas ocultam anúncios da web.

Usar Um Bloqueador de Anúncios é Legal?

Sim, é legal bloquear anúncios. Os usuários têm a liberdade de escolher como desejam consumir conteúdo, mesmo que os sites queiram curar o que exibem ou anunciam para os consumidores. Acontece que não há anúncios ao usar um site com um bloqueador de anúncios firefox.

Por Que as Pessoas Usam Bloqueadores de Anúncios?

O benefício de bloquear anúncios é que ele melhora enormemente sua experiência de navegação, eliminando anúncios invasivos, comerciais em vídeo e montes de conteúdo irrelevante. No entanto, há mais vantagens em instalar software de bloqueio de anúncios:

  • Segurança: Criminosos cibernéticos às vezes usam publicidade online para espalhar malware; portanto, bloqueá-los pode impedir que seu dispositivo seja infectado.
  • Privacidade: O software também pode impedir que alguns rastreadores de terceiros sejam carregados, então os anunciantes não poderão mais coletar dados sobre suas atividades online. Bloqueadores de anúncios até podem ser usados para impedir o rastreamento de e-mails.
  • Velocidade: Os sites carregarão mais rápido, pois não precisarão carregar vários plug-ins, tags de publicidade e análises de terceiros. Você pode notar uma melhoria no desempenho ao bloquear anúncios.

Conclusão

O mundo da publicidade digital está passando por uma enorme transformação. Com o aumento do uso de bloqueadores de anúncios, a indústria de publicidade online e os editores que dependem dela para receita estão em um ponto de inflexão. No entanto, grande parte de seus problemas são autoinfligidos: a publicidade online medíocre contribuiu diretamente para a rápida adoção de software de bloqueio de anúncios. O futuro da indústria publicitária e da experiência de navegação online para todos será moldado pela forma como os profissionais de marketing respondem aos bloqueadores de anúncios.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Evento on-line discute ética da inteligência artificial
Tecnologia

Evento on-line discute ética da inteligência artificial

28/04/2024 08:00
Evento on-line discute ética da inteligência artificial
Tecnologia

Dia das Meninas na Tecnologia da Informação: conheça os maiores desafios enfrentados pelas mulheres

25/04/2024 12:15
Transição empresarial para eficiência com IA
Tecnologia

Transição empresarial para eficiência com IA

22/04/2024 17:30
Transição empresarial para eficiência com IA
ISI Biomassa participa de desenvolvimento de plataforma para criação biodefensivos sustentáveis
Ciência e Tecnologia

ISI Biomassa participa de desenvolvimento de plataforma para criação biodefensivos sustentáveis

22/04/2024 13:00
ISI Biomassa participa de desenvolvimento de plataforma para criação biodefensivos sustentáveis
Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston
Tecnologia

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

21/04/2024 16:45
Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston
Últimas Notícias