Dourados – MS sábado, 27 de abril de 2024
23º
UEMS - Pantanal
Artigo

Governança Familiar - criando estratégias que fortalecem vínculos familiares e empresas

Conheça os passos que levam a uma governança familiar sólida

14 Mar 2024 - 17h45Por Daiana Barasa
Governança Familiar - criando estratégias que fortalecem vínculos familiares e empresas -

Que as práticas de governança corporativa são essenciais para a sustentabilidade de empresas de todos os segmentos e portes, é indiscutível. Mas quando se trata de empresas familiares, a governança familiar torna-se um instrumento poderoso para a preservação do patrimônio e reputação do negócio.

Fazer distinção entre questões empresariais e familiares é um enorme desafio, mas existem recursos que podem tornar os relacionamentos mais leves, além de contribuir para a longevidade do negócio no mercado.

Com experiência diversificada e ampla no cenário corporativo, atuando como conselheiro consultivo, consultor à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, ajudando negócios, principalmente familiares no caminho da governança corporativa sólida e ESG, Carlos Moreira fala sobre a governança familiar e seu impacto positivo sobre as empresas.

Governança Familiar para um futuro sólido

A governança familiar é sempre bem-vinda em empresas que possuem um patrimônio a ser gerenciado, o principal papel deste instrumento de gestão é cuidar das questões que transbordam o contexto da empresa e recaem sobre os relacionamentos familiares.

Esse equilíbrio entre empresa e família é um dos maiores desafios entre os negócios familiares e por essa razão torna-se fundamental ter um direcionamento profissional para este objetivo.

Um dos fundamentos da governança corporativa é a equidade, sendo assim, em casos de falha de comunicação entre os principais indivíduos, colaboradores e sócios, ocorrem problemas significativos que podem gerar consequências negativas.

Já quando se pensa na governança familiar trata-se de um fator crucial para o sucesso dos processos internos das empresas, assumindo postura cada vez mais estratégica e de valor aos negócios, evitando ruídos na comunicação, prevenindo conflitos familiares e auxiliando no alinhamento das visões quanto à expansão que a empresa deseja alcançar.

Quando cada membro da família consegue compreender claramente seu papel dentro do sistema organizacional, assim como sobre as expectativas da empresa, visão alinhada quanto às relações familiares, entre outros fatores, pode melhor desempenhar seu papel e sente-se mais confiante em situações que envolvem a tomada de decisões, considerando o todo.

Mas sabemos que este é o “mundo ideal”, na prática, diante da instituição da governança familiar para estruturar os relacionamentos familiares diante dos objetivos do negócio, cada membro assumirá uma postura.

A base da governança familiar é a abertura ao diálogo, de maneira que todos possam atingir um nível de compreensão sobre o que se pretende, sobre o que está por trás da decisão e esse esforço é constante, ou seja, o canal de comunicação precisa estar aberto para que as ideias possam ser alinhadas e os problemas encarados de frente.

Criando estratégias de Governança Familiar

Segundo o Instituto Empresariar, mais de 70 % dos processos de governança de uma empresa familiar comete três erros, que são:

Falta de foco

Já que sem foco e planejamento estratégico a empresa terá resultados negativos, sendo assim, se faz essencial o alinhamento de ideias e da comunicação para a definição de objetivos claros.

Escassez de informações

Pela ausência de uma arquitetura de informação eficaz, os dados disponíveis são pouco objetivos e qualificados, o que dificulta a tomada de decisões assertivas.

Falta de dinamismo

Sendo um problema comum em empresas familiares, vale ressaltar a importância de que reuniões mensais ou em outro período definido sejam realizadas, o que facilita a avaliação frequente da governança dentro do negócio.

Dentre os principais benefícios da governança familiar, destacam-se:

 

  • Ajuda na resolução de conflitos;

  • Estabelece limites entre família e empresa;

  • Confere clareza quanto aos papéis de cada membro e quanto aos objetivos da empresa;

  • Promove o equilíbrio e harmonia entre os membros da família;

  • Maior foco da empresa;

  • Estabelece um canal de comunicação assertiva;

  • Ajuda no autoconhecimento dos membros sobre suas habilidades assim como fomenta a profissionalização para melhor atender o negócio;

  • É essencial para o processo sucessório estruturado;

Entre muitos outros.

 

Sobre a implementação

A governança familiar geralmente se dá por meio da implementação do Conselho de Família para um melhor alinhamento das informações.

O planejamento e a criação de políticas é imprescindível para que o vínculo entre empresa e família possa ser fortalecido de maneira equilibrada.

Outro instrumento fundamental na governança familiar é a Assembleia Familiar para que todos os envolvidos possam manter-se atualizados quanto à realidade e próximos passos da empresa, de maneira que a cultura e valores sejam reforçados, assim como o senso de coletividade em prol de um bem comum.

Destaca-se a importância de uma periodicidade nas reuniões, assim como o foco para que os temas pertinentes sejam tratados. Também saliento o conselho consultivo e de administração como meios fundamentais para que os limites de uma boa discussão sejam respeitados para que a empresa possa de fato ser beneficiada por essa prática cultural.

Quer que a sua empresa vá longe? Invista energia e tempo nos relacionamentos familiares

Como conselheiro consultivo e consultor, já vivenciei experiências marcantes no processo de conciliação de questões familiares em prol da expansão do legado da empresa familiar.

É comum que existam divergências de opiniões, que alguns membros se mostrem indiferentes à mudança ou que sugiram que a vontade da maioria prevaleça sobre a minoria.

Destaco que: governança familiar é inclusão de verdade, nenhum familiar pode ficar de fora das discussões ou ter suas opiniões desconsideradas. Já vi membros desejarem se afastar da governança por acharem que não fazia qualquer sentido nas decisões tomadas e o papel deste instrumento é o de acolher, com paciência e constante diálogo.

Conflitos que antes não eram claramente percebidos podem se revelar diante das reuniões e novas políticas e uma das principais razões que levam empresas a ignorar a importância da governança familiar é a falta de disposição e energia para lidar com as divergências.

Ouça o que cada um tem a dizer, leve em conta aquilo que não dizem por falta de motivação, preste atenção e convide cada membro da família a olhar para si mesmo. As feridas de relacionamento precisam ser curadas, a compreensão incorreta precisa ser solucionada e discutir sobre o amanhã não pode ser deixado para a última hora.

Implemente práticas de governança corporativa para a sustentabilidade do seu negócio e não ignore a governança familiar para a sustentabilidade dos relacionamentos familiares.

O futuro é uma via de mão dupla e encontrar o limite equilibrado entre família e empresa é algo a se pensar agora!

 

 

Carlos Moreira - Há mais de 37 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais como Manager, CEO (Diretor Presidente), CFO (Diretor Financeiro e Controladoria), CCO (Diretor Comercial e de Marketing). e Conselheiro Administrativo.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Missões Empresariais Sebrae: Oportunidade para conexões e acesso a tendências de mercado
Sociedade

Missões Empresariais Sebrae: Oportunidade para conexões e acesso a tendências de mercado

26/04/2024 17:45
Missões Empresariais Sebrae: Oportunidade para conexões e acesso a tendências de mercado
Programa da JBS leva profissional de Dourados (MS) para trabalhar nos EUA
Sociedade

Programa da JBS leva profissional de Dourados (MS) para trabalhar nos EUA

26/04/2024 14:00
Programa da JBS leva profissional de Dourados (MS) para trabalhar nos EUA
Dourados tem novos inspetores do Crea-MS
Sociedade

Dourados tem novos inspetores do Crea-MS

26/04/2024 10:15
Dourados tem novos inspetores do Crea-MS
7 dicas de como profissionalizar seu espaço de trabalho
Sociedade

7 dicas de como profissionalizar seu espaço de trabalho

25/04/2024 18:15
7 dicas de como profissionalizar seu espaço de trabalho
Bancários fazem protesto contra fechamento de agência em Dourados
Dourados

Bancários fazem protesto contra fechamento de agência em Dourados

25/04/2024 13:30
Bancários fazem protesto contra fechamento de agência em Dourados
Últimas Notícias