Bancada, governadores e técnicos reunidos em Brasília para discutir ferrovias em MS - Crédito: Foto : Rodrigo Pael
DOURADOS - O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) participou na manhã de ontem, em Brasília, de reunião que discutiu novos traçados para as ferrovias Norte-Sul e Ferroeste. O parlamentar disse que apoia as propostas e classificou o encontro como “momento histórico” para os Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná.Da audiência, participaram os governadores André Puccinelli, de Mato Grosso do Sul e Beto Richa, do Paraná; membros das bancadas federais dos dois Estados; os ministros dos Transportes Alfredo Nascimento e das Comunicações, Paulo Bernardo; representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraesttrutura de Transportes), da Valec (empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes) e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) entre outros técnicos dos governos federal e estaduais.
Segundo Geraldo Resende, um dos projetos discutidos no encontro foi a chamada “Ferrovia do Pantanal” que seria a extensão, em Mato Grosso do Sul, da ferrovia vindo pelo município de Estrela do Oeste (SP) e que inicialmente está prevista para chegar até Panorama (SP) e dali se ligar a Mato Grosso do Sul.
“O que discutimos é a proposta de que esta ferrovia ingresse em Mato Grosso do Sul mais ao norte, e se ligue à Ferronorte, passando por Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Nova Andradina, chegando até chegando a Maracaju e passando por Dourados”, explica Geraldo Resende. Pelos projetos que estão sendo discutidos, um outro ramal seguiria com destino a Mundo Novo, chegando a Guaíra (PR) e indo até Cascavel. Um terceiro ramal deverá partir de Maracaju e chegar a Porto Murtinho.
De acordo com Geraldo Resende, para dar seguimento às discussões, foi constituído um grupo de trabalho composto por dois representantes de Mato Grosso do Sul e dois do Paraná; um da Valec; um do DNIT e outro do Ministério dos Transportes.
O deputado disse que o ministro Alfredo Nascimento assumiu o compromisso de dar encaminhamento aos estudos e acelerar os projetos para que a fase de viabilização dos recursos também possa ser antecipada. “Aprovamos a proposta de que a Ferrovia Norte-Sul tenha um novo traçado, diferente daquele que estava no PAC, mas que seja alternativo e aproveite estruturas já existentes, como a ponte rodoviária por Aparecida do Taboado”, explica o parlamentar.
“A implantação desses ramais ferroviários deverá ser a maior obra do governo Dilma e dos governadores do Paraná e Mato Grosso do Sul”, avalia Geraldo. “Trata-se de investimentos que vão revolucionar a economia de nosso Estado, trazendo um novo momento, por baratear os custos dos transportes e tornar nossos produtos mais competitivos no mercado internacional”, salienta o deputado.
#####SEMINÁRIO
Seminário sobre as ferrovias que estava sendo organizado pelo deputado federal Geraldo Resende para o próximo mês de abril, deverá acontecer em outra data. O parlamentar resolveu pelo adiamento para esperar a conclusão dos estudos que serão feitos pela comissão criada com essa finalidade. O evento será realizado por toda a bancada federal, em parceria com o governo do Estado em Campo Grande e Dourados.