Novo comandante-geral da Polícia Militar do MS assumiu corporação na manhã de ontem substituindo o coronel Oliveira. - Crédito: Foto: Divulgação
Assumiu na manhã de ontem o Comando-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), o coronel PM Jorge Edgard Júdice Teixeira, em substituição ao também coronel PM Deusdete Souza de Oliveira Filho, que completou 30 anos de serviços prestados à corporação. A troca de comando foi presidida pelo governador Reinaldo Azambuja e contou com a participação do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Silvio Cesar Maluf e ainda a presença do general de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira, comandante Militar do Oeste (CMO).O coronel Júdiceé formado em Direito e, entre as diversas funções na corporação, foi a de comandante da extinta e respeitada Tropa Ostensiva de Repressão Armada (Tora) e vinha exercendo o cargo de sub-comandante-geral da PMMS.
O novo comandante tem como meta dar continuidade às ações de seu antecessor, que fazem parte do projeto implantado pelo governador Reinaldo Azambuja e, como desafios, a redução dos índices da criminalidade e valorização da tropa. “Daremos continuidade a diversas políticas de melhoria institucional e valorização da nossa tropa e vamos trabalhar com uma presença mais ostensiva e o mapeamento necessário para a realização de ações com foco na redução dos índices criminais”, destacou o novo comandante-geral.
O governador Reinaldo Azambuja agradeceu ao coronel Oliveira pelo empenho e trabalho no primeiro ano do mandato, em que teve como prioridade a realização de uma política de segurança de Estado e não de governo. “Muitos foram os avanços, como o aumento do efetivo, no setor de inteligência e na implantação de novos projetos para a segurança em benefício da população de nosso Estado”, afirmou o governador, desejando também sucesso ao novo comandante.
Reinaldo agradeceu à tropa o empenho pelo trabalho e aproveitou a oportunidade para anunciar, no próximo dia 16, a inauguração do programa de monitoramento de fronteira pelo município de Corumbá. “Juntos, vamos continuar trabalhando pela população de Mato Grosso do Sul”, concluiu.
Despedida
Em sua despedida, o coronel Oliveira agradeceu a confiança do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Silvio Maluf, que o convidaram para a missão em dezembro de 2014 e que aceitou com “humildade, justiça e muito amor”; lembrou de atribuições a ele delegadas durante os 30 anos de serviços prestados à PM no Estado e agradeceu à tropa pelo trabalho em conjunto que resultou em grandes conquistas para a corporação.
Ele lembrou que, durante seu comando, a PMMS incorporou 937 novos soldados, promoveu a ascensão profissional de 1.084 praças, 56 oficiais; recebimento de 12 novas viaturas e 3.200 armas; citou operações que resultaram na abordagem de 400 mil pessoas; condução de mais de 22 mil pessoas às delegacias da Polícia Civil; apreensão de quase 200 toneladas de drogas, 2.500 veículos e 4.100 armas de fogo, além da recaptura de mais de 4 mil foragidos da Justiça, “o que permite que tenhamos a sensação do dever cumprido”, concluiu.
Também prestigiaram a solenidade o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJMS), Vladimir Abreu da Silva; o comandante do 6º Distrito Naval da Marinha em Ladário, contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júnior Mochi; deputados estaduais Renato Câmara e Rinaldo Modesto; o presidente da Associação dos Oficiais Militares do MS, coronel PM Alírio Villasanti Romero os secretários de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula; de Governo, Eduardo Riedel e de Administração, Carlos Alberto de Assis, entre outras autoridades civis e militares.