Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
27º
UEMS - Pantanal
Cecília de Lara Yamashita

Forças internas

11 Mai 2016 - 06h00
Forças internas -
A conscientização dos talentos permite uma visão sistêmica de sua vida, possibilita identificar a direção e onde quer chegar. Imagina se você soubesse exatamente o que quer fazer profissionalmente e que esta descoberta tem tudo a ver com o que adoraria fazer. Percebe que juntar as duas coisas seria maravilhoso para sua vida? O primeiro passo é ter conhecimento de seus talentos.


Confúcio disse: "Encontre um trabalho que ame e não terás que trabalhar um dia em sua vida."


Pesquisas apontam que a cada 10 pessoas 7 estão insatisfeitas com o seu trabalho. Você precisa estar 70% satisfeito com sua atividade e os outros 30% são obrigações, ações que precisam serem realizadas. Se você está desanimado constantemente, com o corpo cansado e dolorido, fica contando as horas para acabar o expediente e não se identifica com a equipe de trabalho, você pode estar cometendo um equívoco ou simplesmente não está tendo oportunidade de utilizar os seus pontos fortes, deixando de colocando os seus talentos em prática.


Ponto forte é quando você tem um talento, conhecimento e aptidão para tal atividade. A aptidão e o conhecimento são áreas que podem ser desenvolvidas mas os talentos são inatos. Existem vários testes que prometem identificar os talentos mas na verdade eles indicam o caminho, somente você pode identifica-los. É fácil identificar mas não é simples, vou deixar 4 dicas de Marcus Buckingham, autor best-seller, pesquisador, palestrante motivacional e consultor de negócios:


Sucesso: Você realiza ou já realizou mais de uma vez alguma atividade que obtém bons resultados? Poderia realizar quantas vezes quisesse que o resultado seria satisfatório?


Instinto: Talvez você ainda não tenha prática, mas é algo instigante que quando você menos espera já está engajado na atividade ou fala constantemente sobre o assunto.


Crescimento: Algo que aprende com rapidez e sente vontade de desenvolvê-la cada vez mais.
Necessidade: Proporciona satisfação pessoal e se identifica quando a realiza.


Outra forma bastante interessante de identificar é pela nossa personalidade. Dizem que a nossa personalidade é formada pela natureza (genes dos pais) e pelo ambiente (forma como fomos criados). Realmente 50% de nossa personalidade é originada pela natureza mas os outros 50% são causados por duas vertentes:


Acaso: Causa fictícia de acontecimentos que aparentemente só estão subordinados à lei das probabilidades, quando se nasce com alguma alergia intensa, esquizofrenia ou algo que não podemos explicar.


Amigos: Não pelo fato das intrigas na escola, isso só interfere nos valores e comportamentos por um período. Os amigos são as fontes mais confiáveis de seus pontos fortes, são eles que conhecem o seus verdadeiro eu, ambiente em que consegue relaxar e expor a sua essência. Busque um feedback com os seus amigos de infância descobrindo o que eles pensam de você e tente lembrar em que você se destacava em relação a eles, pois isso o ajudará a identificar os seus talentos.


Para obter o verdadeiro controle das coisas externas você precisa começar de fato pela compreensão interior. Se o seu sonho é estar plenamente satisfeito com a sua vida profissional, ganhando uma renda que lhe proporciona aproveitar a vida sem ter que esperar a aposentadoria, o processo de carreira é o que você precisa, mesmo que você ainda não tenha ideia do que gostaria de fazer, o processo contém ferramentas e técnicas extremamente eficazes que possibilitarão a você encontrar a sua paixão.


Coach, CRA-RJ 86172. e-mail: [email protected]

Deixe seu Comentário