Dourados – MS domingo, 20 de setembro de 2020
Dourados
27º max
16º min
Jornal Educação

Programa Jornal e Educação

11 Dez 2015 - 09h48Por Do Progresso
Etalivio Penzo - Etalivio Penzo -
O jornal O PROGRESSO e o Instituto Weimar Torres vem divulgando sobre os patronos e patronesses que emprestam seus nomes às escolas municipais. Esta é uma forma de homenagear o aniversario de 80 anos de Dourados, a completar no dia 20 de dezembro. Hoje, vamos conhecer um pouco sobre Etalivio Penzo.

Nasceu a 17 de Fevereiro de 1923, em Ponta Porã -MS. Filho de Ângelo Penzo e Joana Silveira Penzo. Foi casado com Sarah Penzo e teve 05 filhos: Dirce, Nilton, Eliza, Mauro e Jucileney.


Iniciou seus estudos em Ponta Porã-MS e concluiu em Campo Grande. Concluiu o curso de piloto privado em Avião Civil em Campo Grande. Começou a trabalhar, ainda muito jovem, no setor de comercialização em Campo Grande- MS. Vindo logo em seguida para Dourados como funcionário da Colônia Agrícola Federal de Dourados, no setor de transporte.


Dedicou-se ao transporte de gêneros alimentícios, de secos e molhados entre Campo Grande e Dourados. Etalivio criou a 1ª linha de ônibus de Presidente Prudente a Dourados, mais tarde ligando a mesma até Ponta-Porã. Em 1.960, adquiriu uma pequena Indústria de café , que foi o Café Brasil. Criou várias Indústrias cafeeiras em Fátima do Sul, Glória de Dourados, Ivinhema e Naviraí.


Foi fundador e o 1º Presidente da Companhia Telefônica de Dourados. Sócio fundador e goleiro do Ubiratan Esporte Clube. Fez parte do Lions Clube de Dourados (Vice-Presidente), sócio fundador e benemérito do Clube Social de Dourados e do Clube Indaiá.


Membro da Escola Maçônica. Foi presidente do Sindicato dos Torrefadores de café do estado de Mato Grosso do Sul. Um dos fundadores e secretário da Coperativa mista de Dourados, antiga Candol. Foi um dos fundadores do Lar Santa Rita. Com três sócios formou um loteamento de Lotes Urbanos, denominado Parque das Nações. Doou o terreno onde hoje situa o Joquei Clube de Dourados e também onde se localiza a escola que leva seu nome, hoje com 24 anos de fundação. Agraciado com Diploma de Honra ao Mérito, por relevantes serviços prestados a comunidade.

Escola Municipal Etalivio Penzo – Parque das Nações



Foi criad a pelo decreto 144 de 1991, de 9 de julho, na gestão do prefeito Antonio Braz Genelhu Mello. A escola funciona nos três turnos e oferece o ensino do pré-escolar ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos, a 740 estudantes. Destes, 250 participam do Programa Mais Educação.


Nas tênis de mesa, esporte na escola, desenho, dança, orientação de estudo (língua portuguesa e matemática). 15 alunos participam no projeto de violão “clave de sol” e ainda 45 alunos no Programa Mais Cultura.


A direção da escola é das profissionais Creuza Ribeiro Nascimento e Suely Barbosa Macedo. As coordenadoras são Eliane Cristina Correa dos Santos, Lidia Areco Hoffmeister e Maria Nilma da Silva Ramos.

Deixe seu Comentário