O evento é organizado pela Secretaria de Educação, através do Núcleo de Educação Especial (Nuedesp) e professoras de atendimento educacional especializado das Salas de Recursos Multifuncionais de escolas da rede municipal.
A ação tem como objetivo promover um espaço de inclusão em que se reúnem alunos com e sem deficiência, das escolas municipais, para apresentações culturais de várias modalidades, como canto, dança, dramatização, desfile, declamação de poesias e outros.
A proposta é incluir crianças com deficiência no universo de outras crianças, de forma que saibam lidar umas com as outras, respeitando as limitações e diferenças. A ideia é quebrar paradigmas e demonstrar que potencialidades podem ser desenvolvidas quando as oportunidades são oferecidas.
“O legal é ver a participação e o envolvimento da escola e da família fazendo com que o evento torne-se um momento expressivo das potencialidades de todas as crianças”, declara professora Terezinha Piva Espósito, coordenadora do Núcleo de Educação Especial.
Farão parte dessa edição 14 escolas e dois Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims), com pelo menos 200 alunos, pais e professores que vão participar nas apresentações. A expectativa é de que 800 pessoas prestigiem o evento.
O município conta atualmente com 650 alunos com deficiência matriculados nas escolas e Ceims. Destes, pelo menos 460 frequentam as 39 Salas de Recursos Multifuncionais, no contra turno escolar.