Dourados – MS sábado, 27 de abril de 2024
23º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Murilo garante apoio para central de distribuição de orgânicos

30 Dez 2015 - 07h00
Prefeito Murilo com Olácio, da Apoms, Landmark, deputado João Grandão e vereadores tratando da implantação da central. - Crédito: Foto: Rubens MoreiraPrefeito Murilo com Olácio, da Apoms, Landmark, deputado João Grandão e vereadores tratando da implantação da central. - Crédito: Foto: Rubens Moreira
A cidade de Dourados terá uma central regional de distribuição de produtos hortifrutigranjeiros orgânicos da Apoms (Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul). Para o funcionamento da unidade o prefeito Murilo fará a cessão de uso de três barracões construídos na Rua Mozart Calheiro (W5), no bairro Izidro Pedroso.


A definição da parceria ocorreu na semana passada durante reunião entre o prefeito e o presidente da Apoms, Olácio Komori. Participaram também Landmark Ferreira Rios, secretário municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária; João Grandão, deputado estadual, e ainda Dirceu Longhi e Elias Ishi, vereadores, representando a Câmara, além de técnicos e produtores.


Com o recurso de aproximadamente R$ 300 mil, conseguidos pela Apoms na Fundação Banco do Brasil, serão feita as obras de alvenaria nos barracões e compra de equipamentos necessários para dar início à central. As obras devem começar em fevereiro.


“Dourados criou um ambiente de investimento e a associação está enxergando esse mercado”, disse o prefeito Murilo durante a reunião. Para o refeito, a cidade hoje é autossustentável. “Antes a nossa economia dependia do agronegócio; hoje tem todos os pilares econômicos”, afirmou. Murilo disse ainda que em Dourados o setor produtivo tem apoio e incentivo que precisa para crescer e gerar emprego e renda.


De acordo com o secretário Landmark, Dourados foi escolhida para a implantação da central por ser polo de comercialização e de fácil acesso para os produtores de toda a região. “Além do que nossa cidade já tem um poder de consumo grande para a produção agroecológica”, enfatiza.


O secretário informa que na central a produção agrícola será preparada para o mercado. “Os produtos serão lavados, classificados, embalados, certificados, enfim, ficarão prontos para o consumidor”, disse. A APoms, que tem sede em Glória de Dourados, é a única entidade cadastrada no Ministério da Agricultura para certificar a produção agrícola orgânica na região de Dourados.


Landmark informa que a feira orgânica que existe no local será mantida e ampliada. A feira, criada pelo prefeito Murilo, funciona hoje das 17h às 22h. No local é possível encontrar de folhas a doces, produtos de panificação e frutas.

Deixe seu Comentário