Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
27º
UEMS - Pantanal
Prefeitura

Mais de três mil pessoas prestigiam entrega do Ceu

31 Jul 2016 - 19h01Por Do Progresso
Murilo fala dos cinco anos de administração e lembra reunião que teve com a comunidade do parque I assim que entrou na prefeitura. - Crédito: Foto: A. FrotaMurilo fala dos cinco anos de administração e lembra reunião que teve com a comunidade do parque I assim que entrou na prefeitura. - Crédito: Foto: A. Frota
A festa da entrega oficial do Ceu (Centro de Artes e Esportes Unificados), localizado no Parque das Nações I Plano, em Dourados, foi prestigiada por mais de três mil pessoas, segundo estimativas da Guarda Municipal. Crianças, jovens, adultos e idosos compareceram ao evento, que reuniu várias autoridades municipais e do Estado. O prefeito Murilo disse que o Ceu é de todos e que foi construído por ‘várias mãos’que pensaram no bem-estar da população e que agora está à disposição de toda comunidade para usufruir.


"Há cinco anos, estivemos aqui e conversamos com a população e perguntamos o que ela precisava e ela disse que era asfalto e entregamos o asfalto, bem como Ceim, posto de saúde e agora esse espaço de cultura, lazer e esportes", disse. Murilo agradeceu a todos que ajudaram a concluir o projeto do Ceu, inclusive a Câmara de Vereadores que teve uma participação muito importante. Um agradecimento especial foi direcionado ao Conselho Gestor, que se dedica nos cuidados do Ceu.


O prefeito lembrou que o projeto é um dos melhores do País, Dourados é uma das 200 que se cadastrou no Ministério da Cultura para obter o benefício e uma das 50 cujo projeto ficou concluído. "Há cinco anos estamos juntos, agradeço quem votou e confiou em mim. Faltam cinco meses para acabar, mas sairei realizado, com a consciência do dever cumprido, pois em cada bairro ficará uma marca dessa administração. Como diz o poeta, ninguém pode deixar de se alimentar e sonhar, então vamos nos alimentar e sonhar", concluiu.


O vice-prefeito, Odilon Azambuja, elogiou a atuação do prefeito Murilo, ressaltando que é uma das melhores administrações que o município já teve, dentro de cada época. "Ele veio e fez com disposição e vontade e vai deixar a marca em cada bairro desta cidade", elogiou.


Também prestigiaram o evento o governador regional, Valdenir Machado e o ex-prefeito Braz Mello, além de representantes do comércio local.


A festa de inauguração teve convidados importantes como o poeta Emmanuel Marinho, dos Ginasloucos, grupo de capoeira, as dançarinas de balé do Nace (Núcleo de Arte, Cultura e Esporte), os mágicos e grupo da oficina de violão do Centro de Convivência dos Idosos. Também teve corte de cabelo, sorteios de brindes, distribuição de pipoca, algodão doce e picolé.


As crianças se divertiram nos brinquedos infláveis e nos próprios brinquedos do parquinho do Ceu, como a pista de skate e balanços. "Moro no bairro São Francisco, um pouco longe daqui, mas vim para conhecer e trazer meu filho prá brincar. Achei sensacional, acho que deveria ter mais locais assim em Dourados. Mas enquanto não tem vou trazer meu filho mais vezes aqui", disse Alessandra Mira, 45 anos.


"Esse local é uma benção que fizeram. Antes meus filhos não tinham onde brincar. Não queria deixar brincar na rua, agora tem aqui, que posso ficar tranquila", disse Olione Lassem Mariano, 39 anos, que mora na Rua Iana, pertinho do Ceu. "Melhor coisa que fizeram, além do asfalto. Aqui as crianças podem brincar praticar esportes e ainda oferecem cursos para a gente fazer", comemorou a dona de casa Nilva Cardoso Santos, 36 anos, residente no bairro.

CEU


A secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, lembrou que o Ceu já está funcionando desde dezembro de 2015 e por ele já passaram mais de 1.600 pessoas atendidas pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e outros serviços com auxílio de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, grupos de fortalecimento de vínculos e reuniões socioeducativas.


Também estão acontecendo, bem como já foram ministrados vários cursos dentro do Qualifica Dourados, em parceria com Senac e Senar, como informática, bordados em chinelo, processamento de carne de frango, produtos de limpeza, cultivo de orquídea, massas, biscoitos e bolos, ponto cruz, vagonite.


Também são desenvolvidos cursos ministrados por voluntários, como crochê, fuxico, capoeira, teatro, circo e reciclagem.Duas vezes por semana são desenvolvidas aulas de violão com dois professores.O projeto Caminhar Dourados, é ministrado pela educadora física Ana Claudia três vezes por semana."É um espaço de lazer que serve para toda a comunidade, independente da faixa etária. Já foram realizadas festas e tem uma equipe preparada que cuida muito bem desse espaço", lembra Ledi.


O comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencarek, informou que o local é baste seguro, pois estão instaladas mais de dez câmeras de alta resolução que monitoram todo o Ceu. As câmeras segundo ele estão interligadas com a Central de Monitoramento da Guarda Municipal durante 24 horas.


O Centro é um projeto do Governo Federal, construído com recursos da União através do Ministério da Cultura, em parceria com o Município e possui edifícios multiuso, praça de esportes e lazer com Cras; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada.


O objetivo é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Deixe seu Comentário