Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
27º
UEMS - Pantanal
Coleta de sangue

Hemocentro convoca doadores para garantir atendimentos

16 Jun 2016 - 06h00
Coleta acontece das 7h às 12h30. - Crédito: Foto: DivulgaçãoColeta acontece das 7h às 12h30. - Crédito: Foto: Divulgação
O Hemocentro de Dourados. precisa de doações de sangue para garantir o estoque de hemoderivados. Segundo a assistente social, Ione Araki Biancatelli, o déficit atinge todas as tipagens sanguíneas principalmente A e O. Interessados em doar sangue, devem comparecer ao local que fica anexo ao PAM, das 7h às 12h30.


Para incentivar doações, o Hemocentro abre no sábado da próxima semana, dia 25 de junho, das 7h às 11h, para dar chance a quem não pode colaborar com o serviço, durante os dias úteis.


A coordenadora do Hemocentro de Dourados, Márcia Regina Miranda Tinós, alerta que o doador deve aguardar 48 horas para doar sangue, depois de tomar vacina contra gripe.
Márcia também orienta o doador a comparecer já alimentado e hidratado.


Os doadores devem estar saudáveis, apresentar documento de identidade com foto e não fazer uso de bebida alcoólica na noite anterior.


Quem teve dengue, zika ou febre chikungunya, deve esperar um mês após a cura dos sintomas. Para doar sangue é preciso levar documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, descansado e alimentado, ter entre 18 e 69 anos de idade e pesar mais de 55 quilos.


O limite para a primeira doação será de 60 anos de idade. Pessoas entre 16 e 17 anos podem doar sangue, com autorização do responsável legal.


Todo sangue colhido dos doadores passa por exames, de acordo com o protocolo da Fiocruz. São realizados testes de tipagem sanguínea, doença de Chagas, sífilis, hepatite B, hepatite C, HIV, HTLV I/II e Hemoglobina S.
O Hemocentro de Dourados também incentiva o cadastro para doação de medula óssea já que doadores compatíveis com os pacientes são raros.


A medula óssea é um tecido líquido encontrado no interior dos ossos. É responsável por produzir as células do sangue, ou seja, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Serviço


Hemocentro de Dourados: Rua Waldomiro de Souza, 295, Vila Industrial, ao lado do PAM. E-mail: [email protected] /3424-0400 e 3424-4192.

Deixe seu Comentário