Dourados – MS sábado, 27 de abril de 2024
24º
UEMS - Pantanal
EDA

Esquadrilha da Fumaça faz reconhecimento em Dourados

10 Jun 2016 - 09h44
Diretoria do Aeroclube de Dourados reunida com o major Costa e o tenente Yoshida, da Esquadrilha da Fumaça: preparativos para apresentação em Dourados no dia 18. - Crédito: Foto: A. Frota/AssecomDiretoria do Aeroclube de Dourados reunida com o major Costa e o tenente Yoshida, da Esquadrilha da Fumaça: preparativos para apresentação em Dourados no dia 18. - Crédito: Foto: A. Frota/Assecom
O EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) da FAB (Força Aérea Brasileira), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, definiu na tarde desta quarta-feira, dia 8, detalhes do show aéreo que fará em Dourados no dia 18 deste mês, um sábado. A reunião aconteceu no aeroporto de Dourados.

Na reunião, também ficou definido o local, que será mesmo sobre o aeroporto de Dourados e o horário, que será às 15h. Geralmente a apresentação ocorre às 16h, mas por causa do período de inverno será uma hora antes para que após os pilotos possam, após o show, interagir com o público.

O show aéreo da Esquadrilha da fumaça está sendo possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Dourados e o Aeroclube de Dourados. É a segunda vez que a Esquadrilha vem a Dourados na gestão do prefeito Murilo. A primeira foi em maio de 2011.

Realizaram a missão precursora em Dourados nesta quarta o major Costa e o 1º tenente Yoshida. Eles chegaram na aeronave A29 (Super Tucano), na qual agora são feitos os shows. O novo avião, fabricado pela Embraer e que substituiu o T27 Tucano, tem o dobro da potência, favorecendo novas manobras. A aeronave fez três rasantes liberando fumaça antes do pouso no aeroporto.

Major Costa gostou bastante da localização e da estrutura do aeroporto e disse que o local permite uma ótima visibilidade da apresentação pelo público. A Prefeitura chegou a sugerir que a apresentação fosse sobre o Parque do Rego D´Água Primo Vivente ou o Parque do Lago Antenor Martins. Um estudo feito pelos militares descartou os parques por conta de estarem localizados dentro de áreas muito povoadas. "Queremos que o evento não tenha nenhum risco para as pessoas", disse Costa.

Para a apresentação, a equipe será formada por oito caças. Eles chegarão a Dourados na sexta-feira, dia 17, a tarde. Na chegada farão sobrevoo à cidade. A apresentação, no sábado, às 15h, terá duração de em torno de 40 minutos. Uma aeronave de apoio também fará parte da equipe.

A previsão dos organizadores é de que pelo menos 40 mil pessoas a assistam. A Prefeitura, em conjunto com as demais forças de segurança no trânsito, organizarão o tráfego na Avenida Guaicurus, mas orienta para que as pessoas procuram ir para o local com bastante antecedência.

A questão de organização e logística já havia sido discutida em reunião no dia 2 entre o prefeito Murilo e a diretoria do aeroclube. Estavam presentes Juliano Soares (presidente), Waldemar Castelli Junior (vice-presidente), Wagner Nunes (tesoureiro) e Domingos Venturini (conselheiro). Na reunião desta quarta outros diretores também estavam presentes.

O show tem pelo menos 20 sequências de manobras em equipe e 50 individuais. Envolve pelo menos 20 militares, entre pilotos, mecânicos e equipe de solo. Da parte da Prefeitura serão muitas pessoas envolvidas na organização e logística.

Deixe seu Comentário