Dourados – MS sexta, 25 de setembro de 2020
Dourados
35º max
19º min
Dia-a-Dia

Dourados tem 15 gestantes com suspeita de Zika

21 Mar 2016 - 06h00
Dourados tem 15 gestantes com suspeita de Zika   - Crédito: Foto: Graffo Crédito: Foto: Graffo
Em Dourados pelo menos 15 gestantes estão sendo monitoradas para detectar se elas contraíram o vírus zika.
A informação é da Secretaria Estadual de Saúde. O Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Dourados da Secretaria Municipal de Saúde confirma esses dados, mas observa que a maioria dos casos é do ano passado. Este ano são apenas dois.


O coordenador do Núcleo, Devanildo Souza, esclarece que não são casos positivos para o vírus zika, mas sim de mulheres que estavam ou estão grávidas que tiveram o sintoma da doença ou de mulheres que tiveram bebês com microcefalia. "No caso dos bebês com microcefalia, a investigação é para saber se eles contraíram a doença em razão do vírus zika", explicou. Dos casos suspeitos foram colhidos materiais e enviados para laboratório de referência para análise.


Ele lembra que em Dourados existe apenas um caso confirmado de zika, até o momento. Trata-se de uma mulher de 30 anos, cuja confirmação saiu na semana passada. Ela não estava gestante e tem um histórico de viagem, por isso, não se sabe se ela contraiu a doença em Dourados ou durante a viagem.


De acordo com Devanildo de Souza, este ano foram notificados em Dourados 15 casos suspeitos de Zika, cinco foram descartados e dez ainda aguardam resultado. Nenhuma destas mulheres estariam grávidas.

Estado


Em Mato Grosso do Sul são 88 casos de Zika confirmados dos 1.191 suspeitos. Por enquanto, 252 casos suspeitos foram descartados e 1.531 estão em investigação. Foram confirmados zika nas cidades de Anastácio (3); Aquidauana (5); Campo Grande (71); Corumbá (1); Paranaíba (5); Rio Verde de Mato Grosso (1); São Gabriel do Oeste (1) e Três Lagoas (1).


Desde total, são 53 casos confirmados de gestantes com zika nas cidades de Anastácio (3); Campo Grande (41); Corumbá (1); Paranaíba (5); Rio Verde de MT (1) e São Gabriel do Oeste (1). Em todo Estado são 314 mulheres grávidas sendo monitoradas para Zika Vírus.

Dengue


O último boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado na semana passada são 39.544 casos suspeitos de dengue. São Gabriel do Oeste é a cidade com mais casos da doença, com 1.172 para uma população de 24.035.


Campo Grande está em 6° lugar no ranking de cidades com maior número de casos, com 19.694 suspeitos; Dourados registra 2.610 casos suspeitos, com 1.119 casos positivos e está em 32ª no ranking. São três mortes confirmadas.


Dourados ainda possui 15 casos suspeitos de febre chikungunya. Teve um caso confirmado ainda no ano passado, mas o paciente contraiu a doença na Bahia.

Deixe seu Comentário