Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
24º
UEMS - Pantanal
Clima

Dourados pode registrar primeira geada do ano

08 Jun 2016 - 15h49
Dourados registra queda de temperatura por conta de uma frente fria - Dourados registra queda de temperatura por conta de uma frente fria -
Dourados enfrenta o risco de ter sua primeira geada. A informação é do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Sietz. De acordo com ele, estamos em uma frente fria atípica desta época do ano. O frio deste Outono está com temperaturas do Inverno, cuja estação só inicia-se dia 21. "O tempo está muito nublado. A temperatura tem a média histórica menor dos últimos 37 anos, neste mês. O mês de junho, normalmente, tem a média de 18,4°C, e agora está 15,6°C, o que são quase 3°C abaixo do esperado.

De acordo com ele, o volume da chuva, que anda muito intensa, tem atrapalhado todo mundo, menos a produção agrícola. "O que afetou foi a falta de chuva em abril, mês que ficou 30 dias sem registrar chuva. Também, o zoneamento recomenda que se plante milho até 10 de março, mas muita gente atrasou. Quanto mais tarde o plantio, maior o risco da plantação sofrer com a geada", explicou.

Sobre a previsão do clima, o pesquisador disse que "os institutos não tem um consenso. De acordo com ele, os próximos dias não devem ser chuvosos mais. Porém, as temperaturas devem baixar. Nesta quarta-feira (8), as temperaturas variam de 4 a 7° C. No fim de semana, há a previsão de uma redução maior ainda. A sensação térmica pode chegar à menor que 0°C", informou.

Sietz lembra também que as temperaturas são medidas dentro de abrigos. "Já a geada, que fica na relva, fica 4°C para menos", disse explicando que "a geada tem várias intensidades: fraca, moderada e forte".

Deixe seu Comentário