Dourados – MS sábado, 27 de abril de 2024
23º
UEMS - Pantanal
Edições Especiais

Carvalhinho arborizou a Marcelino e redor da praça

18 Dez 2015 - 10h59
Antônio de Carvalho -  UDN. - Crédito: Foto: Acervo do O PROGRESSOAntônio de Carvalho - UDN. - Crédito: Foto: Acervo do O PROGRESSO
O paraibano Antônio de Carvalho (Carvalhinho) chegou em Dourados no ano de 1925 com a Comissão Rondon e foi o sexto prefeito do município, eleito pela União Democrática Nacional (UDN). Durante toda gestão, de 1948 a 1951, uma de suas marcas era agir com diplomacia.


A arborização, implantada na área central, na Avenida Marcelino Pires e redondezas da Praça Antonio João foi uma importante contribuição de Carvalhinho para Dourados e o meio ambiente. Segundo consta, outros prefeitos que vieram depois exterminaram as árvores, que já estavam frondosas. Se não fosse a luta de alguns moradores daquela época, todas teriam sido extintas.


Durante a administração, Antônio de Carvalho instituiu a feira livre e construiu 13 escolas na zona rural. A Feira do Produtor de Dourados tem o nome dele.


A abertura do Porto Souza para Caarapó e a vinda da linha regular do Serviço de Transporte Aéreo Nacional também foram conquistas da administração de Carvalhinho.

Antonio de Carvalho


Antônio de Carvalho nasceu em Guarabira, na Paraíba, em 1900, filho de Manoel e Cândida de Carvalho. Mudou-se para Cáceres (MT) e trabalhava como chefe do setor de transportes da Comissão Rondon, atuando na implantação da linha telegráfica entre Campo Grande e Ponta Porã. Veio para Dourados em 1925 com a Comissão Rondon para a construção da linha telegráfica entre este município e Rio Brilhante. Logo depois, foi administrador do Posto Indígena José Bonifácio de Andrada e Silva (Tey-cuê), em Caarapó, onde atuou durante 12 anos. Naquele tempo, ele já estava casado com Gasparina de Matos. Teve uma única filha, Neusa Amaral.

Bibliografia: História, fatos e coisas douradenses. Autores: João Augusto Capilé Jr, “sinjão”; Julio Capilé e Maria de Lourdes da Cruz e Souza

Deixe seu Comentário