Dourados – MS quarta, 23 de setembro de 2020
Dourados
30º max
15º min
UEMS

Agência UEMS de Inovação irá impulsionar cenário tecnológico no Estado

10 Jun 2016 - 13h19
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -


# Título

####Subtítulo


A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) avança rumo ao fortalecimento do gerenciamento e produção de projetos e negócios com a criação da Agência UEMS de Inovação que será inaugurada no próximo dia 21, com a presença do Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do Estado, Renato Roscoe, no Anfiteatro do Bloco A, na unidade universitária de Dourados.

A Agência UEMS de Inovação visa ampliar parcerias estratégicas com empresas e órgãos públicos e privados para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, englobando as incubadoras Fênix e Elos, a Assessoria de Inovação e Tecnologia (NIT) e a Assessoria de Projetos e Captação de Recursos (ACPR).

"A Agência é uma iniciativa pioneira no âmbito da UEMS e objetiva o fomento de ideias inovadoras em vários níveis. A Universidade tem um imenso potencial a ser explorado a partir da implantação de 11 Centros de Pesquisa em áreas estratégicas", afirma Laércio de Carvalho, vice-reitor da UEMS.

De recursos naturais às tecnologias químicas; do desenvolvimento sustentável à produção vegetal, além dos Centros referenciais de pesquisas nas áreas de educação, linguagem, memória e identidade, e gênero, raça e etnia a implementação dos Centros é fator que facilita a gestão de projetos e captação de recursos.

Assessorias Integrantes

"O NIT atua em parceria com diversas instituições, desde o próprio Governo do Estado à instituições como a Fundect, Senai, Sebrae entre outros. Trata-se de um mecanismo institucional direcionado especificamente a negócios embasados em inovação e tecnologia. Nosso objetivo maior é incentivar a pesquisa científica, a transferência de tecnologias, a propriedade intelectual, depósito de patentes, além da integração da Universidade com os setores produtivos do Estado, destaca Janete Soares, assessora da NIT.

"A APCR desenvolve estratégias referentes à captação de financiamentos voltados a diferentes projetos da UEMS, visando garantir recursos para implantação de infraestrutura adequada junto a laboratórios e demais espaços de pesquisa. Equipamentos adequados são imprescindíveis para o avanço da inovação na Universidade. É dessa forma que o trabalho da APCR soma ao princípio da Agência de Inovação da UEMS", explica Vera Lescano, responsável pela Assessoria, juntamente com Leila Marques.

Incubadoras da UEMS

As Incubadoras da UEMS têm atuado como força auxiliar no desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos nascentes e em operação, buscando a modernização de suas atividades transformando ideias em produtos, processos e serviços, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar aos empreendedores no âmbito da Universidade.

A Elos-ITCP é voltada para empreendimentos coletivos de caráter social a colaborativo, e busca atender demandas de grupos informais e formais na perspectiva de Economia Solidária. "Nosso diferencial é centrar não apenas a organização econômica, mas no ser humano, na sustentabilidade, na promoção de qualidade de vida, primando por uma produção coletiva, autogestionária e democrática", esclarece a responsável Cândida Erbano.

Já a Fênix possui um caráter mais arrojado e empresarial, trabalhando focada na transformação de ideias em empreendimentos inovadores, gerando emprego e desenvolvimento. "Disseminar a cultura empreendedora e a inovação fazem parte da missão da Fênix incentivando a criação de produtos e serviços que impactem positivamente a sociedade, sempre primando pela inovação", finaliza Leandro Pezzin, gestor da Fênix.

Espaço Inovação UEMS e UFGD

O espaço visa mostrar os serviços e produtos desenvolvidos pelas Empresas Junior (EJ´s), além de outros projetos desenvolvidos em parcerias pelas instituições. À frente da iniciativa, Lendro pezzin informa que "com finalidade educacional, uma EJ possibilita ao acadêmico a vivência prática dos conhecimentos aprendidos na graduação, desenvolvimento da liderança e habilidades empresariais, além de estimular o empreendedorismo". Outro diferencial é a prestação de serviços de qualidade com preços mais acessíveis. As atividades são supervisionadas por professores.

Deixe seu Comentário