Londres A popularidade de Kate Middleton, que já era alta, aumentou ainda mais após a comoção popular causada pela notícia do diagnóstico de câncer, colocando a princesa de Gales pela primeira vez na posição de figura mais admirada da realeza britânica no acompanhamento regular feito pelo instituto YouGov. 

Os resultados da última rodada do acompanhamento, divulgados nesta terça-feira (9), mostram que três quartos dos britânicos (76%) afirmam ter uma visão positiva da princesa de Gales, um aumento de seis pontos desde o início do ano. 

William vem em segundo, com 73%, tendo recuado quatro pontos. E mais pessoas têm uma visão negativa do príncipe de Gales do que de Kate: 21% contra 15%. Já o rei Charles, também com câncer, perdeu três pontos em relação a fevereiro, e segue em quarto lugar na lista dos mais admirados entre os que estão vivos. 

 

O percentual de pessoas que têm opinião favorável sobre o monarca é de 63%, enquanto 30% são desfavoráveis. 

A princesa Anne vem em terceiro lugar entre os mais admirados, com 71%. Apenas 13% têm uma visão negativa da irmã do rei, a mais baixa entre todos os membros da realeza, de acordo com a pesquisa do YouGov. 

Camilla, a rainha que vem sendo a principal face da realeza britânica diante do público depois dos problemas de saúde de Charles e Kate, que também provocaram a redução dos compromissos oficiais do príncipe William, manteve-se estável na pesquisa de admiração.

Segundo o YouGov, 50% dos entrevistados continuam simpáticos a ela, mesmo percentual do início do ano. Mas a rainha ganhou adversários, com elevação de dois pontos percentuais na taxa dos que não a admiram.  

 

Em uma lista que também inclui a rainha Elizabeth, que morreu em 2022, a monarca segue em primeiro, com 77% de admiração dos britânicos, um ponto a menos do que Kate. 

 

 

Vídeo pessoal sobre câncer ajudou a aumentar a admiração 

A onda de simpatia por Kate, sobretudo após o vídeo em que revelou o diagnóstico de forma pessoal, falando do choque ao saber o resultado e da dificuldade de comunicar aos filhos, demonstra que a criticada divulgação de uma foto da família editada não foi suficiente para abalar a confiança na princesa, como outra pesquisa já havia constatado. 

Também indica que as teorias conspiratórias e os memes, alguns agressivos, igualmente não foram capazes de comprometer a imagem positiva de Kate. 

Depois que o diagnóstico foi revelado, várias celebridades se desculparam e removeram postagens criticando ou fazendo brincadeiras com o mistério da falta de notícias e de imagens da princesa, cuja última aparição pública havia sido no Natal.

A notícia da cirurgia abdominal que sofreu em janeiro foi anunciada em uma nota oficial, sem detalhes sobre o motivo nem imagens, o que gerou críticas sobre a comunicação da realeza com a sociedade.

No entanto, após o vídeo o mistério foi atribuído a uma decisão pessoal da princesa, para administrar o choque do diagnóstico e planejar como e quando os filhos seriam informados. 

kate

 

Os menos admirados da realeza

O príncipe Harry e sua mulher, Meghan, continuam impopulares, com apenas 31% tendo uma opinião positiva sobre o primeiro e 26% sobre a segunda, de acordo com o YouGov. 

E o príncipe Andrew continua a ser o menos popular de todos, com apenas 6% dos britânicos a terem uma visão positiva dele, em comparação com 86% que têm uma opinião negativa.

Um filme sobre a famosa entrevista dada à BBC em 2019 para se defender de acusações relacionadas à amizade com o pedófilo Jeffrey Epstein acaba de ser lançado pela Netflix, com potencial de afetar ainda mais a reputação do príncipe ao trazer novamente o assunto à tona. 

 

 

Como sempre, as atitudes variam de acordo com a idade, com os britânicos mais jovens continuando a ter uma visão mais negativa da realeza.

A regra só não vale para o príncipe Harry e Meghan. Os entrevistados de 18 a 24 anos tendem a ser mais positivos em relação a eles do que os mais velhos embora os jovens estejam divididos em suas opiniões sobre o casal.

O rei Charles é menos popular entre a geração mais jovem (apenas 32% têm uma opinião positiva), ao passo que William e particularmente Kate são admirados entre este grupo. Metade dos jovens de 18 a 24 anos (52%) dizem que gostam de Kate Middleton, em comparação com apenas 21% que não gostam, enquanto o príncipe William é apreciado por 49% e detestado por 30%.

Quando se trata da instituição da monarquia em geral, 58% dos britânicos em geral têm uma visão positiva, mas isto varia entre 79% dos maiores de 65 anos e 32% dos jovens entre os 18 e os 24 anos.

O YouGov entrevistou 2 mil britânicos entre os dias 2 e 3 de abril para realizar a pesquisa.