Dourados – MS segunda, 29 de abril de 2024
34º
UEMS - Pantanal
Economia

Setores de alimentação, beleza, saúde e bem-estar seguem no topo do ranking das áreas

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o segmento cresceu 13,8% e faturou R$ 240,661 bilhões em 2023

14 Fev 2024 - 17h30Por Daiana Napoleão
Setores de alimentação, beleza, saúde e bem-estar seguem no topo do ranking das áreas  - Crédito: Frepik Crédito: Frepik

O mercado de franquias no Brasil segue em expansão, em meio a um cenário econômico otimista, marcado por índices ascendentes de confiança tanto empresarial quanto do consumidor, o franchising demonstrou ser uma força propulsora no ambiente de negócios brasileiro e cresceu em 2023  atingindo o faturamento R$ 240,661 bilhões, dados divulgados pela ABF- Associação Brasileira de Franchising apontam uma alta de 13,8%. 

Segundo Lucien Newton, vice-presidente da vertente de consultoria do Grupo 300 Ecossistema de Alto Impacto, a confiança no mercado reforçou o alicerce para o avanço e os destaques do segmento foram as franquias de alimentação, saúde, beleza e bem-estar que ocuparam o top 3 do ranking divulgado. “O setor de alimentação corresponde a 17,9% de participação nesse crescimento, algo perceptível quando observamos a retomada enérgica das atividades presenciais, e pela inovação contínua em modelos de negócio que privilegiam a conveniência. Vale ressaltar o delivery, que é uma venda incremental, que começou forte na pandemia e não parou mais, e contribuiu para o impulso da alimentação. Com isso, os novos modelos em conveniência e muita tecnologia com foco no aumento da produtividade, e no atendimento a mais clientes no mesmo ponto de venda, fez com que o segmento se destacasse muito”, explica.

Já sobre o setor de saúde, beleza e bem-estar, que ficou em segundo lugar no ranking, com um crescimento de 17,5%, o especialista chama atenção para a participação do público masculino e o crescimento das redes de odontologia. “A gente vê mudança nos hábitos do consumidor, que está cada vez mais consolidado em relação à estética, beleza e bem-estar, inclusive em homens, que passaram a ter representatividade no mercado, que mesmo segmentado no público feminino, começa a ter um incremento para o masculino. Várias marcas que lideram o setor já possuem maturidade e estão estabilizadas dentro do franchising. Vale enfatizar, a área de odontologia que ganha destaque pelo seu crescimento dentro do segmento de beleza, e segue com três marcas entre as 50 maiores do setor de franquias, estando uma delas no top 5,  e essa é mais uma tendência muito forte de outras redes surgirem”, explica. 

Para Lucien, a gestão, o conhecimento comercial e de vendas, faz muita falta para a clínica odontológica tradicional. “E através do franchising essas clínicas que querem sair do convencional, conseguem implementar métodos e conceitos muito claros e que funcionam de forma eficiente nas suas operações. Então, quando são franqueadas, realmente dominam o mercado que elas chegam. Principalmente quando a gente pensa na interiorização nas cidades de menor porte, e tem um espaço muito grande para a profissionalização do segmento”, complementa.

Conheça 22 redes do segmento de alimentação, saúde, beleza e bem-estar que estão em franca expansão pelo Brasil. 

Alimentação

Spicy Tuna
Criada em 2022, em Ribeirão Preto (SP), a rede de restaurantes fast casual tipicamente havaiano, apresenta a verdadeira experiência da cozinha nativa de Honolulu. Com um cardápio completo da hora do almoço ao happy hour, a franquia também oferece, além do original poke havaiano, lanches, sobremesas e bubbles tea para todos os gostos e estilos de vida. Com uma operação enxuta, com a utilização de automação de processos, a rede disponibiliza modelos em lojas de rua, shopping e quiosque. 
Investimento inicial: a partir de R$ 290 mil 
Faturamento médio mensal: de R$ 120 a R$ 150 mil 
Prazo de retorno: em até 18 meses

10 Pastéis
Fundada em 1996, na cidade de Curitiba (PR), é a maior rede de pastéis do Brasil com mais de 80 unidades em operação e oferece no cardápio pastéis feitos com massa vegana, disponíveis nos sabores tradicional, pimenta e chocolate. Pioneira na criação da borda recheada, a marca também comercializa pastéis coloridos, pratos simples, panquecas e saladas. Em 2023, a 10 Pastéis, rede para os apaixonados por pastel, faturou R$ 65 milhões.
Investimento inicial: a partir de 190 mil
Faturamento médio mensal: R$ 140 mil
Prazo de retorno de Investimento: 24 meses

Bubble Mix
De inspiração oriental, a Bubble Mix é a maior rede brasileira de bubble tea, bebida de origem taiwanesa que une chás por infusão e pérolas de tapioca caramelizadas. Criada em 2014 no Paraná pelos sócios Rodrigo Balotin, Alex Lin e Rogério Arcanjo, a marca entrou no franchising em 2016 e hoje possui mais de 80 unidades em 17 estados. Com faturamento anual de R$ 29,4 milhões em 2023, a Bubble Mix tem modelos a partir de R$ 190 mil de investimento inicial já com taxa de franquia e utiliza cerca de 70% dos insumos importados de Taiwan. Entre os produtos, estão os tradicionais chás, além de opções com frutas, café e até bubble tea com yakult, chegando a mil combinações de sabores. 
Investimento inicial: R$190.000,00 (estrutura, maquinário, utensílios e taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$43.000,00 
Prazo de retorno de Investimento: 20 a 24 meses 

Johnny Rockets
Presente em mais de 30 países e com faturamento médio de R$5 bilhões (1 bilhão de dólares) por ano em todo o mundo, a marca americana criada em 1986 abriu a primeira unidade no Brasil em 2013 e pretende fechar 2024 com 60 restaurantes. As lojas possuem temática dos anos 1950 e disponibilizam no cardápio as melhores opções de hambúrgueres, batatas, shakes, porções e pratos, servidos pelos animados garçons dançarinos. 
Investimento inicial: a partir de R$ 960 mil (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 220 mil 
Prazo de retorno de Investimento: 18 a 36 meses

Dickey’s Barbecue Pit
Maior rede de churrasco do mundo, o Dickey's Barbecue Pit foi criado há 82 anos no Texas e chega a 650 unidades pelo mundo. Entre os oito países fora dos EUA que abrigam a marca, o Brasil foi pioneiro na América Latina. Com vários modelos a partir de 55m², o restaurante se adapta a cidades médias e grandes, com opções para shoppings e rua. Em 2023, faturou R$5 milhões e tem objetivo de chegar a 55 nos próximos 10 anos, conquistando quem aprecia o Texas Barbecue (estilo de churrasco defumado lentamente em baixa temperatura e com temperos locais). 
Investimento inicial: a partir de R$910 mil (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: entre R$ 200 mil e R$ 300 mil
Prazo de retorno de Investimento: 18 a 36 meses

Cuor di Crema
Rede fundada em 2012 que respeita as tradições e os processos de produção das legítimas gelaterias italianas, com produtos 100% naturais, sem adição de gordura, aromatizantes e conservantes. Os gelatos Cuor di Crema têm uma lista extensa de sabores autênticos: são quase 100 receitas, cada uma com experiência única por seu preparo com matérias-primas nacionais e importadas, além do uso exclusivo de frutas in natura. No cardápio, estão também variadas opções de cafés, sobremesas e salgados. Para os interessados em empreender, são dois modelos de negócios: quiosque e loja. Atualmente, a Cuor di Crema possui 9 unidades em operação. Em 2023, o faturamento geral ultrapassou R$8 milhões. 
Investimento inicial: a partir de R$ 475 mil (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Prazo de retorno de Investimento: 22 a 38 meses

Boulangerie Carioca 
Inspirada nas mais sofisticadas padarias e cafeterias francesas, a rede abriu as portas da primeira loja em 2015 e encanta os clientes com um ambiente aconchegante e uma seleção variada de delícias parisienses e da culinária mundial, como macarons, pães, doces, quiches, croissants e outros quitutes fresquinhos. Para atender o público em todos os horários, a Boulangerie Carioca reposicionou a marca e passou a servir também opções de brunch, sopas e pratos rápidos. Com lojas de rua, de shopping ou mesmo quiosques, a marca chama atenção e se adapta a públicos de metrópoles ou cidades menores. 
Investimento inicial: a partir de R$ 490 mil (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
Prazo de retorno de Investimento: 18 a 36 meses

Borda & Lenha
Fundada em 2016, no Rio de Janeiro (RJ), é a primeira rede fast-pizza do Brasil e tem o objetivo de personalizar a experiência do cliente, com qualidade, sabor e preço acessível. No cardápio, a franquia oferece pizzas feitas com massa artesanal e permite a seleção de sabores pelo próprio consumidor, que pode montar a pizza a partir de mais de 25 opções de toppings. No franchising desde 2019, a rede conta com mais de 40 unidades em todo o território nacional e pretende chegar a 100 unidades em 2024.
Investimento inicial: R$ 105 mil (incluso taxa de franquia, estoque inicial e instalação)
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 55 mil
Prazo de retorno de Investimento: até 18 meses

Casa de Bolos
Maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento foi reconhecida pela 7ª vez uma das 50 maiores franquias do país, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A rede oferece mais de 100 opções de bolos caseiros com uma produção 100% artesanal e feita com fruta de verdade, que inclui versões clássicas, diet, funcional, mini, baby, tortas, cucas, Bolo Caseiro no Pote e sobremesas geladas, para todos os tipos de paladar nas mais de 500 unidades pelo país. Para 2024, a rede estima alcançar a marca de 600 unidades comercializadas em todo o Brasil. 
Investimento Inicial: R$ 143 mil (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 57 mil 
Prazo estimado de retorno: 24 meses

Mais1.Café
Fundada em 2019, a rede é uma das maiores de cafeterias do Brasil e está entre as 50 maiores franquias do país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com mais de 30 opções de bebidas feitas a partir do grão especial, além de disponibilizar acompanhamentos doces e salgados importados da América Latina e da Europa, com um atendimento digitalizado e personalizado. A franquia está presente em 220 cidades, distribuídas em 25 estados do país, além da presença no Paraguai. Para 2024, a expectativa é ultrapassar a marca de 1000 unidades comercializadas em todo o país. 
Investimento Inicial: R$ 190 mil (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil 
Prazo estimado de retorno: de 18 a 24 meses

Espetto Carioca 
Fundada em 2011 na zona oeste do Rio de Janeiro, é uma rede de bares e restaurantes, idealizada pelo empresário Leandro Souza. No ano de 2012, entrou para o franchising e conta atualmente com 54 unidades presentes em cinco estados. Leandro Souza, que já foi considerado o “Rei dos Espetinhos” na capital fluminense, hoje espalha o lifestyle carioca pelo país através de uma rede que oferece mais de 1000 combinações de pratos, bebidas e sobremesas.
Investimento Inicial: a partir de R$ 241.767 (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Prazo estimado de retorno: de 24 a 36 meses

Saúde, beleza e bem-estar 

OdontoCompany
Considerada a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, a OdontoCompany tem mais de 2000 unidades comercializadas espalhadas em todos os estados brasileiros. Há mais de 33 anos no mercado e mais de 13 no franchising, a rede integra a SMZTO Holding de Franquias, que congrega outras importantes empresas dos mais diversos segmentos. É reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia. Em 2024, a marca ficou em quinto lugar no ranking das 50 maiores franquias do Brasil, segundo a ABF- Associação Brasileira do Franchising.
Investimento inicial: R$ 300 mil (modelo de negócio para cidades com mais de 150 mil habitantes)
Faturamento médio mensal: R$190 mil
Prazo de retorno de Investimento: a partir de 12 meses

Oral Sin 
Referência em implantes dentários, a Oral Sin é uma rede de clínicas odontológicas que está no mercado há duas décadas proporcionando conforto e segurança aos seus pacientes. Fazendo parte do Grupo OdontoCompany a rede possui mais de 550 unidades e está presente em todos os estados do país. A Oral Sin realiza cerca de 30 mil tratamentos por mês, o que a coloca como a número um em implantes dentários. Em 2024, a marca ficou na 38º posição no ranking das 50 maiores franquias do Brasil, segundo a ABF- Associação Brasileira do Franchising.
Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil
Faturamento médio mensal: R$210 mil
Prazo de retorno de Investimento: 21 meses

Emagrecentro
Referência nas áreas de emagrecimento e estética corporal, o Emagrecentro foi fundado em 1986 e entrou para o franchising em 1994. A rede é a única franquia de emagrecimento no mundo com metodologia aprovada por trabalho científico, e oferece o método patenteado e certificado, desenvolvido pelo Dr. Edson Ramuth, denominado Método 4 fases. Está entre as 20 maiores microfranquias de 2023, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Atualmente conta com mais de 350 operações, além das unidades internacionais com a bandeira Best Shape nos Estados Unidos e Espanha. A rede tem como objetivo expandir em mais países da Europa e América do Sul, além de Estados Unidos e Índia, país onde tem a expectativa de abrir 500 unidades nos próximos 10 anos.
Investimento inicial: R$ 134.400,00 (inclui capital de instalação e taxa da franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 85 mil 
Prazo estimado de retorno: 6 a 12 meses

Padrão Enfermagem
Fundada em 2006, é uma rede de franquias com mais de 50 unidades no Brasil,  é a ponte entre os profissionais da área de enfermagem e cuidadores com as famílias que precisam desses tipos de serviços. Especializada no agenciamento de profissionais da saúde para uma série de serviços primordiais aos pacientes, tais como: Acompanhamento hospitalar, Serviços de enfermagem, Cuidador de idosos e Cuidador infantil. Todos os profissionais estão preparados e habilitados para atender com segurança e qualidade a clientes em ambiente domiciliar, hospitalar e empresarial, com suporte 24h.
Investimento inicial:R$ 80 mil (incluso: Capital de giro, taxa da franquia, instalações iniciais e marketing inicial)
Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
Prazo estimado de retorno: 18 meses

OrthoDontic 
A OrthoDontic é a maior rede de franquias de ortodontia do Brasil, com mais de 350 unidades espalhadas por todo o país e somam mais de sete milhões de pessoas atendidas. A rede foi fundada em 2002 por cinco amigos recém-formados no curso de odontologia da Universidade Estadual de Londrina, que buscavam ir além de seus consultórios particulares para tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos. Em 2004, encontrou no sistema de Franchising a melhor alternativa para expandir a marca por todo o Brasil. Desde então, a marca coleciona prêmios e reconhecimentos que atestam seu sucesso. Conquistou por onze vezes consecutivas o selo de Excelência em Franchising, pela ABF (2022 – 2012) e se tornou a primeira marca de odontologia do mundo a ser case de sucesso do Facebook, do grupo Meta. Há um ano, a OrthoDontic se juntou ao grupo OdontoCompany.
Investimento inicial: entre R$415.000 a R$432.000 (incluso: taxa de franquia, capital de giro e instalações)
Faturamento médio mensal: R$ 200.000
Prazo estimado de retorno: de 25 a 29 meses

Academia Gaviões
No cenário paulista há quase 50 anos e no franchising desde 2019, a Academia Gaviões conta hoje com 63 unidades em todo Brasil e pretende chegar a 100 em operação até o final de 2025. A rede oferece modelos de negócios onde o franqueado pode ser o administrador ou somente o investidor, já que também oferece a opção do empreendedor contratar um serviço de administração especializado na marca. Todas as unidades oferecem um mix de aulas, atendimento diferenciado para iniciantes e modernos equipamentos de musculação.
Investimento inicial: a partir de R$ 1,5 milhão (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 458 mil
Prazo de retorno de Investimento: 18 a 26 meses

PróRir
Fundada em 2006 a rede de clínicas odontológicas carioca, visa aliar um atendimento de qualidade a preços acessíveis, com serviços que vão de estética a procedimentos cirúrgicos. Desde 2017 no franchising, a marca possui atualmente 19 unidades no estado do Rio de Janeiro, tendo realizado mais de 1 milhão de atendimentos ao longo dos anos. Hoje, a empresa tem como meta um crescimento a nível nacional.
Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil (incluso taxa de franquia e instalação)
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
Prazo estimado de retorno: de 18 meses a 24 meses

Home Angels
A rede é pioneira no segmento e se consolidou no mercado rapidamente, tornando-se referência como a maior rede de cuidadores de idosos supervisionados da América Latina. As unidades Home Angels prestam serviço de excelência em assistência física e emocional, tendo sempre um atendimento supervisionado e personalizado aos assistidos e suas famílias.
Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil (incluso taxa de franquia e capital de giro)
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
Prazo estimado de retorno: de 6 meses a 12 meses

Ad Clinic
Criada no ano 2014, em Curitiba/PR, a Ad Clinic é uma rede de clínicas de estética que trabalha com os três pilares mais importantes na estética: o tratamento corporal, a harmonização facial e a depilação definitiva, além de tratamentos mais específicos como lipo sem cortes e massagens, para o público feminino e masculino. No franchising desde 2019, a Ad Clinic já conta com mais de 100 unidades comercializadas pelas principais cidades e capitais do Brasil. 
Investimento inicial: a partir de 152 mil no modelo harmony (incluso taxa de franquia, taxa de implantação, arquitetura, instalações, reformas e adequações no espaço, equipamentos básicos iniciais, inauguração e assessoria)
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Prazo estimado de retorno: 13 meses

Yes! Cosmetics
Rede de cosméticos 100% veganos com selo cruelty free a preço acessíveis, a Yes! Cosmetics foi criada em 2000, em Recife/PE. No franchising desde 2016, a rede conta um portfólio com mais de 250 itens de perfumaria, maquiagens e cuidados faciais e corporais, que podem ser encontrados nas mais de 130 unidades pelo Brasil, além do site oficial da marca e através da venda direta.
Investimento inicial: R$ 150 mil no modelo quiosque (incluso instalação, taxa de franquia e sistemas)
Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
Prazo estimado de retorno: 18 a 24 meses

Fast Tennis
É uma rede de academias de tênis que traz uma proposta inovadora e se dedica a transformar a prática do esporte em uma experiência única e divertida. Com foco na experiência do cliente e uma abordagem personalizada para todas as idades, a empresa oferece aulas dinâmicas e flexíveis, promovendo saúde, diversão, inclusão  e um estilo de vida saudável.
Investimento inicial: R$ 250 mil (incluso construção, capital de giro, taxa de franquia e taxa de implantação)
Faturamento médio mensal: entre R$60 e R$70 mil
Prazo estimado de retorno: 21 meses

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Alckmin defende diálogo com Congresso sobre desoneração da folha
Economia

Alckmin defende diálogo com Congresso sobre desoneração da folha

28/04/2024 20:30
Alckmin defende diálogo com Congresso sobre desoneração da folha
Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%
Economia

Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%

28/04/2024 19:30
Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%
Startups apoiadas pelo Sebrae ajudam na redução de impactos climáticos
Inovação & Tecnologia

Startups apoiadas pelo Sebrae ajudam na redução de impactos climáticos

28/04/2024 13:30
Startups apoiadas pelo Sebrae ajudam na redução de impactos climáticos
Nova linha de crédito vai apoiar produtores em conversão de pastagens
Economia

Nova linha de crédito vai apoiar produtores em conversão de pastagens

27/04/2024 23:00
Nova linha de crédito vai apoiar produtores em conversão de pastagens
Reforma prevê isenção para vacinas de covid, dengue e febre amarela
Economia

Reforma prevê isenção para vacinas de covid, dengue e febre amarela

27/04/2024 17:30
Reforma prevê isenção para vacinas de covid, dengue e febre amarela
Últimas Notícias