Dourados – MS terça, 30 de abril de 2024
24º
UEMS - Pantanal
UFMS

Programação do Festival da Juventude tem mais de 50 atividades gratuitas

A programação reúne diversas atividades gratuitas como concursos, lançamento de livros e bate-papo com autores renomados, shows, teatro, dança, oficinas e batalha de rima

17 Abr 2024 - 08h00Por Vanessa Amin/UFMS
Programação do Festival da Juventude tem mais de 50 atividades gratuitas - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na próxima semana, entre 25 e 28 de abril, será realizada a primeira edição do Festival da Juventude (FestJuv). A programação oficial foi lançada segunda-feira, 15, e reúne diversas atividades gratuitas como concursos, lançamento de livros e bate-papo com autores renomados, shows, teatro, dança, oficinas e batalha de rima, na Cidade Universitária. 

“Hoje é um dia especial para todos nós. Esse é o primeiro evento dessa natureza no Estado e é realizado graças a uma parceria de muitas pessoas e instituições. Estamos felizes por transformar a UFMS na casa que vai acolher tantos jovens durante os quatro dias. […] A Universidade está completando 45 anos de federal, sempre é momento para criarmos e ter espaços novos para motivar nossos jovens”, enfatizou o reitor Marcelo Turine durante a abertura.

O reitor também lembrou que o Festival contempla na sua programação os direitos e orientações do Estatuto da Juventude. Hoje, Mato Grosso do Sul tem mais de 2 milhões de habitantes e desse total, cerca de 24% são de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. “Nunca houve um evento dessa magnitude para esse público tão importante”, reitera.

“Todos que estão aqui são muito especiais para a gente. Na produção do Festival temos uma relação de convivência muito harmoniosa entre todos. Agradeço nossos parceiros e suas equipes. O Festival é feito por muitas pessoas, são pelo menos 150 envolvidas diretamente na produção. É muito bom trabalhar com essa energia de troca, de construção conjunta, coletiva. A partir de agora queremos estender o Festival para todos e para isso precisamos de ajuda de vocês. Acessem nossas redes, divulguem, compartilhem”, disse a coordenadora Andréa Freire.

Idealizado pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura, o primeiro FestJuv nasceu com uma proposta inicial literária, porém foi expandido para outras vertentes culturais. “Estamos lançando a programação, porém estamos pensando no evento pelo menos uns seis meses. Não estamos oferecendo qualquer coisa para a juventude, mas uma programação na qual o universo simbólico de todas as diferentes tribos esteja presente e que a arte seja o fio condutor de tudo isso. Dizem pra mim que a juventude não quer saber da cultura, mas precisamos estimular oferecendo outras atividades que não sejam oferecidas pela construção da mídia digital e que vão de encontro ao obscurantismo espalhado pelo mundo, pela batalha. O que nos interessa são as vidas as pessoas. De todas as iniciativas que fizemos em Mato Grosso do Sul, é a primeiro evento dessa natureza na UFMS, a quem agradeço imensamente por ter aberto as suas portas para nós”, explicou Nilson Rodrigues.

A diretora de Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques, enfatizou o envolvimento da UFMS na promoção do FestJuv. “A UFMS foi escolhida para ser a sede desse Festival pela concentração de jovens que temos e também para atrair aqueles que ainda não frequentam a Instituição, para que venham até nós. Esse é um evento para todos os estudantes e convidamos todos para prestigiar e participar da programação”, disse.

 O Festival recebeu recursos via emenda parlamentar do deputado Vander Loubet, que foi representado pelo assessor Landmark Ferreira Rios. “O Festjuv vai entrar para a história de Mato Grosso do Sul. O deputado Vander agradece a UFMS por ter aberto as portas para o evento, também agradeço ao governo que recebeu a proposta e acreditou na ideia. Esse será um grande momento para a juventude e para a Universidade”, destacou. “Estou entusiasmado, pois eventos como esse me dão ânimo para continuar a estimular a leitura entre os jovens. Estou muito feliz. Precisamos exatamente disso, provocar a leitura, provocar a cultura”, destacou o vereador de Campo Grande, Ronilço Guerreiro.

“É com muita alegria que estamos no lançamento do FestJuv. Será um evento simbólico. Precisamos sempre pensar em políticas públicas para a infância e juventude, por isso a Fundação de Cultura sempre estará presente em iniciativas como essa. A UFMS foi um dos palcos para a construção cultural do Estado, parabéns por terem a sensibilidade de acolher a iniciativa e, quem sabe, no próximo ano o evento não se expanda para outros municípios”, falou a gerente de Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Melly Sena.

Programação diversa

As atividades incluem importantes nomes da cultura regional e também nomes de visibilidade nacional. Entre eles estão o ator Johnny Massaro, o escritor Tino Freitas, o produtor PJ Maia, os músicos e compositores Arnaldo Antunes e Matu Miranda, a cantora Ana Cañas, os poetas Sérgio Vaz e Emmanuel Marinho, o humorista Matheus Buente e o escritor Marcelo Rubens Paiva.

Entre as apresentações de teatro, estão Vereda dos Mamulengos, Dom Casmurro e Areôtorare, além de performances de circo, trova, movimento cheerleading (líderes de torcida), breaking, concurso de cosplay e K-pop, capoeira. Serão realizadas nove oficinas: escrita criativa, interpretação para cinema e TV, roteiro para cinema, técnica vocal para jovens, criação e desenvolvimento de aplicativos para celular, políticas públicas para a juventude, combate às fake news (informações falsas), empreendedorismo digital e profissões do futuro e comunicação e marketing são os temas.

A abertura está marcada para às 18h30, do dia 25, com a apresentação do trovador Ruberval Cunha. No encerramento, além das premiações dos concursos literários, de reportagem e rima e da palestra com o escritor Sérgio Vaz, haverá apresentação musical do MC Anarandá e Bro MC’s, primeiro grupo de rap indígena do Brasil.

As atividades serão realizadas no Complexo Multiuso 1, Teatro Glauce Rocha e Esplanada do Morenão. Será montada a Vila das Letras, no estacionamento do Teatro, com exposição, venda, troca e doação de livros com diversos coletivos literários. Na Praça da Juventude, deve ser montado palco para apresentações artísticas. Uma estrutura de Praça de Alimentação também foi projetada para atender os participantes.

Todas as atividades são gratuitas. Algumas possuem vagas limitadas e, portanto, os interessados devem estar atentos à disponibilidade para retirada de ingressos.

 

Fotos: Álvaro Herculano

Deixe seu Comentário

Leia Também

III Feira de Artesanato "Mestre Cilso" acontece até terça na Câmara Municipal
Dourados

III Feira de Artesanato "Mestre Cilso" acontece até terça na Câmara Municipal

29/04/2024 18:00
III Feira de Artesanato "Mestre Cilso" acontece até terça na Câmara Municipal
Festival Internacional de Vídeos PLURAL: ganhadores terão filmes exibidos em festivais e cinemas
Cultura

Festival Internacional de Vídeos PLURAL: ganhadores terão filmes exibidos em festivais e cinemas

29/04/2024 08:00
Festival Internacional de Vídeos PLURAL: ganhadores terão filmes exibidos em festivais e cinemas
Mostra traz fotografias de Sebastião Salgado na Revolução dos Cravos
São Paulo

Mostra traz fotografias de Sebastião Salgado na Revolução dos Cravos

28/04/2024 18:30
Mostra traz fotografias de Sebastião Salgado na Revolução dos Cravos
Eleitos Miss e Mister Indígena Dourados 2024
Concurso

Eleitos Miss e Mister Indígena Dourados 2024

28/04/2024 17:05
Eleitos Miss e Mister Indígena Dourados 2024
Resultado Final do Edital Ruth de Souza de Audiovisual é divulgado
Cultura

Resultado Final do Edital Ruth de Souza de Audiovisual é divulgado

28/04/2024 16:00
Resultado Final do Edital Ruth de Souza de Audiovisual é divulgado
Últimas Notícias