Dourados – MS quinta, 24 de setembro de 2020
Dourados
33º max
17º min
Informe C

Até quando isso vai continuar?

30 Abr 2016 - 06h00
Até quando isso vai continuar? -
O médico oncologista Mário Eduardo Rocha, diretor do Hospital de Câncer de Dourados, voltou a denunciar a situação financeira da instituição "que se agrava mais a cada dia. Hoje são 26 pacientes que tiveram seus ciclos de quimioterapia suspensos e 33 pacientes aguardam para iniciar o tratamento por falta de medicação quimioterápica. A retenção arbitrária e inconsequente dos recursos pelo Hospital Evangélico devidos ao Hospital de Câncer já passa dos R$ 615.000." Essa é "página infeliz da nossa história", como cantou Chico Buarque, já que o HE reconhece a falta dos repasses e fica por isso mesmo.


##### Pagando o pato


Pelo menos uma voz política se levantou neste triste episódio. O deputado federal e médico Geraldo Resende (PSDB) discursou na Câmara lembrando que "pacientes que fazem tratamento no Hospital do Câncer estão sendo mandados de volta para casa sem passar pelas sessões de quimioterapia. O motivo é a crise financeira da unidade, que é gerenciada por uma clínica particular, contratada pelo Hospital Evangélico". O HE detém do Ministério da Saúde a prestação de serviço na área de oncologia no município. Diante dessa situação de "extrema gravidade", Geraldo fez um apelo para que a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado "façam uma mediação e os pacientes sejam atendidos mesmo em meio à essa crise. Os pacientes já estão debilitados e frágeis por causa da doença. Eles não têm que pagar o pato pela falta de gestão do hospital."

##### Mapa


A Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul pretende fazer um amplo mapeamento dos casos de câncer no estado. Uma portaria publicada ontem no Diário Oficial do Estado, institui os procedimentos para que agentes públicos tenham acesso a registros de atendimento a pacientes com a doença feitos manualmente (prontuários) ou digitalizados (banco de dados), dos setores público e privado, em instituições como hospitais, laboratórios, serviços de quimioterapia e radioterapia, convênios médicos e organizações não governamentais (ONGs).


##### Expoflor


Está acontecendo na Praça Antônio João a tradicional Expoflor -- Feira de Flores e Plantas de Holambra, com a venda de mudas frutíferas, ornamentais e grande variedades de orquídeas. O objetivo é arrecadar recursos para a manutenção do Lar do Idoso de Dourados e da Rede Feminina de Combate ao Câncer. A Expoflor prossegue até o dia sete de maio, sendo excelente opção para presentear as mães. Os estandes estão abertos todos os dias das 8h às 20h.

##### Banho Maria


O deputado estadual Zé Teixeira disse que o PSDB ainda não o procurou para uma eventual aliança visando às eleições municipais em Campo Grande. Ele acredita que o DEM não terá candidato próprio, já que até o momento o deputado Luiz Henrique Mandetta não falou sobre o tema, registrou o Campo Grande News. "Por enquanto a eleição está fria, sem novidades", despista.

##### Esquentando


A Procuradoria Geral da República já estuda pedir ao Supremo Tribunal Federal autorização para investigar a presidente Dilma Rousseff por desvio de finalidade, informou o repórter Marcelo Cosme, da GloboNews. O pedido de investigação deve acontecer em breve, dentro do contexto da gravação autorizada pelo juiz federal Sérgio Moro, em que Dilma combina com o ex-presidente Lula enviar o termo de posse.  Para investigadores, Dilma nomeou Lula ministro-chefe da Casa Civil para que o ex-presidente ganhasse o foro especial do STF. Outras gravações com autorização judicial revelaram o temor de petistas de que Lula poderia ser preso a qualquer momento.


### BATE REBATE


A taxa de desemprego brasileira subiu para 10,9% no trimestre encerrado em março, somando 11,1 milhões de pessoas em busca de um trabalho, segundo pesquisa do IBGE. O resultado é o maior patamar da série histórica, iniciada em 2012.

A senadora Simone Tebet (PMDB) reiterou, durante sua fala na reunião da Comissão Especial do Impeachment, que a admissibilidade do processo contra a presidente Dilma Roussef (PT) já está decidida. Ela integra a comissão juntamente com o senador Waldemir Moka (PMDB).

O deputado Paulo Correa deixou claro que o PR tem candidato a prefeito de Campo Grande e não irá abrir mão de lançar o empresário Sérgio Longen , presidente da Federação das Industrias do Estado (Fiems) e dono da indústria Semalo (Jumbitos).

Já o PSDB confirmou o nome da vice-governadora Rose Modesto como postulante a prefeita da Capital.


### INFORME CURURU


Está tão frio que quando fico pelado pareço um porco-espinho, de tão arrepiado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

“Festival Mba’e Porã” em prol dos Guarani e Kaiowá começa nesta sexta-feira (7)
Cultura solidária

“Festival Mba’e Porã” em prol dos Guarani e Kaiowá começa nesta sexta-feira (7)

07/08/2020 09:15
“Festival Mba’e Porã” em prol dos Guarani e Kaiowá começa nesta sexta-feira (7)
Últimas Notícias