Dourados – MS quarta, 12 de maio de 2021
Dourados
24º max
16º min
Vacinação 2
Cotidiano

Demora em resultados de testes prejudica contenção do COVID-19

29 Jun 2020 - 14h46Por Valéria Araújo
Demora em resultados de testes prejudica contenção do COVID-19 -

Em Dourados, avanço da doença e aumento na procura fizeram o Estado ampliar número de testes

 

A demora entre a coleta de exames para o diagnóstico de COVID-19 e a liberação do resultado dos testes está prejudicando a contenção da pandemia do novo coronavírus, já que possíveis infectados não ficam em isolamento. A constatação é do próprio Ministério da Saúde que reconhece que a capacidade de processamento de exames por parte dos 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), um em cada unidade da federação, é insuficiente para o controle da disseminação da doença. O problema motiva as autoridades a procurarem alternativas para ampliar esta capacidade, como o uso de laboratórios de polícias e da Embrapa, além de uma parceria público-privada.  


Em Dourados o desiner Pedro Freitas Rocha sentiu na pele os reflexos da alta procura. Sentindo falta de ar, um dos sintomas da doença, ele buscou agendamento para o teste no drive thru do Corpo de Bombeiros no último dia 12. Só havia vaga para o dia 16, quatro dias depois.  Após fazer o teste foi informado de que receberia o resultado por SMS, o que não ocorreu. Oito dias depois o resultado do exame foi publicado no portal da Secretaria de Saúde do Estado, informando para negativo para a doença.  Foram 12 dias de espera para saber que não tinha o vírus. Nesse período ele ficou em isolamento, porém outros pacientes ão chegam a ter o mesmo entendimento e quanto mais o exame demora, mas chances de estarem transmitindo a doença a terceiros.


O avanço tanto de casos confirmados como em óbitos no município de Dourados, fez a  Secretaria de Saúde do Estado intervir e socorrer o município mais que duplicando o número de testes no drive thru além da realização dos exames todos os dias, inclusive nos finais de semana. O número de testes diários saiu de 90 para 320, sendo 230 RTPCR e 130 testes rápidos de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana são 50 testes RT PCR e 50 testes rápidos. Semanalmente, já são 2 mil testes realizados no município. De acordo com o coronel do Corpo de Bombeiros, Marcello Fraiha com a ampliação foi possível desafogar a fila por exames e hoje já é possível agendar o procedimento para o dia seguinte em Dourados.


Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, ampliar a testagem é importante para que o Poder Público tenha a dimensão do atual cenário e também para a tomada de decisão em relação às medidas de controle da doença. “O Governo do Estado e a SES têm adotado todas as ações possíveis e necessárias para vencermos essa guerra de ampliação de leitos à distribuição de EPIs, assim como elevação de testes, porém é preciso que a população faça sua parte”.


Serviço
O drive-thru em Dourados funciona no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Presidente Vargas, 1167, Vila Progresso, e o telefone para contato é (67) 3311 6263. O resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado, por SMS, ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Edital de Proclamas
Edital

Edital de Proclamas

11/05/2021 16:43
Edital de Proclamas
Edital Unimed
Edital

Edital Unimed

11/05/2021 16:13
Edital Unimed
Edital de Proclamas
Edital

Edital de Proclamas

11/05/2021 15:02
Edital de Proclamas
Edital de Licença Ambiental
Edital

Edital de Licença Ambiental

11/05/2021 13:56
Edital de Licença Ambiental
Edital de Licença Ambiental
Edital

Edital de Licença Ambiental

11/05/2021 13:55
Edital de Licença Ambiental
Últimas Notícias