Profissionais da imprensa, durante visita ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul de Ponta Porã. - Crédito: Foto: Divulgação
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus Ponta Porã recebeu terça-feira (03), a visita de profissionais da imprensa de Ponta Porã, que foram recepcionados com um café da manha e puderam conhecer a estrutura e os projetos de extensão.A visita fez parte da atividade “IFMS-Portas Abertas” que objetiva divulgar aos profissionais de imprensa e toda comunidade fronteiriça, a estrutura física e pedagógica existente no campus de Ponta Porã, as vagas existentes nos diversos cursos de extensão oferecidos e os projetos culturais e de pesquisa desenvolvidos pela direção e equipe de professores e servidores.
O diretor-geral do IFMS Rogério Cardoso Batista deu as boas vindas aos profissionais da imprensa e apresentou um vídeo contando a história centenária do Instituto que vem ao longo dos anos servindo modelo no processo de inclusão do cidadão no desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas. “O modelo do IFMS não é uma novidade ela existe a cem anos, foi mudando o formato, crescendo e se transformando em uma instituição fundamental para ampliar os trabalhos de pesquisas, formando alunos com excelência e preparados para o mercado de trabalho, comprometidos com o desenvolvimento tecnológico do país, sem esquecer de sua responsabilidade social e ambiental” explicou.
Ele disse ainda que o IFMS em Ponta Porã, vem conseguindo obter bons resultados no campo de pesquisa, com professores graduados e alunos empenhados no processo de aprendizagem que possibilita um melhor aproveitamento das atividades desenvolvidas pelos servidores e professores do campus.
“Temos muito o que avançar, mas temos uma estrutura que conta com excelentes professores graduados e alunos comprometidos na boa educação, resultando em estudos de pesquisas que já obtiveram resultados expressivos e feiras, seminários e eventos que impulsionam o conhecimento” salientou Rogerio Cardoso.
Em seguida o professor e Coordenador do Curso de Agronomia, Genivaldo Schlick apresentou o projeto PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável.
O professor Marcos Vilhanueva apresentou o projeto de robótica, enquanto a professora Josiane Maltauro apresentou os projetos de música e para finalizar as apresentações o professor Izidro Lima falou sobre a FECIFRON (Feira de Ciências da Fronteira) e as Feiras de Ciência e Tecnologia Nacionais e Internacionais.
Na oportunidade os profissionais de imprensa visitaram os laboratórios e a biblioteca, bem como os espaços que servem para desenvolvimento de pesquisa nos cursos oferecidos pelo IFMS-Câmpus Ponta Porã.
O presidente do Clube de Imprensa de Ponta Porã, Eder Rubens, correspondente de O Progresso em Ponta Porã, destacou a importância do IFMS para impulsionar a pesquisa junto aos alunos do ensino médio e aplicar nos vários setores de serviços os benefícios obtidos pelos projetos desenvolvidos.
“Agradecemos a direção, servidores, professores e alunos pela grata experiência de conhecer a estrutura física e pedagógica, bem como os projetos desenvolvidos junto aos alunos desta importante e fundamental instituição de ensino estabelecida em Ponta Porã, que impulsiona a pesquisa e ensino em total integração com a comunidade fronteiriça” disse Eder.