Estudantes da rede municipal e estadual não terão aulas amanhã em todo estado - Crédito: Foto: Hédio Fazan/PROGRESSO
DOURADOS – As escolas da rede municipal e estadual das 78 cidades de Mato Grosso do Sul devem parar nesta quarta-feira. A paralisação foi decidida em assembléia realizada no dia 8 de fevereiro na Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems), em Campo Grande. Segundo o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), de Dourados, o objetivo é pressionar o Estado que teria oferecido reposição salarial de 6%. A categoria reivindica incorporação de 40% referente à regência de classe, mais 1/3 da diferença entre o vencimento base atual e o piso nacional e ainda a inflação do ano de 2010, além do reajuste para os servidores administrativos da educação nos mesmos índices dos professores.
As negociações estão sendo realizadas desde novembro do ano passado, mas não houve avanço, segundo o Simted.
O sindicato informou que a paralisação na rede municipal serve apenas acompanhar a rede estadual, já que muitos professores trabalham nas duas redes.
De acordo com o Simted, o objetivo é pressionar o governo do Estado a rever a proposta de aumento de 6% além de discutir e aprovar as alterações do estatuto da educação e manter as eleições de diretores para o primeiro semestre deste ano. Caso não haja resultado com a primeira paralisação, categoria pretende fazer paralisações diárias todos os meses.
Para o presidente do Simted, José Carlos Brumatti, os educadores devem se mobilizar para que possam sair vencedores na luta por reconhecimento e maiores vencimentos.
#####DOURADOS
Brumatti informou que vem buscando manter contato com os administradores do município para conseguir equiparar o salário dos educadores da Rede Municipal de Ensino (Reme) com os da estaduais, acabando assim com a defasagem salarial de 39%, entre os dois segmentos. O assunto foi debatido e aprovado pelos filiados do sindicato durante assembléia realizada no dia 18 de fevereiro, na sede do sindicato.
A proposta de aumento salarial pretendida pelo Simted se divide em dois momentos. Para o ano de 2011, os servidores solicitam um reajuste de 19,67%, mais o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2010, totalizando 26,47% de reajuste. Para 2012, o sindicato propõe um aumento de salário dos servidores municipais em 16,61%, mais o IPCA de 2011.
“O sindicato esta lutando para que essas propostas sejam discutidas o mais rápido possível pela atual administração municipal, para que os educadores municipais tenham maior tranqüilidade para exercer suas funções. O mês base para as negociações é abril”, afirmou Brumatti.