Abertura da Semana Pedagógica reuniu diversas autoridades e servidores - Crédito: Foto: José Carlos
Caarapó - A Secretaria de Educação de Caarapó encerra hoje (7) as atividades da Semana Pedagógica 2011, com a realização do II Seminário da Educação Infantil, evento marcado para ter início às 8h e prosseguimento durante todo o dia, na Câmara de Vereadores. Paralelamente à realização do seminário, direcionado a professores e monitores da Educação Infantil, durante todo o dia de hoje serão promovidas atividades pedagógicas nas unidades escolares, com participação de professores do Ensino Fundamental. A Semana Pedagógica 2011 teve início na última quarta-feira, cuja abertura oficial reuniu autoridades, professores da Rede Municipal de Ensino e servidores da área de educação no salão de eventos da APAE. Palestra abordando o trabalho público com amor e entusiasmo, proferida pelo professor doutor Nelson Posseti, do Paraná, constituiu o centro das discussões no período da manhã. Na tarde do mesmo dia, foram realizadas atividades pedagógicas e lotação de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. As lotações de professores prosseguiram durante todo o dia seguinte, seguindo-se atividades pedagógicas de planejamento nas escolas.
Na sexta-feira, foi realizado o V Seminário do Ensino Fundamental, direcionado a educadores desse nível de ensino, além de atividades pedagógicas nos centros de Educação Infantil.
#####Ano Letivo
Têm início amanhã (8), em Caarapó, as aulas para os 3,3 mil alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino, informou o secretário de Educação e Esportes, Apolinário Candado.
De acordo com a assessora técnica Eliane Cabral, da Secretaria Municipal de Educação, a rede municipal de ensino de Caarapó possui três escolas de ensino fundamental na zona urbana – Moacir Franco de Carvalho, Cândido Lemes dos Santos e Rui Barbosa.
Na zona rural, funcionam as escolas Ñandejara-Pólo, com extensão nas salas Loide Bonfim Andrade, Saverá e Bocajá, todas na Reserva Indígena Te’ýikue. “No ensino fundamental, nós temos 1.170 alunos matriculados na sede do município; na aldeia indígena, são 1.230 alunos”, informou.
O município possui também cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), que juntos matricularam até aqui 900 alunos de zero a seis anos. De acordo com a diretora executiva, Edlene Ricci, as unidades são: Dona China, Julio Ushigima, Armando Campos Belo, Aristides da Silva Maciel, além do Rita Tereza, no distrito de Nova América, com extensão no distrito de Cristalina.
Edlene disse ainda que, dos cinco CMEI’s, três funcionam como creche, recebendo as crianças de zero a três anos, e a pré-escola - alunos de três a cinco anos. “Atualmente temos aproximadamente 300 crianças matriculadas nas creches e 600 alunos na pré-escola. O período de funcionamento é das 7 às 11 e das 13 às 17 horas. Neste ano, a demanda de espera deve diminuir, pois estamos aguardando a conclusão das obras da creche Frei Mateus, que deve gerar aproximadamente mais umas 200 vagas”, comentou.
A rede municipal de ensino de Caarapó tem um quadro de 171 professores e 178 servidores administrativos, incluindo também motoristas, monitoras e ajudantes gerais.
De acordo com o chefe do Departamento de Transportes Escolar, Valdir Joaquim da Silva, para fazer o transporte dos alunos da zona rural, o município dispõe atualmente de uma frota com 32 veículos, sendo 15 próprios e 17 terceirizados, que percorrem diariamente uma distância de 4.182 quilômetros.