Dourados – MS domingo, 28 de abril de 2024
26º
UEMS - Pantanal
Brasil

Projetos da Obra Evangelizar beneficiaram mais de 200 mil pessoas em 2023

Por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, paróquias e Arquidioceses, as ações da equipe de voluntários e profissionais da Associação Evangelizar É Preciso chegaram à população mais vulnerável em todas as regiões brasileiras

15 Jan 2024 - 12h15Por Roberta Canetti | Bombai Comunicação
Projetos da Obra Evangelizar beneficiaram mais de 200 mil pessoas em 2023 -

 

 

 

 

 

Com doações de alimentos, cobertores, brinquedos, livros, material escolar, itens de higiene pessoal, além de orientações sobre saúde, mutirões de empregabilidade e orientação profissional, o setor de Projetos Sociais da Associação Evangelizar É Preciso fechou 2023 com 216.760 pessoas amparadas. No período, 128 instituições assistenciais foram atendidas, em municípios de todas as regiões do país. “Foi um ano repleto de desafios, mas também de muitas conquistas”, avalia a coordenadora de Projetos Sociais da Associação, Juliane Gonçalves. “Atuamos na defesa e garantia dos direitos sociais, priorizando a segurança alimentar, o acesso a um trabalho digno, à qualificação profissional e fortalecendo o cuidado com saúde física e mental de comunidades vulneráveis em ações educativas, que impactaram positivamente milhares de pessoas”, completa.

 

De acordo com o balanço, de janeiro a dezembro do ano passado, a Obra Evangelizar arrecadou e doou mais de 200 toneladas de alimentos. Somente as 11 Caravanas Missionárias de Jesus das Santas Chagas, ao longo do ano, percorreram sete estados e arrecadaram 71 toneladas de donativos, distribuídos para comunidades em situação de vulnerabilidade social. Já a 3ª edição do Especial Compromisso de Amor, que ocorreu em março, arrecadou 88 toneladas de alimentos. O evento, apresentado pelo fundador da Associação, Padre Reginaldo Manzotti, e transmitido ao vivo pelos canais de comunicação da Rede Evangelizar, teve o objetivo de mobilizar fiéis de todo o Brasil na missão católica da caridade. Por fim, o Natal Solidário, que destinou 1,4 toneladas de alimentos à Pastoral da Criança, parceira da Obra há 11 anos.

 

O balanço anual do setor de Projetos Sociais da Evangelizar também contabiliza a entrega de 929 itens de higiene pessoal e de limpeza, 461 litros de leite, 1.540 fraldas infantis e geriátricas e 1.825 peças de roupas de bebê.

 

Acolhimento, orientação e ressocialização

 

Em 2023, a Associação Evangelizar É Preciso prestou 2.900 atendimentos em serviço social, entre orientações, encaminhamentos e escutas qualificadas. E o corpo de voluntariado da Obra realizou 1.487 atendimentos nas áreas jurídica, de psicologia e de fisioterapia.

 

Estudantes do curso técnico de Enfermagem do Senac PR contribuíram com ação de orientação sobre os riscos da automedicação e o descarte correto de medicamentos vencidos ou que não estão mais em uso. O trabalho voluntário alcançou 250 frequentadores do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, sede da Associação.

 

Além do repasse de recursos financeiros para o atendimento mensal de 10 mil crianças, por meio do Projeto Abracei, uma parceria com a Pastoral da Criança, a Obra Evangelizar arrecadou material escolar entre os meses de janeiro e de fevereiro de 2023 (374 itens) e doces na campanha “Páscoa da Vida”, em abril. Em Contenda e Curitiba (PR), 450 crianças receberam doces arrecadados, que chegaram ao volume total de 146 quilos.

 

Para festejar o Dia das Crianças e o Dia Nacional da Leitura, 800 crianças foram atendidas com a doação de 1.070 títulos de literatura infantil, gibis do Manzottinho e cadernos de atividades, além de 145 quilos de doces variados. Essas doações foram entregues ao Projeto Anjo da Guarda Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de Contenda (PR), para crianças em tratamento de câncer, por meio da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) e à Escola Municipal Professora Maria Leni Haluch, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).

 

A doação de 113 livros de autoria do Padre Reginaldo Manzotti e Bíblias alcançou 240 presos da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), atendidos pela Biblioteca da unidade, no Projeto Remição Pela Leitura. Nos meses de março e de maio, a Associação Evangelizar É Preciso dedicou atenção e direcionou seu olhar missionário para as mulheres presas no Complexo Penitenciário de Piraquara. Junto do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR), por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a Obra promoveu momentos de socialização, de expressão da arte e de reflexão sobre a vida e a espiritualidade para 85 detentas. A atividade contou com apresentação musical, com exercícios de dança circular e as participantes receberam chocolates e cartões com mensagens de fé e esperança.

 

No mês das mães, também na Penitenciária de Piraquara, 60 mulheres puderam participar de uma atividade de reflexão, musicalidade e religiosidade com o Padre Cleberson Evangelista. Ainda em alusão à data, outras 20 mães acolhidas pela APACN, que acompanham o tratamento dos filhos na luta contra o câncer, receberam cuidados especiais de beleza por parte de voluntários da Obra.

 

Já no Outubro Rosa, durante a campanha de prevenção, conscientização e combate do câncer de mama, foi a vez de destacar a parceria com a Associação Amigas da Mama, que acontece todos os anos. Mais de 800 mulheres em tratamento da doença receberam lenços, hidratantes de pele, itens de maquiagem, mechas de cabelo, perucas e bijuterias.

 

Em 2023, o calor humano e a consciência ecológica direcionaram diferentes ações sociais da Obra Evangelizar. Mais de 2.000 pessoas, entre idosos, homens e mulheres em situação de rua, crianças e famílias em vulnerabilidade, atendidas em 11 instituições assistenciais de Curitiba e de Maringá (PR), receberam doação de cobertores (709 unidades), peças de lã e meias (3.104) e agasalhos (625). Em 21 de setembro, para comemorar o Dia da Árvore e o Dia Internacional da Paz, foram distribuídas no Santuário 500 mudas de plantas, entre árvores, suculentas e flores variadas, 700 velas brancas e 1.000 lenços com a oração de São Padre Pio, doados por devota que recebeu a graça da cura do câncer.

 

Feirões de Empregabilidade

 

Nos 11 Feirões de Empregabilidade realizados no ano passado pela Associação Evangelizar É Preciso, 2.015 candidatos foram entrevistados e 1.057 profissionais foram contratados para preencher vagas de trabalho com carteira assinada em Curitiba e Região Metropolitana. Além disso, 50 jovens foram selecionados por meio do Programa de Aprendizagem. Os mutirões para contratação e qualificação de profissionais em diversas áreas, ao longo do ano, foram realizados em conjunto com o Grupo Muffato Rede Varejista, Senac PR, Pastoral do Migrante, Cáritas Brasileira, Ação Social do Paraná, os restaurantes de fast food Rock’n Grill e Kharina, Ítalo Supermercados, Condserv Serviços em Condomínios e com as empresas de recursos humanos e tecnologia HR Expert Soluções em Recursos Humanos, Instituto Tibagi Aprendizagem, Grupo Intersept – Segurança e Terceirização de Serviços, Adecco Recursos Humanos, Web Help e Concentrix.

 

A última edição de 2023 do Feirão ocorreu no Natal Solidário, realizado em parceria com o Senac PR, SESC/Fecomércio, Farmácia Pix e voluntários da Obra. Cerca de 100 pessoas foram atendidas no mutirão de serviços com aferição de pressão arterial, corte de cabelo e esmaltação de unhas, além de contação de histórias e outras ações voltadas às crianças no Espaço Kids.

 

A Obra também arrecadou e destinou a quem precisava materiais hospitalares, como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, bengalas, muletas, colchões, caixas de ovos, inaladores e tipoias. A generosidade ainda foi celebrada em 2023, com o repasse de doações ao longo do ano todo. Por meio da realização do Bazar Solidário, 14.322 peças de roupas foram entregues à Ação Social, uma máquina de costura industrial foi destinada à Pastoral da Criança e a Associação recebeu e repassou ainda colchões e conjunto box de cama de casal, colchões de solteiro, fogões, pias de cozinha, berços e aparelhos eletrônicos, como TVs, DVDs, vídeo cassetes e conversores digitais.

 

Campanha São José, Providenciai

 

Para ampliar a rede de associados e, consequentemente, de arrecadações para as ações sociais de 2024, a Associação Evangelizar É Preciso lançou a campanha anual São José, Providenciai. Até 31 de março, os associados devem encaminhar preenchidos os formulários que estão nas edições de dezembro de 2023, janeiro e fevereiro de 2024 do Jornal do Evangelizador, indicando de uma a três pessoas interessadas em apoiar a Obra. “Queremos, em 2024, renovar nossos compromissos pela luta por uma sociedade mais justa, trabalhando através da equidade e da valorização da vida em todas as suas esferas, baseados sempre no sentimento fraterno que a caridade nos inspira. Valorizamos e agradecemos cada gesto concreto de solidariedade e empatia, expressos nas ações coletivas de apoio às nossas ações e projetos sociais despendidos pelos nossos associados e apoiadores, que, junto conosco, vêm construindo essa transformação necessária”, diz a coordenadora de Projetos Sociais da Obra.

 

O endereço para a entrega dos formulários é Praça Senador Correia, 55, Centro de Curitiba (PR). A nova associação pode, ainda, ser feita pelo atendimento telefônico ou contato no Whatsapp, pelo número: (41) 3221-6060. Os formulários da Ação São José, Providenciai também estão disponíveis na Internet, no link https://www.evangelizarepreciso.com.br/acaosaojose.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Amigos e familiares se despendem do cantor do Molejo Anderson Leonardo
Rio de Janeiro

Amigos e familiares se despendem do cantor do Molejo Anderson Leonardo

28/04/2024 17:30
Amigos e familiares se despendem do cantor do Molejo Anderson Leonardo
Entrega voluntária é direito assegurado a todas as mulheres e crianças
Judiciário

Entrega voluntária é direito assegurado a todas as mulheres e crianças

28/04/2024 15:30
Entrega voluntária é direito assegurado a todas as mulheres e crianças
Baleias encantam turistas que procuram o litoral norte de São Paulo no inverno
Turismo de observação

Baleias encantam turistas que procuram o litoral norte de São Paulo no inverno

28/04/2024 15:15
Baleias encantam turistas que procuram o litoral norte de São Paulo no inverno
Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP
Clima

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP

28/04/2024 12:30
Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP
PF prende mulher suspeita de ajudar em fuga de presídio federal
Ceará

PF prende mulher suspeita de ajudar em fuga de presídio federal

27/04/2024 18:30
PF prende mulher suspeita de ajudar em fuga de presídio federal
Últimas Notícias