
A profissão de influencer digital tem ganhado força no mundo inteiro e virou meio de sobrevivência para muitas pessoas. Mas afinal, o que faz um influenciador digital? Trata-se de um produtor de conteúdo independente, cujo perfil em determinadas redes sociais é extremamente relevante (tem grande número de seguidores, de interação nas publicações ou qualquer outra métrica que demonstre influência no meio digital).
Sendo extremamente importante nos processos de decisões de compra de alguns públicos, para uma marca, a função dos influenciadores digitais é experimentar produtos e serviços de modo a divulgá-los em suas redes, seja fotografando, fazendo vídeos ou utilizando qualquer outra forma de propagação de conteúdo.
A dedicação é grande, mas nem sempre o retorno vem conforme o esperado, principalmente nas cidades do interior. Em Dourados, a nutricionista Raphaela Tolotti, de 24 anos, que também é influenciadora digital, com mais de 35 mil seguidores no Instagram, afirma que ainda não dá para ganhar um bom salário com o marketing digital. “Aqui os contratantes não nos valorizam, pagam muito pouco por todo o trabalho que realizamos”, disse a jovem.
Raphaela começou postando a rotina de alimentação, de academia, provadores de roupas. “O pessoal gostava muito, eu vi que muita gente se inspirava em mim e eu amo essa interação! Então só fui investindo e crescendo cada vez mais”, frisou.
Em entrevista ao O PROGRESSO, ela alertou para os desafios da profissão. “Você expor sua vida é sempre complicado tem o lado bom e ruim, sempre haverá críticas, pessoas falando mal, achando defeito em você e em tudo que faz, é isso abala muito o psicológico, eu mesma já pensei em desativar minhas redes sociais diversas vezes, por maldade das pessoas. Mas são fases que creio que todo influenciador passa, hoje em dia lido muito bem com as críticas, sei quem eu sou o aonde quero chegar, é só levo em consideração as pessoas que realmente acrescentam na minha vida”
“A questão financeira também é um desafio porque no começo você não é ninguém, ninguém te conhece, então você tem que fazer por merecer mostrar serviço, e até você chegar em uma patamar de cobrar um valor justo demora bastante”, disse a influenciadora.
Raphaela também falou dos pontos positivos da moderna profissão. “Eu amo o que eu faço, eu amo meus seguidores, eu adoro compartilhar minha vida meu dia a dia, dicas, produtos, eu não me imaginaria fazendo outra coisa, eu não ligo para a exposição, é muito gratificante a interação do público os comentários, saber que tem gente que confia no seu trabalho, segue suas dicas, tem você como inspiração. Eu faço porque gosto não é nenhuma obrigação”, destacou.
Para quem quer seguir a carreira, Raphaela dá dicas: “Primeiro ser você mesma, não tentar falar textos prontos, vestir uma máscara porque as pessoas gostam de ver vida real, pessoas reais, que choram que tem problemas, o seu seguidor quer se identificar com você! Segundo identifique seu público, para quem você está falando? Quem te assiste? Depois que tiver essas respostas, faça um conteúdo que vá agradar eles. Tem que estar sempre atento as modinhas as novidades, vídeos que bombam, para alcançar mais pessoas. Não apareça nos Stories só 1 vez na semana, tente aparecer todos os dias para fidelizar aquele seguidor, sempre trazendo conteúdo legal, inovador. Planeje suas postagens, isso otimiza seu tempo e deixa a semana organizada”, finalizou.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Turismo
São Paulo e Rio de Janeiro estão entre destinos mais buscados para viagens de fim de ano
há 2 minutos atrás

CNT
Pesquisa mostra que 67% das rodovias brasileiras têm problema
29/11/2023 16:15
Brasil
Comissão promove debate sobre uso de arroz enriquecido no combate à "fome oculta"
29/11/2023 15:45
Justiça
Em decisão inédita, júri federal condena acusado de matar indígena
29/11/2023 14:15

Justiça
STF julga em dezembro omissão do Congresso sobre licença-paternidade
29/11/2023 11:30