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Hospitais da Rede Ebserh promovem boas práticas em segurança do paciente

Programa Ebserh completa 10 anos fortalecendo as ações do Programa Nacional

08 Abr 2024 - 09h00Por Marília Rêgo, com revisão Danielle Campos
Fuad Fayez Mahmoud, chefe do Setor de Gestão da Qualidade do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados  - Fuad Fayez Mahmoud, chefe do Setor de Gestão da Qualidade do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados -

Dedicação em ofertar assistência, ensino e pesquisa de excelência, com foco na melhor entrega e proteção ao cidadão que acessa o Sistema Único de Saúde (SUS). Este tem sido o compromisso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em seus 41 hospitais vinculados no país, atitude, inclusive, institucionalizada a partir do Programa Ebserh de Segurança do Paciente (PESP), que completou 10 anos. Em toda a Rede, são promovidas estratégias, projetos e ações que tornam possível, dia após dia, o aperfeiçoamento na oferta do cuidado em saúde de qualidade.

O PESP foi lançado em março de 2014 com as diretrizes para implantação dos núcleos e planos de segurança do paciente, tendo como base o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído um ano antes pelo Ministério da Saúde, em 1º de abril de 2013, data em que se comemora o Dia Nacional de Segurança do Paciente. O PESP e o PNSP estão alinhados às metas internacionais estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que são: a identificação do paciente; comunicação assertiva; prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; higienização das mãos; e prevenção do risco de quedas e lesões por pressão.

Cultura de segurança nos Hospitais Ebserh

Segundo salienta Fuad Fayez Mahmoud, chefe do Setor de Gestão da Qualidade do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), os hospitais desenvolvem essa cultura a partir da sensibilização constante de todos os profissionais, favorecendo o senso de pertencimento destes, e promovendo espaços de discussão a fim de tratar e minimizar riscos. “Os processos relacionados à segurança dos pacientes advêm da avaliação, que estimula a padronização de processos de trabalho através de protocolos e checklists rigorosos. Qualquer evento ocorrido é analisado e tratado, evitando sua recorrência e garantindo segurança aos processos”.

Assim, o HU-UFGD, cita Mahmoud, tem buscado estratégias para o fortalecimento dessa cultura com rondas de visitas da alta gestão às unidades; reuniões mensais para apresentação dos indicadores de segurança; e inserindo na realidade da Residência Multiprofissional, por meio de um módulo específico sobre o tema, com disciplinas ministradas pelo Núcleo de Segurança do Paciente. Além disso, o HU-UFGD desenvolveu, para execução neste ano de 2024, o Programa de Treinamento em Segurança do Paciente e Prevenção de Infecções, voltado aos professores, na prevenção de ocorrência de eventos adversos e promoção do campo de prática de ensino seguro; e o Programa Líder de Qualidade, direcionado aos profissionais que atuam na assistência.

Neste sentido, Lourival Marsola, chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), ressalta que o HUJBB treina, desde 2018, todos os residentes médicos e multiprofissionais com as orientações de cuidado. O Hospital também realiza a campanha de higienização das mãos, especialmente estimulada nos momentos da assistência. Desde 2018, a instituição implantou pacotes de medidas para combate às infecções hospitalares na utilização do cateter vesical de demora, cateter vascular central e ventilador mecânico.  Já neste ano, o HUJBB recebeu da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (SESPA) um certificado de Honra ao Mérito pelas notificações de incidentes no ano de 2023, prática  importante dentro das normativas de segurança. Na Ebserh, essas notificações voluntárias são feitas no sistema “Vigihosp”.

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) estabeleceu, em 2001, a Gestão pela Qualidade em Saúde (GESQUALIS), e criou também o Programa de Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente. Carolina Cunha, chefe em exercício do Setor de Gestão da Qualidade do HC-UFMG, menciona que o Hospital se destaca nos resultados da Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o registro de alta conformidade nos últimos três anos; e pelo Índice de Implantação do PESP, alcançando, em 2023, 99,49% de conformidade.

Atualmente, dois projetos estão em curso: o Código Amarelo-Escala de Sinais de Alerta Precoce Pediátrico (ESAPP), que implementa uma escala de sinais de alerta nas enfermarias pediátricas, sendo uma parceria com a Aliança Global do Hospital St. Jude, dos Estados Unidos; e o projeto coordenado pela Anvisa, denominado "Fortalecimento de ações para prevenir a disseminação de microrganismos multirresistentes emergentes em hospitais brasileiros”, com objetivo de apoiar a prevenção e controle de infecções (PCI) causadas por microrganismos multirresistentes e o consequente aumento da resistência microbiana (RM) aos antimicrobianos em serviços de saúde.

Resultados expressivos

            O monitoramento das ações e feedbacks para usuários internos e externos é fundamental, conforme menciona Ana Paula Moreira, chefe do Setor de Gestão da Qualidade do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF). Ela conta que o Huap-UFF aderiu, em setembro de 2021, ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi SUS), com o objetivo específico de reduzir em 30% as taxas de infecção no Centro de Terapia Intensiva Adulto.

O Programa foi concluído em dezembro de 2023 e contabilizou pelo menos 53 infecções evitadas. Com esse registro, então, houve redução em 59,1% da densidade de incidência de IPCSL e de 60,9% da taxa de incidência de PAV. A taxa de infecção do trato urinário associado ao uso de cateter vesical de demora já era zero antes do programa ser implementado.

Quanto ao uso seguro de medicamentos, a Rede Ebserh também possui resultados expressivos. O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC) institucionalizou o Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA) chamado “stewardship”, em 2019. Este Programa no HUWC já é estruturado em nível pleno, com um pacote (bundle) completo com medidas farmacoterapêuticas para prevenir e tratar infecções microbianas, adotando estratégias de gerenciamento do tempo e quantidade de uso dos antibióticos, conforme explica o farmacêutico responsável pelo sistema, Henry Pablo Reis. O HUWC é, inclusive, um polo de capacitação sobre o PGA para os outros hospitais Ebserh e instituições externas.

Além disso, dados contabilizados em 2022 demonstram que o stewardship contribui para a sustentabilidade do Hospital. Foi possível reduzir em cerca de 306 mil reais os custos com antimicrobianos, além de diminuir o índice de tempo de medicação em 26,05% dos casos, ou seja, em 540 de 2.073 paciente acompanhados pelo Programa, internados nas Unidades de Terapia Intensiva Clínica e Cirúrgica, Clínica Oncohematológica, Unidades de Transplantes, e a Cardiologia do HUWC.

Comunicação em todos os processos

                Em todas as metas de segurança do paciente, a qualidade da comunicação e das interações entre as equipes e os usuários é determinante, destaca Denise Munhoz, chefe do Setor de Gestão de Qualidade do Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR). Desde a recepção, identificação, administração dos medicamentos, envolvimento do paciente e familiar/acompanhante, coleta e passagem de informações, a comunicação é ferramenta fundamental e, por isso, é um ponto de reflexão também na Rede Ebserh.

No CHC-UFPR, em junho de 2022, destaca Denise, foi criado o Grupo de Trabalho “Comunicação entre Profissionais Assistenciais para Qualidade e Segurança do Paciente”, com o objetivo de padronizar informações. O produto deste GT foi o “Protocolo de Comunicação Efetiva entre Profissionais da Instituição”, disponibilizado em outubro do mesmo ano, com reflexos na realização de capacitações sobre este assunto para os trabalhadores. “A comunicação aberta, a compreensão da inter-relação dos processos de trabalho, a definição de papéis, equipes concentradas e cientes do processo crítico que se constitui no cuidado centrado no paciente, certamente agregam muita segurança à assistência”, conclui Denise.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

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