XI Conferência de Assistência Social discute rede de atendimento

A secretária de Assistência Social, Elisângela Cáceres, falou a respeito dos projetos que estão sendo desenvolvidos no município e ressaltou o empenho da equipe de trabalho que cumpre as determinações da prefeita Márcia Marques

17/07/2017 07h00

 
O evento foi realizado no auditório do Paço Municipal, onde várias questões foram debatidas O evento foi realizado no auditório do Paço Municipal, onde várias questões foram debatidas

De Antônio João

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou na semana passada, a XI Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Antônio João. O evento foi realizado no auditório do Paço Municipal, onde várias questões foram debatidas durante o evento, principalmente sobre a rede de atendimento no município.

Ao abrir a Conferência, a secretária de Assistência Social, Elisângela Cáceres, falou a respeito dos projetos que estão sendo desenvolvidos no município e ressaltou o empenho da equipe de trabalho que cumpre as determinações da prefeita Márcia Marques.

Já o presidente da Câmara Ramão Waldir Ribas de Araujo, também destacou a importância do trabalho na área da assistência social. Ele disse que o poder legislativo municipal é parceiro no desenvolvimento dos projetos do poder executivo. "Como poder legislativo todos os vereadores colaboram com a aprovação dos projetos elaborados e executados pela Prefeitura".

O vice-prefeito, Kamil Hazime, ressaltou durante sua fala que a Prefeitura tem desenvolvido ações voltadas para o atendimento da população de baixa renda de Antônio João. "A Secretaria de Assistência Social desenvolve um grande trabalho em prol da nossa comunidade e temos observado que esse trabalhado vem crescendo dia-a-dia", disse.

Elma Lopes, vice-presidente do Conselho de Assistência Social, representando Maria de Fátima Rodrigues, presidente do Conselho de Assistência Social, falou a respeito do trabalho dos conselheiros. Em seguida foi a vez de Valdereis Freitas de Souza, encarregado de proferir a palestra de abertura desta 11ª Conferência de Assistência Social.

O secretário de Governo, Afrânio Marques, falou que a Conferência é o momento para discutir a proteção social para as famílias carentes. "Convidamos as entidades e toda a nossa comunidade para que juntos com o nosso Conselho de Assistência Social pudéssemos fazer uma discussão aberta sobre o que já fizemos, o que estamos fazendo e o que podemos fazer em favor da nossa população" disse ele acrescentando que "temos avançado muito no setor de assistência social. Estamos dando respostas rápidas. O nosso trabalho visa reduzir a desigualdade. A nossa política de assistência social está voltada para melhorar a qualidade de vida dos menos favorecidos. Trouxemos para Antônio João a Carreta de Justiça, numa parceria com o Tribunal de Justiça de MS. Durante uma semana as pessoas foram atendidas gratuitamente, resolvendo questões importantes como pensões, divórcios, casamentos, documentação em geral".

Outra informação prestada pelo secretário é que recentemente também numa parceria com o Estado, a Prefeitura de Antônio João trouxe o setor de documentação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. "Em dois dias foram confeccionadas cerca de 250 identidades, garantindo cidadania para muitas pessoas da nossa cidade. Sem documentos, a pessoa fica privada dos seus direitos básicos. Todos têm direito a educação, assistência médica e aos programas sociais".