Bataguassu realiza ciclo de palestras para conscientizar população

A atividade teve como objetivo orientar quanto a esse tipo de violência

07/10/2017 07h00

 
Cerca de 180 alunos participaram esta semana de um ciclo de palestras oferecido pelo Creas Cerca de 180 alunos participaram esta semana de um ciclo de palestras oferecido pelo Creas

De Bataguassu

Cerca de 180 alunos da rede municipal de ensino participaram esta semana de um ciclo de palestras oferecido pelo Creas em razão do Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes celebrado nesta sexta-feira, dia 6 de outubro. Segundo a coordenadora municipal do Creas, Elaine Kotay Lira, a atividade teve como objetivo orientar discentes e docentes quanto a esse tipo de violência praticado contra crianças e adolescentes e buscar, desta forma, o enfrentamento e combate a essa violação de direito infantojuvenil.

Elaine comenta que na quarta-feira (04), foram ministradas palestras no período da manhã e tarde para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal "Professor Pedro Domingues Figueiredo", no Distrito de Nova Porto XV. Na atividade conduzida pela equipe do Creas foram expostas aos presentes os tipos de violência, as formas de prevenção e como denunciar esses casos.

Conforme o cronograma, nas próximas semanas, serão atendidos com a mesma atividade os alunos da Escola Municipal do Campo "Professora Maria da Conceição", no Assentamento Santa Clara.

O Creas reforça a existência de vários canais de denúncia que podem ser utilizados nos casos de violência contra crianças e adolescentes, entre eles, o Disque 100, serviço de atendimento telefônico gratuito, sigiloso e que funciona 24 horas todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias também podem ser feitas na Delegacia de Polícia Civil e Conselho Tutelar, de forma anônima, com sigilo das informações garantido.

Formação

A Semec ofereceu mais uma formação voltada para professores da rede municipal de ensino. Segundo a secretária da pasta, Regina Duarte de Barros Dovale, a atividade foi comandada pela equipe de formadores do Sefe e envolveu docentes do maternal II, pré-escolar I e II; 1º ano do Ensino Fundamental, professores de Artes e Educação Física, além de gestores que trabalham com o material do sistema.

O objetivo, conforme a secretária é contribuir para a reflexão do professor sobre a importância da formação continuada em serviço, que poderá ajudá-los a enfrentar com maior segurança e competência os desafios encontrados dentro da real necessidade da escola; e levá-los a refletir sobre a possibilidade de crescimento individual, contribuindo para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Durante a formação, foram abordados as temáticas ambiente acolhedor da escola, trabalho com brincadeira, canto, dança, música, expressão e criação; movimento, imaginação e fantasia; interação entre pensar e conhecer; e participação dos alunos em diferentes experiências, tempos e espaços.