VW relançou Golf conversível exclusivo para o
mercado europeu - Crédito: Foto: Divulgação
A maioria dos mercados europeus apresentou alta nas vendas de automóveis e comerciais leves em fevereiro, o primeiro resultado positivo desde março de 2010. O balanço é da consultoria Jato e foi divulgado nesta quarta-feira (16). De acordo com o levantamento, o aumento foi de 1,4% na comparação com fevereiro do ano passado, de 994.306 unidades para 1.008.512 unidades.Os únicos mercados que não apresentaram crescimento e continuam a enfrentar os efeitos da crise financeira que abalou a Europa foram Grécia, com a pior baixa, de 58,2%, Espanha, com queda de 25,8%, Itália (20,6%), Portugal (12,7%) e Grã Bretanha (10,2%).
“O mercado está mostrando alguns sinais positivos. A força nas vendas do novo Passat, bem como a nova cara dos modelos Opel/Vauxhall Astra e Corsa, demonstra a importância do investimento em novos produtos\", avalia em nota o vice-presidente de pesquisas da Jato, Gareth Hession.
No acumulado do primeiro bimestre do ano, as vendas somam 2.078.66 unidades nos 27 países europeus que a pesquisa abrange. O crescimento é de 0,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando haviam sido comercializadas 2.074.390 unidades.
#####Ranking
Na Europa, quem lidera as vendas de carros e comerciais leves é a Volkswagen, com 247.546 unidades emplacadas no primeiro bimestre. Em segundo lugar está a Renault (183.214 unidades), seguida da Ford (161.662), Peugeot (156.061), Opel/Vauxhall (144.931) e Citroën (129.594).
Já os modelos mais vendidos entre janeiro e fevereiro no mercado europeu foram Volkswagen Golf, Volkswagen Polo, Renault Clio e Ford Fiesta. (G1)