Brasileiros compraram carro híbrido em São Francisco - Crédito: Foto: Priscila Dal Poggetto/G1
A imagem caricata do norte-americano ao volante de um grande SUV ou de uma enorme picape a gasolina ainda está longe de sumir das ruas e estradas do país. Mesmo com todos os incentivos que os governos federal e estaduais oferecem aos consumidores para que comprem modelos híbridos -aqueles que possuem um motor a combustão e outro elétrico -, as vendas têm caído nos Estados Unidos desde 2008.Segundo dados divulgados pela associação de concessionários, a National Automobile Dealers Association (Nada), com base em levantamentos das consultorias R.L. Polk e Ward\'s Automotive, o volume de vendas desses híbridos fabricados por General Motors, Nissan, Ford, Honda e Toyota caiu de 315.688 unidades, em 2008, para 290.232, em 2009. Em 2010, baixou para 274.462 unidades. O pico das vendas desde 2001, quando o primeiro híbrido, o Toyota Prius, chegou ao mercado norte-americano, aconteceu em 2007: naquele ano foram emplacadas pouco mais de 350 mil unidades.
Para as montadoras, há ainda a preocupação financeira, já que o carro híbrido é a ponte para o sucesso dos modelos elétricos, principais alvos de investimentos atualmente. O agravante é que nem os próprios concessionários se empenham em abraçar a causa. O novo presidente da Nada, Stephan Wade, acredita que modelos híbridos, híbridos plug in ou elétricos só serão aceitos pelos consumidores de grandes cidades, que dirigem diariamente por pequenos percursos.
A rejeição ele observa do próprio quintal. “Moro na região do Grand Canyon. Lá as distâncias são grandes e é preciso sempre pegar estrada. Minha mulher nunca vai querer ter um carro elétrico ou mesmo um híbrido, por causa da autonomia destes carros. Ela tem um Escape [SUV da Ford], simplesmente porque se sente muito mais segura em um carro desses”, explica Wade.
O único carro que poderiam comprar financiado sem tal comprovante seria um híbrido, já que o estado da Califórnia garante essa facilidade a quem opta por um modelo \'verde\'. “Conseguimos o crédito e levamos um carro por um preço muito bom”, conta Rubens, beneficiado também pela redução do imposto sobre o preço do carro.
Apesar da facilidade para compra, foi no dia a dia que o casal percebeu que, na ponta do lápis, a economia foi maior ainda. Primeiramente porque na Califórnia, o estado mais ecológico dos Estados Unidos, o proprietário de carro híbrido pode ir até o DMV, o Detran local, e solicitar um selo especial que permite o tráfego em faixas preferenciais em estradas e vias de acesso. “Esse é mais um incentivo para quem tem carro híbrido ou quem anda com mais de uma pessoa no carro. Nesta faixa, por exemplo, eu demoro 40 minutos em um percurso que levaria uma hora enfrentando o trânsito”, explica Rubens.
Outro ponto favorável é o consumo de combustível, afinal a Califórnia tem a gasolina mais cara de todo o país. “A média da gasolina aqui na Califórnia é de US$ 3,20 por galão. O meu carro faz 43 milhas por galão, é bem econômico”, diz.