Lavar roupas é uma tarefa corriqueira, mas que precisa de atenção e cuidado para que as peças não se danifiquem e tenham sua vida útil prolongada. É tão automático colocar tudo na máquina que a maioria das pessoas só se atentam aos detalhes quando um imprevisto acontece nas peças. Para garantir uma lavagem perfeita, Angelo Max Donaton, CEO da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, listou algumas dicas que facilitam o processo e garantem a efetividade da higienização das roupas.
Comece separando - Selecionar as peças por tipo de tecido e cor é essencial para evitar acidentes. “Misturar tudo pode resultar em manchas e desgaste dos tecidos. Roupas brancas, por exemplo, devem ser lavadas separadamente para que não haja transferência de cor de outros tecidos. Assim como as delicadas não podem ser lavadas com as mais robustas, pois podem causar danos no tecido. Além disso, é aconselhável lavar as roupas sempre do lado avesso, pois assim recebe o mínimo de atrito possível”, afirma o especialista.
Recorrer às lavanderias - O uso de lavanderias já é um serviço comum, que deixou de ser um luxo há tempos. Além da economia de tempo, podendo lavar e secar as roupas no mesmo ciclo, o custo do serviço é baixo. Na Lavô, por exemplo, um ciclo de lavagem com produtos de qualidade e o benefício do autoatendimento custa em média R$16, já incluso produtos como sabão e amaciante na medida certa para cada ciclo, produtos profissionais com resultados mais eficientes.
Atenção com o sol - O processo de secagem também é importante. Quanto mais exposta ao sol, mais acelerado fica o processo de desbotamento da roupa preta. “Para evitar esse desgaste, a secadora é muito indicada, mais do que secar à sombra, por exemplo. “Além de seguro, o processo é mais rápido e eficiente, já que pode ser feito em um ciclo de uma hora e a peça sai pronta para uso. Por isso, as lavanderias são indicadas”, completa Donaton.
Sobre a Lavô
A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de 450 unidades pelo Brasil. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online.