Dourados – MS sábado, 24 de julho de 2021
Dourados
32º max
16º min
Variedades

Tornado para produção em fábricas de Mercedes e Toyota nos EUA

29 Abr 2011 - 15h10
Devastação causada por tornado em Tuscaloosa,
cidade onde a Mercedes tem fábrica - Crédito: Foto: APDevastação causada por tornado em Tuscaloosa, cidade onde a Mercedes tem fábrica - Crédito: Foto: AP
A onda de tornados que atinge os Estados Unidos provocou o fechamento temporário de uma das fábricas da Mercedes-Benz, localizada em Tuscaloosa, no Alabama, e da planta da Toyota em Huntsville, no mesmo estado americano, nesta quinta-feira (28).

Com a cidade de Tuscaloosa devastada pelas tempestades, a Mercedes enfrenta problemas no fornecimento de peças para a unidade onde produz os veículos Classe R, M e G. Como a montadora usa o sistema \"just in time\", em que as peças são descarregadas no momento em que serão utilizadas, foi preciso suspender o primeiro turno na fábrica por volta das 10h15 locais. Segundo a porta-voz Felycia Jerald, o plano é retomar as operações na próxima segunda-feira, contando com a retomada do fornecimento.

Nas instalações da Mercedes não houve grandes danos, informou Felycia. A imprensa local relata que foi afetado o telhado de um edifício auxiliar ao da fábrica, árvores caíram carros dos funcionários e houve problemas no prédio que abriga o fitness center utilizado pelos trabalhadores. Não há relatos de feridos no local.

No Twitter, a Mercedes USA se disse solidária \"com todos os afetados pelos tornados em Tuscaloosa e em todo o Sul\". O Alabama é o estado mais atingido até agora pelo fenômeno, contabilizando mais de 160 mortes até esta quinta. Em Tuscaloosa ocorreram 36 mortes, segundo relatou o prefeito Walter Maddox, à rede CNN. \"Há partes da cidade que não reconheço (...). É um momento trágico para nossa cidade\", lamentou.

Toyota

Na planta da Toyota em Huntsville, que fabrica motores para as picapes Tundra e Tacoma, a produção foi interrompida por falta de energia elétrica. A produção da montadora japonesa em toda a América do Norte, bem como em cinco países da Europa, na China e na matriz, já ocorria de forma reduzida desde o terremoto que atingiu o Japão, em março. A montadora sofre com a falta de peças fabricadas no Japão em unidades que foram atingidas pelo tremor.

A Honda e a Hyundai também possuem instalações em regiões atingidas pelos tornados nos EUA, mas não haviam relatado problemas até então.

Mais de 200 mortos

Nos país, o número de mortos passa de 240, dizem as autoridades estaduais. Há mortos em seis estados. De um total de 50 estados, 21 foram afetados por temporais, em uma região que vai dos Grandes Lagos, no extremo norte do país, até o Golfo do México, no sul. O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) indicou que mais de 300 tornados já haviam sido registrados desde sexta-feira passada, sendo mais de 130 na quarta.

A onda de tornados está sendo considerada o pior desastre natural a atingir os Estados Unidos desde o furacão Katrina, em 2005, enquanto o site Accuweather.com afirma que é a pior temporada de tornados desde abril de 1974, quando 310 pessoas morreram.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário
IMPRESSO

Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário

05/07/2021 13:00
Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário
Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size
MERECIDO

Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size

30/04/2021 14:59
Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size
Últimas Notícias