Dourados – MS sexta, 19 de julho de 2019
Pauta
Variedade

Tendência de comportamento que influencia o consumo

A percepção dos valores de uma marca pode decidir o ato da compra

12 Fev 2019 - 15h23Por Louise Torres
imagem ilustrativa - Crédito: Pedro Rochaimagem ilustrativa - Crédito: Pedro Rocha

Você sabe o que é Marketing de causa?

Causa, segundo o dicionário, é o princípio, razão ou origem de alguma coisa; motivo. Mas também é o interesse coletivo à partir do qual um grupo se rege. E é sobre essa causa que vamos falar aqui.

A Edelman Earned Brand, um estudo global anual de como as marcas ganham, fortalecem e protegem suas relações com os consumidores, conduzida pela agência de consultoria, líder em Relações Públicas, Edelman Intelligence, avaliou a percepção das pessoas sobre o posicionamento de marcas em relação a valores e causas.  E concluíram que mesclar a força de uma empresa/marca com a capacidade de fazer o bem e promover causas sociais é um movimento que, cada vez mais, reflete positivamente aos olhos dos consumidores brasileiros.

A maioria dos entrevistados (69%) afirmaram que compram ou boicotam uma marca em virtude de sua associação à uma questão social ou política. E essa é uma tendência em escala global, pois vem sendo observada ano a ano e só está crescendo.

O resultado da pesquisa com brasileiros:

Faixa etária de 18 a 34 anos: 70%; de 35 a 54 anos: 75% e de mais de 55 anos: 60%, consideram o posicionamento da marca ao consumir um produto ou serviço.

E ainda, 66% dos entrevistados de renda baixa, 72% de renda média e 71% de renda alta, compartilham o mesmo comportamento.

Comunicação 

O estudo também mostra que a comunicação do posicionamento da marca e de suas ações já é tão importante quanto informar sobre seus produtos e serviços. O que vai contrário ao pensamento de que boas ações não se deve alarmar. Pois deve sim, porque fazer o bem contagia!

Mais da metade dos entrevistados (55%), demonstraram intenção de compra ao serem impactados pela comunicação de uma empresa sobre seus valores ou crenças. E para 69%  das pessoas, as marcas devem facilitar a visualização de seus valores e posicionamento em seus pontos de venda.

Mais revelações:

Capacidade de influenciar 

O estudo também revelou que os consumidores acreditam que as empresas são uma força mais efetiva de mudança do que o governo: 63% afirmaram que as marcas podem fazer mais para solucionar problemas sociais do que o poder público, e 62% acreditam que é mais fácil fazer com que as marcas resolvam problemas sociais do que conseguir que o governo faça.

 

A Re/Marca, nome que demos aos serviços de agência de comunicação e marketing do O Progresso Digital, que significa: repensar, renovar e ressignificar uma marca, nasceu acreditando exatamente nisso: no poder de influência que as marcas têm e a importância de comunicar (bem) seu propósito e seus valores.

Marcas são como pessoas 

Assim como as pessoas, elas são preenchidas de significado e conteúdo. Conseguem construir relacionamentos fortes, têm essência, propósito, se expressam... E assim como as pessoas, as marcas trilham um caminho sem fim em busca da evolução, do autoconhecimento para se posicionarem na sociedade, e de mudança e progresso constantes.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

O maior e mais inovador evento de liderança do mundo, acontece amanhã (2) em Dourados
Variedades

O maior e mais inovador evento de liderança do mundo, acontece amanhã (2) em Dourados

01/07/2019 22:00
O maior e mais inovador evento de liderança do mundo, acontece amanhã (2) em Dourados
Corpal Incorporadora apresenta os benefícios do parque linear urbano
Informe Publicitário

Corpal Incorporadora apresenta os benefícios do parque linear urbano

21/06/2019 15:28
Corpal Incorporadora apresenta os benefícios do parque linear urbano
Por que a personalização para o seu cliente é tão importante?
informe publicitário

Por que a personalização para o seu cliente é tão importante?

18/06/2019 13:56
Por que a personalização para o seu cliente é tão importante?
Workshop sobre Criação de Marca e Inovação acontecerá amanhã, 15
Variedades

Workshop sobre Criação de Marca e Inovação acontecerá amanhã, 15

14/06/2019 14:00
Workshop sobre Criação de Marca e Inovação acontecerá amanhã, 15
Protetores resgatam cachorro que sofria maus tratos
Final Feliz

Protetores resgatam cachorro que sofria maus tratos

04/06/2019 10:33
Protetores resgatam cachorro que sofria maus tratos
Últimas Notícias