Dourados – MS domingo, 18 de abril de 2021
Dourados
31º max
19º min
Influx - Campanha 2021
Variedades

Semana Nacional de Museus recebe visitantes com programação especial

11 Mai 2016 - 09h15
Semana Nacional de Museus recebe visitantes com programação especial -
Com o tema "Museus e Paisagens Culturais", a 14º Semana Nacional de Museus reforça o papel sociocultural das instituições museais. Quando chamados a abrirem suas portas para seus contextos externos, enfatiza-se a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do país, que possui um mosaico de bens culturais. As unidades museológicas de Mato Grosso do Sul irão contar com uma programação especial durante o evento que acontece entre 15 a 22 de maio. Palestra, Noite dos Museus, Pedal Cultural, visitações mediadas serão atrações e tudo com entrada franca. A abertura acontece no próximo domingo (15/05) na Morada do Baís às 17h.

Organizada pelo Sistema Estadual de Museus, a 14ª Semana Nacional de Museus envolverá o Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho e instituições culturais parceiras: Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, Museu de Arte Contemporânea (Marco), Museu das Culturas Dom Bosco, Museu da Imagem e do Som e Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É realizada com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Secretaria Estadual de Educação em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e o SESC (Serviço Social do Comércio).

Durante a abertura oficial irá acontecer o Pedal Cultural, um passeio por alguns pontos de relevância histórica da cidade. A saída será após uma concentração, realizada às 17 horas, em frente à Morada do Baís. O roteiro do passeio passa pelo Colégio Oswaldo Cruz, Mercado Municipal, Complexo Ferroviário, Relógio, Casa do Artesão e Igreja Santo Antônio e outros.

O objetivo é chamar a atenção para o patrimônio arquitetônico e cultural. Não há necessidade de prévia inscrição e no local haverá aluguel de bicicletas. O retorno será às 18h30 e na sequencia haverá o Concerto Eletroacústico com o Profº. Dr. Luis Felipe Oliveira. Também haverá a exposição "Paisagens Cósmicas" da Prof.ª Drª. Isabela Porto Cavalcante.

Durante a semana além dos museus da Capital também terão uma programação especial os museus das cidades do interior onde se pode consultar neste link http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/. O MIS (Museu da Imagem e do Som) terá uma programação especial de filmes de 16 a 19 de maio sempre às 19h com a temática pantaneira com debate após as sessões.

No dia 19/05 (quinta-feira) haverá a palestra "Expressões Identitárias" com a Profª Drª Icléia Albuquerque de Vargas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Dezoito escolas da rede estadual de ensino terão visitas mediadas com a cedência de ônibus por parte da Secretaria de Educação, onde os alunos terão a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre museologia.

Museus em evidência

O Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de Maio, foi definido pelo ICOM – The International Council of Museums, organismo da Unesco. No Brasil a data é rememorada desde 1977. Atualmente a Semana Nacional de Museus celebra a data e sua 14ª edição reúne 1.236 instituições culturais, realizando mais de 3.700 atividades por todo Brasil.

Deixe seu Comentário