Dourados – MS sexta, 18 de setembro de 2020
Dourados
33º max
19º min
Atenta

Sandalhas da humildade

18 Mai 2016 - 06h00
Pessoa atenta e politizada falando ontem sobre o futuro político do ex-deputado federal Marçal Filho (PSDB) sugeriu que ele resolva calçar a sandalha da humildade nestas eleições e tente recomeçar na política sendo candidato a vereador.


##### Bases reforçadas


"Neste caso Marçal se elegeria com uma boa margem de votos e assim puxaria vários outros candidatos sem expressão para que o PSDB tenha uma boa representatividade na Câmara de Dourados na próxima gestão. Aliás se o governador Reinaldo Azambuja realmente quer fortalecer o partido que comece pelas bases lançando Marçal como vereador".

##### "É ruim hein"


"Mas para isso Marçal tem que ser humilde o bastante para recomeçar justamente pelo caminho de volta de onde ele começou. Se o próprio Zeca do PT que havia sido governador de Mato Grosso do Sul recomeçou assim como candidato a vereador porque não Marçal?. E outra atitude de coragem dele seria pedir votos para o futuro candidato Geraldo Resende. Aí é ruim hein".

##### Ishi Maria


E por falar em vereador os petistas Dirceu Longhi e Elias Ishi choravam as mágoas na última sessão da Câmara por causa do afastamento de Dilma do poder que aliás terá o efeito dominó de afastar também o PT nestas eleições para prefeito de vereador no País.

##### Já era


Quando ambos defendiam Dilma com o argumento vencido e batido de golpe vários gaiatos reagiram gritando das galerias com a seguinte expressão: "Deixa o Temer Trabalhar". Um deles também gritou assim: "Fala de Dourados, esquece a Dilma, ela já era". Dos dois vereadores Dirceu Longhi longe faz parte da base do governo Murilo. Já Elias Ishi faz oposição ao executivo. Não aquela oposição ferrenha, apenas vota contra os projetos.

##### Executado à bala


Por falar em PT, o juiz Genilson Rodrigues Carreiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Santo André, condenou o Partido dos Trabalhadores à devolução de R$ 3,5 milhões ao Tesouro municipal por supostamente ter sido beneficiário de um esquema de corrupção montado na gestão Celso Daniel, prefeito petista do município executado à bala em janeiro de 2002.

##### Direitos políticos


Na mesma sentença de 96 páginas, o magistrado condena por improbidade administrativa o ex-ministro Gilberto Carvalho, do governo Dilma, à suspensão dos direitos políticos por cinco anos. Carvalho foi secretário de governo de Celso Daniel e suposto arrecadador de propinas para a legenda.

##### ecretário de governo


"Gilberto, filiado ao Partido dos Trabalhadores e secretário de governo na gestão de Celso Daniel, seria o encarregado de transportar o dinheiro arrecadado à sede da agremiação política", destaca o juiz, baseado na acusação da Promotoria.

##### O ‘Sombra’


O magistrado também condenou o empresário Ronan Maria Pinto, dono de uma empresa de ônibus, o ex-vereador Klinger Luiz de Oliveira Souza e o ex-assessor de Celso Daniel, empresário Sérgio Gomes da Silva, o ‘Sombra’. Além deles, foi condenado Luiz Marcondes de Freitas Junior. Todos terão de devolver solidariamente a mesma quantia imposta ao PT.

##### Obras públicas


Segundo o Ministério Público Estadual, os acusados "teriam constituído quadrilha cujo objetivo era a arrecadação de recursos por meio de ‘achaques’ a empresários e de desvio de recursos dos cofres públicos municipais, notadamente no que tangia a contratos de obras públicas e prestação dos serviços de coleta e destinação final de lixo".

##### Prestígio pessoal


A Promotoria acusa Sérgio Sombra de ser "o mentor e idealizador da quadrilha, valendo-se para tanto do prestígio pessoal de que desfrutava em razão de amizade com o prefeito Celso Daniel". "Não só atuaria diretamente na prática de tráfico de influência, como também agiria como arrecadador e destinatário de parte dos recursos ilicitamente obtidos pelo grupo, tendo inclusive exercido a função de tesoureiro de campanha eleitoral do Partido dos Trabalhadores", informa trecho da sentença.

##### Transporte coletivo


A propina para o PT saía de vários setores da administração Celso Daniel, inclusive na área de transporte público. "Com exceção das empresas de propriedade de Ronan, todas as demais que exploravam o ramo de transporte coletivo municipal de passageiros seriam obrigadas a efetuar pagamentos mensais."

##### Ação da quadrilha


O Ministério Público de São Paulo sustenta que Celso Daniel "concordava com a ação da quadrilha e imaginava que toda a arrecadação destinava-se ao financiamento de campanhas do Partido dos Trabalhadores".

##### Novos contratos


"Por isto, teria praticado atos, tais como assinatura de novos contratos e autorização de licitações, com a intenção de coagir os empresários que resistiam à ação do grupo", aponta a Promotoria.

##### Níveis federativos


Ainda de acordo com o Ministério Público, "os recursos, que deveriam financiar inteiramente campanhas eleitorais do Partido dos Trabalhadores, nos diversos níveis federativos (municipal, estadual e nacional), seriam entregues por Gilberto Carvalho a José Dirceu, então presidente da aludida agremiação política".

##### Atuação da quadrilha


"Entretanto, teriam sido em parte apropriados pelos integrantes da quadrilha. Ao descobrir os desvios, o então prefeito Celso Daniel teria admoestado os envolvidos, os quais, em resposta, teriam planejado e executado seu assassinato, resultando na interrupção das exigências de propinas, pois as investigações da autoria do homicídio trouxeram à tona a atuação da quadrilha", destaca o magistrado.

##### Lava Jato


Atualmente, o empresário Ronan Maria Pinto e o ex-ministro José Dirceu estão presos em Curitiba. Alvos da Operação Lava Jato, eles são acusados de lavagem de dinheiro. Dirceu ainda é réu por corrupção e associação criminosa.

##### Que frase!


"Foge por um instante do homem irado, mas foge sempre do hipócrita". (Confúcio).

Deixe seu Comentário

Leia Também

O julgamento de Deus
Artigo

O julgamento de Deus

17/09/2020 08:51
O julgamento de Deus
Professor de Medicina explica sobre a qualidade do sono
Saúde

Professor de Medicina explica sobre a qualidade do sono

13/09/2020 10:11
Professor de Medicina explica sobre a qualidade do sono
“Muita gente desconta no animal, como se ele tivesse culpa”, diz criadora de abrigo
Cães abandonados

“Muita gente desconta no animal, como se ele tivesse culpa”, diz criadora de abrigo

13/09/2020 09:05
“Muita gente desconta no animal, como se ele tivesse culpa”, diz criadora de abrigo
Capital constrói identidade cultural pelas influências das fronteiras e imigrações
Campo Grande

Capital constrói identidade cultural pelas influências das fronteiras e imigrações

11/09/2020 17:16
Capital constrói identidade cultural pelas influências das fronteiras e imigrações
Lei estabelece regras para cancelamento e remarcação de viagens e eventos
Brasil

Lei estabelece regras para cancelamento e remarcação de viagens e eventos

26/08/2020 11:28
Lei estabelece regras para cancelamento e remarcação de viagens e eventos
Últimas Notícias