Dourados – MS terça, 11 de agosto de 2020
Dourados
34º max
19º min
Segurança e Saúde JBS
Atenta

Quem paga essa fatura?

16 Abr 2016 - 06h00Por Flávio Verão Do Progresso
A Caravana da Saúde, embora aparente ser custeada pelo governo do estado, na realidade todos os procedimentos são custeados pelo governo federal através do Sistema Único de Saúde (SUS). O que existiu por parte do governo foi a excelente iniciativa de organizar um mutirão no setor de saúde de Mato Grosso do Sul, cujo o dever é compartilhado também com os municípios. Organizar e oferecer a estrutura necessária para os procedimentos, mas a conta quem paga é o SUS.

##### Boa vontade


Da ideia, que foi objeto de discurso de campanha de Reinaldo e posteriormente colocada em pratica, o que se deve destacar é a boa vontade do governador Reinaldo Azambuja em organizar o mutirão para tirar o atraso de tantas cirurgias e outros procedimentos que estavam encalhados nas secretarias.

##### Como complemento


Reinaldo Azambuja (PSDB) estará em Dourados na manhã de hoje (sábado) e será recebido pelo prefeito Murilo (PSB) que também teve a boa vontade em acionar a prefeitura como parceira nesta caravana, colocando como complemento o suporte do município neste trabalho.

##### Esperança de vida


A população de Dourados deposita nesta caravana mais do que expectativa, a esperança de vida. A grande maioria não tem condições de arcar com o tratamento e a fila de espera para cirurgia significava uma agonia para os pacientes e seus familiares.

##### Tanta inércia


O que se sobressai é a organização e a boa vontade do gestor em resolver os problemas porque o povo está cansado de tanta inércia de quem ocupa o poder. O tempo vai passando e os problemas vão se acumulando e as vezes com a ideia de organizar o setor da saúde, o mais prioritário de todos, o governo impõe a sua marca de bom gestor sem muito custo. O povo precisa de atenção. Ainda mais quando está doente.

##### Não é "Mito"


Em Campo Grande a equipe de tapa-buracos é tão "eficiente" que tapa até mesmo nas ruas sem asfalto. Como diria Silvio Santos, "Isto é incrível". Não é "Mito", pior que é verdade e foi registrada pela comunidade que fotografou no celular e enviou para as redes sociais. Em Dourados já aconteceu de sinalizarem um buraco com tinta branca. Não foi obra do acaso, mas do "Mito".

##### Avenida Cinco


O fato inusitado foi registrado em uma rua perto da Avenida Cinco, no Jardim Carioca, na região norte da Capital. Os moradores ficaram indignados com a situação e não é para menos.

##### Se a moda pega


A situação pode ser encarada até mesmo como um deboche contra o povo que paga seus impostos na expectativa e no direito de obter retorno. "Nós precisamos é de asfalto e não de um buraco com asfalto", comentou o morador Nivaldo Cardoso. Massa asfáltica para tapar buraco em rua de chão batido. Se essa moda pega.

##### Pessoa idosa


A audiência pública sobre implementação e fortalecimento das políticas públicas direcionadas à pessoa idosa, reuniu na tarde de quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa, cerca de 180 idosos de Campo Grande, representantes de secretarias do estado, órgãos e instituições que trabalham com a pessoa idosa e vereadores da capital e do interior. Os apontamentos levantados na audiência darão origem a um documento que será encaminhado ao governo, em nome da Frente Parlamento do Idoso.

##### Frente Parlamentar


A terceira idade representa 11% da população brasileira, isso significa que 21 milhões de pessoas já deveriam estar protegidas pelas leis e direitos previstos no estatuto do idoso, e nos dispositivos que tratam da terceira idade na constituição federal e nas leis estaduais. Em Mato Grosso do Sul, são mais de 310 mil cidadãos com 60 anos, A audiência foi realizada pela Frente Parlamentar do Idoso baseada no Estatuto do Idoso.

##### Referência na política


O deputado estadual Renato Câmara, coordenador-presidente da Frente Parlamentar do Idoso, destacou a importância das ações que serão realizadas com os resultados da audiência, "os participantes levantaram questões que são determinantes para fazer com que o estado se torne referência na política do idoso.

##### Como norte


"Percebemos que, com a exceção da assistência social, as demais áreas estão com as políticas voltadas para idoso adormecidas. Tudo o que foi questionado, apontado e percebido vai compor um documento que será encaminhado ao governador e também servirá como norte para as próximas ações da Frente Parlamentar", disse Renato Câmara.

##### Na mídia


Durante a audiência foi apontada a necessidade da criação de uma sub-secretaria do idoso para que os assuntos pertinentes à terceira idade possam ter mais representatividade. A utilização do espaço do governo na mídia para campanhas de educação e conscientização sobre os direitos dos idosos também foi citada.

##### Projetos e serviços


Ficou acordado que as Frentes Parlamentares do Idoso (estadual e municipais) articulem um requerimento conjunto solicitando a volta dos Jogos da Melhor Idade de âmbito estadual, único campeonato esportivo para os idosos. Foi levantada a necessidade de prever na Lei de Diretrizes Orçamentárias recursos específicos para o desenvolvimento de programas, projetos e serviços para pessoa idosa.

##### Centro Dia


Foram propostos pelos participantes da audiência a criação de unidades do Centro Dia para os idosos; a fiscalização no cumprimento das prioridades nos bancos e o aumento de geriatras na rede pública de saúde. Também foi exposto a necessidade de aumentar o repasse feito pelo governo às instituições de longa permanência, que recebem cerca de 700 reais por idoso, mas os gastos chegam a cinco mil reais dependendo do morador. A criação do Conselho do Idoso nos municípios para assegurar o bem-estar da terceira idade, assim como o Conselhos Tutelares fazem com as crianças e adolescentes.

##### Que frase!


"Resistência aos tiranos é obediência a Deus". (Thomas Jefferson).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia
Dourados

Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia

04/08/2020 13:00
Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia
Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia
Adoção na Pandemia

Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia

03/08/2020 16:25
Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia
Agosto Lilás:  Mulheres sofrem "pandemia da violência"
Mulher

Agosto Lilás: Mulheres sofrem "pandemia da violência"

03/08/2020 10:03
Agosto Lilás:  Mulheres sofrem "pandemia da violência"
Branding em Arquitetura
Variedades

Branding em Arquitetura

30/07/2020 14:38
Branding em Arquitetura
Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz
Exposição

Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz

30/07/2020 14:35
Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz
Últimas Notícias