Dourados – MS quarta, 24 de fevereiro de 2021
Dourados
35º max
24º min
Influx
LITERATURA

Professor de Letras da UEMS lança livro em Campo Grande

21 Jun 2016 - 10h50
Professor de Letras da UEMS lança livro em Campo Grande -
"A Homotextualidade em El Color del Verano, de Reinaldo Arenas, ou quando o desejo assume corpo texto" é o título do livro do professor doutor Márcio Antonio de Souza Maciel, que atua na área de Língua e Literaturas Espanholas, na Graduação em Letras, bem como no Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande.

O livro propõe uma leitura a partir de uma linha teórica que estuda a homotextualidade, que são as configurações do estilo do homoerotismo dentro da literatura. Segundo o autor, a aplicação da homotextualidade destaca quatro conceitos que podem ser aplicados a quaisquer textos: o primeiro é o de viagem, em que os personagens estão sempre em deslocamento, pois não têm um lugar específico para se encaixarem; o segundo é a intertextualidade, em que o texto conversa com outros autores e outros textos do mesmo autor; o terceiro conceito é o de desejo, que é encontrado em todos os personagens com o intuito de homoerotizar a todos e tornar esse desejo natural; o quarto e último é o código linguístico específico do grupo minoritário, as gírias que se aplicam a esses personagens.

"A homotextualidade pode ser aplicada em qualquer literatura em qualquer língua, japonês, francês ou cubano, como é o caso desse texto de Reinaldo Arenas", comenta Márcio Maciel.

O lançamento do livro será no dia 28 de junho, às 17h, no Hall do Anfiteatro da Unidade Universitária em Campo Grande, Rodovia MS 080, em frente ao Conjunto José Abrão. Na ocasião, também serão lançados os livros "(Contra) Tradição: perspectivas no Marginal", organizado pelo professor doutor Danglei de Castro Pereira (Unb), o professor doutor Ramiro Giroldo (UFMS) e a professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos (UFMS) e o livro "Olhares sobre o marginal", organizado por Danglei de Castro Pereira e Rosana Cristina Zanelatto Santos.

Esses livros são resultados de pesquisas desenvolvidas junto Núcleo de Estudos Historiográficos de Mato Grosso do Sul (NEHMS), que funciona na Unidade de Campo Grande e possui vários pesquisadores da UEMS e de outras universidades.

O autor

Márcio Antonio de Souza Maciel possui Graduação em Letras (Português/Espanhol), pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Assis), especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior, pelas Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR), mestrado em Letras (Literatura e Vida Social), pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Assis) e doutorado em Letras (Literatura e Vida Social), pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UnESP/Assis).

Atualmente, é professor adjunto da UEMS em Campo Grande, na área de Língua e Literaturas Espanholas, na Graduação em Letras, bem como no Mestrado Acadêmico em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literaturas de expressão hispânica e literatura comparada assim como, também, tem interesse nos seguintes temas: questões de gênero, subalternidade, homoerotismo e literatura gay.

Deixe seu Comentário