Dourados – MS terça, 20 de outubro de 2020
Dourados
32º max
20º min
Influx
Variedades

Primeiras impressões: Mitsubishi Pajero Dakar HPE flex

01 Jun 2011 - 14h10
Meta da Mitsubishi é vender 150 unidades mensais da versão flex - Crédito: Foto: DivulgaçãMeta da Mitsubishi é vender 150 unidades mensais da versão flex - Crédito: Foto: Divulgaçã
Preocupada em ampliar o leque de opções para crescer no mercado brasileiro, mesmo que de maneira modesta, a Mitsubishi lança neste mês a versão bicombustível do Pajero Dakar. Antes oferecido somente com motor a diesel, o utilitário fabricado em Catalão (GO) e com capacidade para até sete ocupantes chega com preço sugerido de R$ 134.990.

O Pajero Dakar HPE (High Performace Equipment) Flex 2012 traz o mesmo motor 3.5 V6 24V que equipa a picape L200 Triton. Este bloco – o primeiro seis cilindros que ‘bebe’ tanto álcool quanto gasolina – desenvolve até 205 cavalos de potência a 5.000 rpm e 33,5 mkgf de torque a 3.500, quando abastecido com etanol. O câmbio é automático de quatro velocidades e permite trocas manuais pela alavanca.

A tração Super Select 4WD (SS4) oferece quatro opções de condução: 4x2 (tração traseira), para rodar no asfalto seco; 4x4 (diferencial central atuante), para trafegar em pisos escorregadios; 4x4 (diferencial central bloqueado), para trilhas de terra ou areia; e 4x4 reduzida (diferencial central bloqueado), ideal para locais críticos (lamaçais, por exemplo). Feita por meio de uma alavanca ao lado do câmbio, a mudança de tração (com exceção da 4x4 reduzida) pode ser realizada com o veículo em movimento, com velocidade inferior a 100 km/h.

Concorrentes

A Mitsubishi espera vender 550 unidades por mês do Pajero Dakar, sendo 150 da versão flex. O principal concorrente, apontado pela própria marca, é o Toyota SW4 SRV V6 a gasolina que aparece na tabela abaixo. No entanto, outros modelos podem ser considerados rivais, como o Chevrolet Captiva Sport V6, que, no entanto, tem outra faixa de preço (parte de R$ 96,7 mil), e os chamados crossovers, como Dodge Journey ou Novo Ford Edge, espaçosos e potentes, mas que não têm o perfil de fora-de-estrada.

Desempenho

O G1 avaliou o carro em trechos urbanos, rodoviários e estradas de terra na região de Paranapiacapa, distrito de Santo André, no ABC paulista. Sem ajuste de profundidade da coluna de direção, o motorista leva um tempo extra para encontrar a melhor posição ao volante. Os comandos estão todos próximos e o painel de instrumento tem leitura fácil. Falta, no entanto, um computador de bordo com leitura do consumo de combustível, por exemplo. A Mitsubishi não divulga os números de consumo de seus veículos.

Na rodovia, o utilitário esportivo se portou bem. O nível de ruído não incomoda e permite que os passageiros conversem normalmente, sem elevar o tom de voz. A 120 km/h, o conta-giros marca pouco mais de 2.500 rpm. Nas ultrapassagens, o motor responde bem. A transmissão de quatro velocidades é confortável, mas uma caixa com maior número de marchas poderia melhorar o desempenho do SUV.

Nas estradas de terra, o Dakar não encontrou dificuldades. Em leves atoleiros, não demonstrou sinais de fraqueza. O destaque é o ajuste da suspensão, que ganhou amortecedores recalibrados. E, com ângulos de entrada de 36 graus e 25 graus de saída (215 mm de altura livre do solo), as barreiras foram superadas facilmente.

Espaço

O design do Pajero Dakar flex é o mesmo da opção diesel. A dianteira apresenta os traços da Triton, com destaque para os detalhes cromados da grade entre o conjunto óptico e a grande entrada de ar inferior. Lateralmente, as caixas de rodas avantajadas chamam a atenção, assim como as rodas de liga leve de 17 polegadas (desenho exclusivo) ‘calçadas’ com pneus 265/65 R17 de uso misto – 70% on-road, 30% off-road. Na traseira, as lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas agregam personalidade ao modelo.

Por dentro o Pajero Dakar HPE Flex 2012 é amplo. Com 4,69 m de comprimento (2,80 m de distância entre os eixos), sobra espaço para os ocupantes. Até mesmo os joelhos dos dois ocupantes da terceira fileira de bancos são bem tratados. Com a terceira fileira rebatida, a capacidade do porta-malas é de 1.160 litros.

O acabamento é sóbrio. Os bancos são revestidos em couro e trazem detalhes em tecido. As peças plásticas são em grande número, mas entregam boa qualidade (agradáveis ao toque) e os encaixes são precisos.

Na lista de itens de série destacam-se o ar-condicionado digital com dutos para saídas para a terceira fileira, volante multifuncional revestido com couro, controlador de velocidade, direção hidráulica, sensores crepuscular e de chuva, airbag duplo frontal, freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Ponto positivo para o sistema multimídia, com GPS, rádio CD player (MP3, DVD, Bluetooth com viva-voz) e tela de sete polegadas sensível ao toque. O único opcional é o sensor de estacionamento traseiro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Turismo no Mato Grosso do Sul conquista selo Safe Travels, da WTTC
Selo internacional

Turismo no Mato Grosso do Sul conquista selo Safe Travels, da WTTC

04/10/2020 11:13
Turismo no Mato Grosso do Sul conquista selo Safe Travels, da WTTC
"Jorjão" oferece atividades remotas para todos os públicos
Recreação

"Jorjão" oferece atividades remotas para todos os públicos

25/09/2020 07:23
"Jorjão" oferece atividades remotas para todos os públicos
Empresa de estúdio fotográfico é condenada por cobrança indevida
Condenação

Empresa de estúdio fotográfico é condenada por cobrança indevida

21/09/2020 16:57
Empresa de estúdio fotográfico é condenada por cobrança indevida
MTur disponibiliza R$ 13,5 milhões para ações de retomada do turismo nos estados
Turismo

MTur disponibiliza R$ 13,5 milhões para ações de retomada do turismo nos estados

21/09/2020 10:36
MTur disponibiliza R$ 13,5 milhões para ações de retomada do turismo nos estados
O julgamento de Deus
Artigo

O julgamento de Deus

17/09/2020 08:51
O julgamento de Deus
Últimas Notícias