Martin Winterkorn, presidente e CEO da montadora, ao lado de um Porsche Panamera S Hybrid - Crédito: Foto: Michaela Rehle/Reuters
A Porsche divulgou nesta quinta-feira (17), em Stuttgart, na Alemanha, os números da empresa que correspondem o período entre 1º de agosto e 31 de dezembro de 2010. De acordo com o balanço, a fabricante gerou lucro de 1,286 bilhão de euros (sem impostos), o equivalente a US$ 1,786 bilhão ou mais de R$ 2,9 bilhões, segundo as cotações desta quinta-feira. A receita neste período, sem descontar os impostos é de 3,87 bilhões de euros.Para 2011, a empresa espera conseguir novos acionistas, atraindo capital por meio de uma possível fusão com Volkswagen. “Estamos muito otimistas em persuadir novos investidores”, afirma Martin Winterkorn, presidente-executivo da Porsche.
De acordo com ele, a companhia espera formar uma nova empresa através da fusão, mesmo se o negócio não for concluído até o final deste ano. No ano passado, a Porsche já havia entrado em acordo com a Volkswagen para combinar o ano fiscal.
Os dois fabricantes de automóveis concordaram com a união em agosto de 2009, depois que a Porsche acumulou mais de 10 bilhões de euros em dívidas, em uma tentativa sem sucesso de ganhar o controle da Volks.